Bateria EFB 72A pifou com pouco mais de 1 ano de uso
Comprei uma bateria Heliar EFB 72A, própria para veículos com start-stop. Com um pouco mais de 1 ano a bateria pifou completamente, indicando problemas de qualidade. Acionei a garantia, que é de 2 anos pelo meu perfil de usuário (veículo particular para uso próprio), a loja que comprei foi super solicita e me atendeu prontamente, enviaram a bateria à Heliar, onde fizeram as análises e constataram realmente dano de fabricação da bateria, e informaram que iriam substituir.
Todavia, já se passou mais de meses sem enviarem bateria substituta, o responsável da loja inclusive me passou contatos da Heliar, que me responderam apenas na primeira vez, mas quando falei do caso cessaram a comunicação. O 0800 e SAC também não funcionam, estamos no escuro, a loja e eu.
Fica parecendo que a Heliar está passando por problemas, seja logística, operacional ou outro, minando confiança na marca.
Aguardo posicionamento da empresa, antes de buscar caminhos oficiais à luz do código de defesa do consumidor.
Atc.,
Rafael
Resposta da empresa
16/07/2024 às 09:04Prezado Rafael, bom dia! Tentei contato telefônico, porém o numero do senhor está dando invalido. Conversei com o nosso, Distribuidor Comando Minas Baterias, e eles deixaram a bateria na revenda no 15/07/2024. Espero que o senhor tenha tido esta resolutiva, se sim, obrigado pela compreensão e agradeço pelo feedback.
Respondendo a sua reclamação, será necessário acionar a garantia do produto diretamente num posto de atendimento da Heliar. A troca só é feita mediante defeito apresentado no laudo das nossas credenciadas. Bateria sem defeito não é possível fazer a troca do produto.
É importantíssimo que o produto seja encaminhado à um dos nossos postos de assistência técnica Heliar para que os mesmos possam emitir um laudo atestando e validando analise e troca do produto. Somente será realizada a troca em caso de defeito procedente, caso contrário a mesma será devolvida com o laudo.
Se tratando de um produto em garantia será necessária apresentação dos seguintes documentos;
Certificado de Garantia (documento original);
N Fiscal de venda ao consumidor;
Ressaltamos que a bateria por ser considerada como um produto durável possui uma garantia legal de 90 dias esta garantia se inicia a partir do momento da compra, tendo validade com apresentação da N Fiscal. Para o cumprimento da garantia contratual Art. 50 do CDC ( A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito) se faz necessário a apresentação do certificado de garantia.
Importante ressaltar que de acordo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor) em seu Artigo 18, 1 os fornecedores terão o prazo máximo de 30 (trinta) dias para solucionar o problema.
Conforme descrito no certificado de garantia, item 3 Regras de Atendimento a Garantia:
Letra a.: Solicitar sua garantia em um posto de Assistência Técnica ou distribuidor
autorizado. Somente eles estão habilitados a analisar as condições de garantia de sua
bateria.
Seguem dados dos Postos Autorizados para reanálise da bateria :
Comando Minas Baterias
R. José Benedito Antão, 203 - Nova Esperança, Belo Horizonte - MG, 31250-115
Telefone: 031 3318-1515
Continuamos a inteira disposição para qualquer esclarecimento necessário.
Atenciosamente,
Consideração final do consumidor
03/08/2024 às 13:17Problema resolvido de forma satisfatória, entraram em contato e rapidamente disponibilizaram bateria para troca. Além disso, foram atenciosos e ligaram após o problema para verificar se tudo ocorreu a contento. Estou satisfeito.