Bateria Heliar - Decepção

Baterias Heliar
São José do Rio Preto - SP
17/06/2024 às 09:35
ID: 190953307

No dia 14/09/22, comprei uma bateria Heliar 50AH junto ao Auto Elétrico Branco II, em São José do Rio Preto (conforme nota fiscal em anexo). Por indicação do dono da loja, optei pela Heliar por ser "primeira linha" e por ter 2 anos de garantia. Porém, nos últimos dias, a bateria me deixou na mão por diversas vezes, tendo que acionar o seguro para socorrer minha esposa. O mais curioso é que a bateria ainda não tem 2 anos de uso!

O técnico do seguro fez os teste e informou que o carro está gerando normalmente, e que provavelmente o problema era na bateria que não estava segurando a carga, haja vista que pouco tempo depois de desligar o carro, não dava mais partida.

Na hora da venda, simplesmente informam que a garantia é de 2 anos. Solicitei a nota fiscal - que prontamente me foi enviada, e me foi entregue o certificado de garantia - que por uma falha minha não sei onde o guardei, apesar de ter a nota fiscal e reconhecimento do dono da loja onde sempre compro minhas baterias.

Para minha surpresa, ao acionar a loja para usar a garantia, o dono entrou em contato com o representante da Heliar para informar o acontecido, e que eu tinha comprado a bateria na loja, tinha nota fiscal, mas não estava encontrando o certificado de garantia. Para minha surpresa, o representante informou que a Heliar é obrigada a oferecer 90 de garantia pelo Código de Defesa do Consumidor. "A partir daí, a garantia é de acordo com as nossas regras, com apresentação do certificado de garantia", disse o representante.

Que fique claro que não estou aqui querendo me eximir de culpa - não encontrei o certificado por uma falha minha, não não saber se foi extraviado ou de não me lembrar onde guardei. Mas em se tratando de uma empresa com quase um século de existência e tradição, não seria um "certificado de garantia" um detalhe "menor" haja vista que existe um documento oficial (nota fiscal de compra) e a própria bateria da marca que, nestes casos é enviada para análise na fábrica?

Para mim, o desapontamento maior não é apenas pelo valor, mas pela falta de compromisso da marca com o cliente. Uma vez que o produto em questão NECESSARIAMENTE precisa ser enviado para fábrica analisar o problema em questão, e este mesmo produto tem número de série e todas as informações técnicas de produção, qual seria o impedimento "prático"? Porque, se partirmos deste pressuposto, NÃO HÁ DIFERENÇA ALGUMA ENTRE QUALQUE MARCA DE BATERIA, haja vista que TODAS têm OBRIGAÇÃO LEGAL de oferecer 90 dias de garantia conforme CDC. Vale mais a pena usar uma "brecha legal" em detrimento do histórico e tradição da marca? Quero acreditar que não, mas vou aguardar a resposta oficial da empresa e farei questão de deixar registrada aqui - seja ela positiva ou não.

Morei e trabalhei como jornalista nos EUA e comprei alguns produtos da Apple quando morava lá. Algum tempo depois, meu telefone apresentou problema. Ao ligar para Apple, me informaram para levar o produto até um representante autorizado. Chegando lá, APENAS PELO NÚMERO DE SÉRIE, confirmaram não só a originalidade do produto como também o local e data da compra. Dias depois, recebi um produto NOVO na minha casa com um pedido de desculpas da marca. Pergunta simples: qual você acha que foi meu sentimento com a marca? De tristeza porque o produto apresentou um problema, ou de satisfação por saber que falhas podem acontecer, mas a certeza de ter plena assistência por parte da marca é muito mais importante? Fica a reflexão.

Estou anexando nesta reclamação a nota fiscal de compra da bateria, as fotos da mesma e, se possível, o áudio que foi enviado pelo representante da Heliar na cidade de São José do Rio Preto/SP. A bateria está comigo e à disposição da Heliar para ser periciada. Não quero nada além daquilo que me é de direito: que seja cumprida a garantia de 2 anos. E ratifico o que disse inicialmente: o que está em questão aqui é muito mais que cerca de quinhentos reais: é o compromisso com a história e tradição de uma marca que é tida como primeira linha e é usada como bateria das principais montadoras no pais. Vamos ver o que a empresa entende como o que "vale mais a pena".

21/06/2024 às 06:47

Prezado Ivan, bom dia!

Respondendo a sua reclamação, um contato no dia 18/06/2024, no qual foi esclarecido e informado sobre todo processo de garantia Heliar mesmo o senhor não possuindo o certificado de garantia. Enviei um e-mail hoje para o senhor para que possamos ajudá-lo sem o documento para acionamento da garantia contratual! Fico no aguardo.

É importantíssimo que o produto seja encaminhado à um dos nossos postos de assistência técnica Heliar para que os mesmos possam emitir um laudo atestando e validando analise e troca do produto. Somente será realizada a troca em caso de defeito procedente, caso contrário a mesma será devolvida com o laudo.

Se tratando de um produto em garantia será necessária apresentação dos seguintes documentos;

Certificado de Garantia (documento original);

N Fiscal de venda ao consumidor;

Ressaltamos que a bateria por ser considerada como um produto durável possui uma garantia legal de 90 dias esta garantia se inicia a partir do momento da compra ,tendo validade com apresentação da N Fiscal. Para o cumprimento da garantia contratual Art. 50 do CDC ( A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito) se faz necessário a apresentação do certificado de garantia.

Conforme descrito no certificado de garantia, item 3 Regras de Atendimento a Garantia:

Letra a.: Solicitar sua garantia em um posto de Assistência Técnica ou distribuidor
autorizado. Somente eles estão habilitados a analisar as condições de garantia de sua
bateria.

Rede Cico Baterias
Vereador Angelo Eduardo Piacenti, 100
Centro Empresarial Coplan
São José do Rio Preto - SP
15086-337

Letra b: Condições que permitem o atendimento da garantia: Apresentação do certificado
corretamente preenchido, com data de compra dentro do prazo de garantia.

Continuamos a inteira disposição através da nossa Central de Relacionamento 08000 16 16 44 para qualquer esclarecimento necessário.

21/06/2024 às 09:47

Recebi um retorno da empresa (Marcos Vinicius - Central de Atendimento ao Cliente) informando que havia conseguido autorização para atendimento sem o certificado de garantia, uma vez que foram enviadas as fotos solicitadas do produto + a nota fiscal de compra da bateria. Foi-me solicitando também que eu encerrasse a reclamação junto ao ReclameAqui para que eu fosse notificado junto ao distribuidor para que proceda com o atendimento sem o certificado de garantia. Aguardarei as orientações para levar a bateria para análise e vamos ver o que irá acontecer. De antemão, o atendimento foi rápido e objetivo - bem diferente da resposta que tive do representante local.

Está com problemas com Baterias Heliar?