Cobrança indevida e abusiva após anos sem contato e serviço não prestado

Não resolvido
Aparecida de Goiânia - GO
07/11/2025 às 11:19
ID: 231291135
Em 2021, firmei um contrato com essa empresa após ter sido informado por uma funcionária que não haveria cobrança pelo serviço, sendo o valor mencionado no mesmo apenas simbólico. Pouco tempo depois, recebi uma ligação cobrando um valor que jamais havia sido claramente acordado, e após essa ligação nunca mais a empresa entrou em contato. Desde então, durante quatro anos, não houve nenhum tipo de comunicação por parte deles.
Agora, em 2025, após todo esse tempo, fui surpreendido com novas ligações de cobrança referentes a um suposto débito de 796,00,Embora esse valor conste no contrato, ele foi assinado sob a premissa de que seria meramente formalidade de que não haveria cobrança efetiva e de que o serviço seria gratuito, o que demonstra a indução em erro no momento da assinatura.
O mais grave é que essas cobranças estão sendo feitas exclusivamente por telefone, e a empresa se recusa a conversar por e-mail ou WhatsApp, mesmo eu tendo deixado esses canais disponíveis e ativos. Essa postura demonstra a clara intenção de evitar registros formais das conversas, uma vez que as cobranças e ameaças feitas por telefone são totalmente desproporcionais e abusivas.
Recentemente, representantes que se identificaram como do departamento jurídico da empresa passaram a realizar ligações insistentes, com tom ameaçador e desrespeitoso, inclusive tentando contato no meu local de trabalho, o que considero uma atitude extremamente invasiva e constrangedora. Não há qualquer justificativa para que a empresa entre em contato com meu ambiente profissional, expondo minha situação diante de colegas e superiores.
O serviço contratado nunca foi efetivamente prestado. A única entrega feita na época foi a postagem de um anúncio mambembe num site de qualidade duvidosa, sem qualquer retorno prático. Mesmo assim, a empresa tenta, anos depois, cobrar um valor elevado e incompatível com o que foi prometido no início da relação contratual.
É inaceitável que, após quatro anos sem qualquer contato ou prestação de serviço, a empresa retome cobranças dessa forma, utilizando práticas invasivas, ligações sem registro e recusando-se a formalizar qualquer comunicação por escrito. Tal comportamento é abusivo, desrespeitoso e totalmente contrário a ética, ao respeito e às boas práticas comerciais.
Exijo que a empresa cesse imediatamente qualquer tentativa de cobrança ou contato telefônico, principalmente no meu local de trabalho, e que se comprometa a realizar qualquer comunicação futura exclusivamente por e-mail ou WhatsApp. Solicito também que seja feita a devida apuração interna sobre as condutas adotadas por seus representantes, especialmente sobre a origem indevida do telefone do meu trabalho, utilizado de forma inapropriada.
Espero uma resposta formal e documentada da empresa, esclarecendo os motivos dessas ligações, a origem dos dados de contato utilizados e a justificativa para insistirem em uma cobrança que considero indevida e abusiva.
Compartilhe
Resposta da empresa
07/11/2025 às 13:13
Prezado (a) Senhor (a),
Não localizamos contrato/cadastro com os dados aqui informados.
Pedimos que nos informe o CNPJ, número de contrato ou código de cliente, para prosseguirmos com o atendimento.
Estamos no aguardo, e á disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Equipe BB Web Site
https://*******
Réplica do consumidor
07/11/2025 às 13:38
o nome da empresa é Rei das camionetes,aguardo resposta plausível e não uma resposta automática e sem noção que vcs enviam para todas as pessoas que vcs tem prejudicado ao logo dos anos.
Consideração final do consumidor
07/11/2025 às 15:03
empresa que usa de má fé e usa da ingenuidade das pessoas para dar [Editado pelo Reclame Aqui].
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0