Cobrança Indevida e Falha na Comunicação em Pizzaria: Valor Divergente do Cardápio e Cupom Fiscal

Resolvido
Limeira - SP
03/05/2026 às 21:39
ID: 247593217
Estive na pizzaria da Unidade de Limeira em 03/05 e recebi cardápios na mesa pois meu consumo seria no local. Solicitei uma pizza meia Due Formaggi (105,00) e Pollo Speciale (119,00). Recebi a pizza e pedi novamente o cardápio, na sequência pedi a pizza do cardápio Folhada Kit Kat no valor de 37,90. Após um tempo recebi uma pizza inteira, me informaram que não havia mais a folhada, perguntei se o preço seria o mesmo e fui informada que não, que aquela era mais cara e então informei que não queria a pizza, inclusive ela informou que a folhada kit kat havia saído do cardápio, perguntei se o preço da qual consumi seria o do cardápio físico e ela confirmou que sim. Pedi a conta. Ao final, o valor total foi de 144 reais com a taxa de garçom. Informei que o valor estava em desacordo e não souberam informar qual foi o cálculo realizado. Uma responsável pelo financeiro (conforme a garçonete falou) foi chamada e informou que a prática da franquia era cobrar metade do valor de cada pizza e um acréscimo de 16% de taxa por ser pizza meio a meio. Falei que não fui informada do valor e que não constava no cardápio e ela me questionou se eu havia perguntado e que havia vários estabelecimentos que faziam dessa forma. Eu disse que isso não era uma prática comum e por esse motivo não perguntei e pedi para ela citar algum estabelecimento que também seguia esse procedimento e ela não soube informar. Contudo, informou que aquele seria o valor e eu reafirmei que pagaria o que estava descrito no cardápio, que seria 119. Ela disse que essa não era a prática da Bella Capri mas que faria então. A garçonete calculou o preço com a taxa de serviço e passou para a responsável do financeiro, que realizou a cobrança sem questionar se eu gostaria ou não de pagar, totalizando 130,90. Contudo, solicitei o cupom fiscal e foi entregue um no valor de 119 reais, questionei novamente e a responsável pelo financeiro disse que não poderia emitir outro, solicitei então que fosse feito um com a diferença do valor somente então, de modo que na fosse necessário cancelar o anterior, reiterando que gostaria de um cupom que correspondesse ao valor pago. Contudo, foi emitido um novo cupom com o devido valor. Acredito que houve falha na comunicação de diversas formas, primeiramente, os valores do cardápio físico e o digital não são os mesmos. Segundo o que foi dito posteriormente pela garçonete é que o cardápio físico seria para o cliente visualizar os ingredientes da pizza, no entanto, assim que cheguei ele foi entregue e nada foi comentado. Em segundo lugar questionei se o preço da pizza correspondia ao do cardápio físico e a garçonete concordou. Por último, a postura da responsável pelo financeiro (conforme descrição feita pela garçonete) mencionando que a franquia tem uma taxa de 16% para pizza meio a meio e que eu, enquanto cliente, que deveria ter questionado, além de mencionar que vários outros estabelecimentos teriam o mesmo custo como se fosse algo comum como uma forma de legitimar sua fala, sendo que não soube informar nenhum. Há de ressaltar ainda a taxa de serviço que foi imposta e não sugerida, bem como o cupom fiscal com valor indevido, a informação que o cupom não poderia ser cancelado para gerar outro e, por fim, o cupom com o valor corrigido em conformidade ao valor que foi pago, sem a menção do valor que seria a pizza e o correspondente a taxa de serviço. Em outras experiências que estive no local fui atendida de forma diferente e, semanalmente, quando compro pizza para consumo em casa também não ocorre erros desse tipo. Cabe salientar que somente paguei o devido valor por insistir que a cobrança deveria ser no valor do cardápio, bem como obtive êxito no cupom fiscal por também insistir que o cupom deveria ser de acordo com o que paguei. Acredito que a maioria dos clientes estão passando por situações semelhantes mas que não observaram que os valores do cardápio estão diferentes dos valores do cupom fiscal e que seria importante a franquia apresentar no cardápio o valor da taxa de 16% para pizza meio a meio pois acredito que os clientes não tenham ciência, apesar da funcionária informar que é comum em vários estabelecimentos.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/05/2026 às 22:17
Boa noite, Sra. Juliana.
Para darmos a devida atenção à sua solicitação, gostaríamos de falar diretamente com a senhora.
Conforme nosso contato telefônico, retomaremos o atendimento amanhã, dia 04/05/2026, às 13h, conforme solicitado pela senhora, para dar continuidade à tratativa de sua sinalização.
Seguimos à disposição.
Réplica da empresa
04/05/2026 às 15:23
Boa tarde, Sra. Juliane.
Conforme nosso contato telefônico, agradecemos por sua sinalização, pois ela nos permite evoluir e aprimorar continuamente nossos serviços.
Sua sinalização foi compartilhada com a equipe responsável, que será devidamente orientada para que situações como essa não voltem a ocorrer.
Na Bella Capri, prezamos pelo atendimento encantador e esperamos ter a oportunidade de atendê-la novamente em breve, proporcionando uma experiência alinhada ao nosso padrão de excelência.
Agradecemos pela oportunidade de resolução e permanecemos à disposição.
Consideração final do consumidor
04/05/2026 às 17:15
Em contato com a empresa foi esclarecido que a postura do atendimento, relatada anteriormente, foi pontual e não retrata o padrão esperado pela franquia.
A empresa assumiu o erro pelo atendimento e postura adotada pela equipe.
A taxa adotada pela Unidade será alinhada com a franquia, de modo a ser correspondente ao previsto, havendo treinamentos para que a equipe completa esteja ciente das taxas e as informe aos clientes ainda no pedido, bem como com relação ao cardápio como um todo.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10