Demora excessiva no atendimento médico e falta de comunicação sobre resultados de exames em hospital.

Respondida
Sales - SP
28/08/2026 às 09:21
ID: 257608873
Gostaria de registrar uma reclamação referente ao atendimento que recebi no hospital.
Primeiramente, gostaria de deixar claro que **não tenho nenhuma reclamação em relação à equipe de enfermagem**. Pelo contrário, os profissionais foram atenciosos, educados e prestativos durante o período em que estive no hospital. Minha insatisfação está relacionada principalmente à **demora excessiva no atendimento médico, à falta de comunicação sobre os resultados dos exames e à ausência de um acompanhamento adequado do meu caso**.
Cheguei ao hospital apresentando sintomas neurológicos, entre eles **dormência no lado esquerdo do corpo**, o que naturalmente me deixou preocupado com a possibilidade de estar sofrendo um AVC. Ao chegar, fui classificado com uma **fita amarela de urgência** e encaminhado para a realização de exames, incluindo eletrocardiograma e tomografia de crânio.
Entretanto, após a realização dos procedimentos, houve uma **demora extremamente longa para que eu tivesse qualquer retorno médico**. Permaneci aguardando por mais de **3 horas**, sem receber uma explicação clara sobre o andamento do meu atendimento ou sobre os resultados dos exames.
O que considero ainda mais preocupante é que, ao final desse período, **o médico sequer me chamou para conversar sobre os resultados**. Diante da demora, precisei tomar a iniciativa de ir pessoalmente até a sala do médico para perguntar se os exames já haviam ficado prontos. Ele informou que os resultados já estavam disponíveis e pediu que eu aguardasse.
Aguardei novamente por aproximadamente **30 minutos**, mas ninguém veio me chamar ou fornecer qualquer informação. Mais uma vez, precisei procurar o médico para perguntar se havia alguma alteração nos exames. Somente então fui informado de que, segundo ele, **não havia sido identificado nada nos exames**.
Diante de toda essa situação e da ausência de uma orientação médica adequada, acabei decidindo deixar o hospital por conta própria.
O que mais me preocupa nessa situação é que **eu estava apresentando sintomas que poderiam, em tese, estar relacionados a uma emergência neurológica**. Em casos de suspeita de AVC, o tempo pode ser determinante para o tratamento e para evitar sequelas graves. Por isso, considero extremamente preocupante que um paciente com sintomas desse tipo permaneça por horas aguardando, sem acompanhamento médico adequado e, principalmente, sem receber uma comunicação clara sobre o seu estado de saúde.
Não estou questionando o resultado dos exames, mas sim **a condução do atendimento e a falta de comunicação com o paciente**. Se os exames já estavam prontos, não considero razoável que o paciente precise procurar o médico repetidas vezes para descobrir se houve alguma alteração. O mínimo esperado seria que, após a realização dos exames, houvesse uma avaliação médica e uma orientação clara sobre o diagnóstico, os resultados obtidos, os próximos passos e se havia ou não necessidade de permanecer em observação.
Além disso, a experiência me fez questionar a diferença entre o atendimento oferecido por um hospital particular/conveniado e o atendimento pelo SUS. **Na prática, a demora que enfrentei foi comparável àquela que muitas vezes encontramos em uma UPA**, apesar de eu possuir plano de saúde e estar buscando atendimento justamente em uma situação que considerei potencialmente grave.
Entendo perfeitamente que hospitais podem estar sobrecarregados e que determinados atendimentos possuem prioridades diferentes. No entanto, acredito que isso não justifica a **falta de comunicação e de acompanhamento de um paciente que chegou apresentando sintomas neurológicos**.
Gostaria, portanto, que a instituição apurasse o ocorrido e verificasse:
* Por qual motivo houve uma demora superior a 3 horas para que eu tivesse retorno médico após a realização dos exames;
* Por que, mesmo com os exames aparentemente já disponíveis, **não fui chamado pelo médico para receber os resultados**;
* Qual é o protocolo adotado pelo hospital para pacientes que chegam apresentando sintomas compatíveis com possível AVC ou outras emergências neurológicas;
* Se o tempo de espera e a condução do meu atendimento estavam de acordo com os protocolos internos da instituição;
* E quais medidas podem ser adotadas para evitar que situações semelhantes ocorram novamente.
Reforço que **minha intenção não é desmerecer o trabalho dos profissionais de enfermagem**, que me trataram muito bem. Minha crítica é direcionada especificamente à demora, à falta de acompanhamento médico e, principalmente, à ausência de comunicação adequada durante um atendimento que, pela natureza dos sintomas apresentados, deveria ter recebido uma atenção especial.
Espero que esta reclamação seja analisada com seriedade, pois, em uma situação de emergência real, **o tempo pode fazer toda a diferença entre uma recuperação sem sequelas e consequências graves ou até mesmo a [Editado pelo Reclame Aqui] do paciente**. Não considero aceitável que uma pessoa com sintomas potencialmente compatíveis com AVC precise tomar a iniciativa de procurar o próprio médico repetidamente para saber se seus exames foram analisados.
Gostaria de receber um retorno da instituição sobre o ocorrido, bem como sobre as providências que serão tomadas para melhorar esse tipo de atendimento.
Compartilhe
Resposta da empresa
01/09/2026 às 10:35
Prezado Sr. Leonardo Comparetti,
Protocolo n *****
Em atenção à sua manifestação, nossa Central de Atendimento entrou em contato com Vossa Senhoria, conforme protocolo n *****, e prestou os esclarecimentos necessários.
Considerando que a demanda está relacionada ao atendimento realizado diretamente pelo prestador, a situação foi direcionada para as devidas tratativas junto ao estabelecimento responsável.
Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários, por meio de nossos canais oficiais de atendimento.
Dessa forma, damos por encerrada a presente demanda.
Atenciosamente,
Bensaúde Plano de Assistência Médica Hospitalar Ltda.