Cobrança [Editado pelo Reclame Aqui] de serviço de transferência de veículo e possível venda casada

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São José - SC

04/02/2026 às 17:57

ID: 239791639

No dia 11 de dezembro de 2025, adquiri um veículo na empresa Berke Motors, realizando o pagamento à vista. No momento da compra, foi-me cobrado o valor de R$ 895,00 pelo serviço de transferência do veículo.

Questionei o vendedor sobre a possibilidade de realizar a transferência por conta própria, e ele informou que o procedimento precisava ser feito obrigatoriamente com o despachante da loja. Entretanto, eu poderia ter realizado a transferência pelo valor de R$ 183,12.

Essa prática configura venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 39, I). Dessa forma, solicito a restituição do valor cobrado a mais no serviço de transferência, ou seja, R$ 711,88.

Aguardo manifestação da empresa para solução amigável do problema.

Compartilhe

Resposta da empresa

20/02/2026 às 18:05

Em atendimento à reclamação, informamos ao público que:

1. Os serviços oferecidos foram previamente explicados à Sra. Letícia, a qual acordou mediante contrato escrito em todos os seus termos, mutuamente assinado;

2. A taxa efetivamente cobrada pela loja à título de serviços prestados pela execução da transferência foi R$ 212,00, sendo a diferença taxas DETRAN, vistoria e tributos. A Sra. Letícia recebeu o documento pronto, em suas mãos, sem nenhum atuação da cliente perante aos órgãos;

3. O serviço foi oferecido, não imposto de forma obrigatória, afirmação esta que, segundo a Sra. Letícia, não havia ficado claro no momento do negócio;

Posicionamento da loja frente ao cliente: em que pese entendermos que todo o processo foi transparente, sem venda casada e tampouco oneroso de forma alheia ao mercado, optamos por devolver a quantia reclamada (R$ 212,00), mesmo tendo sido os serviços completamente prestados e entregues no prazo menor do que o previamente acordado de 30 dias.

O valor já foi devolvido e a Sra. Letícia se deu por satisfeita com a solução, afirmando nada mais ter a reclamar.

Isso feito, fica o pedido para que a Sra. Letícia valide o exposto e/ou apresente qualquer controvérsia a respeito.

Consideração final do consumidor

20/02/2026 às 18:54

Em resposta ao posicionamento da loja, esclareço que o serviço de despachante não me foi apresentado como opcional, mas como procedimento obrigatório a ser realizado com o profissional indicado pela própria loja, sem qualquer possibilidade de escolha.

Confirmo que não tenho mais valores a reclamar, porém registro que, no momento da contratação, não houve informação de que o serviço era facultativo.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8