Comprei um PISO TETO que não consigo usar há dois anos!

Não resolvido
Votorantim - SP
27/12/2023 às 13:39
ID: 178539377
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesBoa tarde Srs, me chamo Sidnei, fui cliente da BHP ENGENHARIA TERMICA E COMERCIO LTDA
em Sorocaba, uma empresa que representa as vendas da MIDEA na cidade. Eu demorei bastante para fazer esta reclamação publicamente, porque tentei de todas as formas resolver com a BHP, com a MIDEA e até por conta própria por conta própria, para que pudéssemos resolver isso da melhor maneira possível e justa para todas as partes. Só que infelizmente até agora não consegui ajuda de ninguém para realmente resolver. O caso já se expande há 02 anos e dois meses e até agora nunca consegui usar o AR CONDICIONADO que comprei por R$ 8.*******,00 .
Entendendo os fatos: Fiz a compra do Ar Condicionado Piso Teto (EVAPORADORA CARRIER INVERTER TETO 36.******* BTUS,220V,F/QF MOD. 42ZQVB36C5 e CONDENSADORA CARRIER INVERTER 36.0******* BTUS,220V,FRIO MOD. 38CCVB36515MC) no dia 22/09/******* de acordo com a NF n *******.*******.******* Série 1 em anexo.
Estávamos precisando muito de um ar condicionado para o meu restaurante, fui a BHP e a vendedora nos indiciou este modelo, por ser mais potente e a loja me garantiu 2 anos de garantia em peças caso houve esse algum problema. Decidi efetuar a compra, a entrega foi rápida, fiz a instalação com um técnico indicado pela loja. Paguei R$ 1.*******,00 na época. Aparentemente tudo certo. Só que depois de dois dias instalados, o ar começou a soltar ar quente pela evaporadora, todas as vezes que ficava ligado mais de uma hora.
Entrei em contato com a BHP, onde o proprietário Juliano, me perguntou qual luzes piscavam no aparelho quando ele começava a esquentar. Eu informei a ele, que me disse que quando acontecesse isso, eu deveria desligar o disjuntor , esperar uns 5min e religar novamente. Deu certo. Mas mesmo assim eu perguntei se isso era normal ou poderia ser algum problema da máquina. Ele me disse que não, que poderia ter sido instalado errado ou mesmo a quantidade gás injetada na máquina poderia ser errada. Eu expliquei que era um problema intermitente e só acontecia nos dias de mais calor, onde justamente precisávamos mais da máquina. Então eles me sugeriram abrir um chamado com a MIDEA. Segui a orientação e abri a ORDEM DE SERVIÇO N 59224093 no dia 25/11/*******. O técnico veio até a loja no dia 29/11/******* .
O técnico autorizado da A.C GHIRALDI, empresa autorizada da MIDEA, veio até a loja e no momento que ele chegou a máquina estava funcionando. Como eu havia explicado anteriormente, o problema era intermitente. O técnico verificou todas as instalações, bitola dos cabos, disjuntor, gás e posição do ar condicionado e nos disse que a instalação estava correta. Ele disse também que não poderia fazer nada naquele momento porque a máquina estava funcionando e me pediu para que quando ela começasse a soltar ar quente, para avisá-lo que ele poderia vir até a loja novamente. Confiei nisso, só que quando o problema aconteceu, ele não me atendeu mais, então falei novamente com a vendedora da BHP que me orientou a abrir outro chamado com a MIDEA. Liguei na MIDEA e eles me disseram que o técnico já havia CONCLUÍDO o chamado e relatado que não havia nada de errado com a máquina, portanto eu não poderia mais abrir nenhum chamado referente a garantia da máquina.
Fiquei sem saber o que fazer, então tentei falar com a BHP , loja que me vendeu o ar condicionado para tentar buscar alguma ajuda. Eu expliquei que já faziam mais de dois meses que eu instalei a máquina e não estava conseguindo usá-la. Eu informei que não era problema de instalação e que possivelmente era um problema da máquina. O proprietário da BHP, Juliano me disse que eu teria que chamar um técnico particular para diagnosticar o problema. Chamei então o técnico VICENTE, que eles haviam me indicado anteriormente. O Vicente excepcionou tudo e me sugeriu retirar toda a carga de gás e recolocá-la novamente. Paguei então (Bem caro) para que ele esvaziasse a máquina e eles usaram o vácuo e pesaram o gás para instalar na máquina de acordo com as especificações do manual da MIDEA.
Fizemos também uma limpeza da evaporadora para ver se ajudava. Tudo eu paguei por conta própria para tentar resolver, mas infelizmente, o ar continuou a desligar e soprar ar quente nos dias de mais calor. A única solução é desligar a máquina, esperar uns 30min e religar novamente para que ela voltasse a funcionar.
Eu liguei novamente na BHP e eles me disseram que não poderiam fazer nada, se o técnico não dissesse a eles qual peça estava com defeito. O técnico me disse que não seria possível ele diagnosticar precisamente o porque deste problema.
Eu tentei por mais 2 vezes abrir mais dois chamados no suporte técnico da MIDEA que se recusou a abrir, porque o primeiro técnico havia concluído que a máquina não tinha problema nenhum. Fique se saber a quem recorrer. Confesso que, como era um problema intermitente e as vezes a máquina funcionava normalmente, fui perdendo a esperança de como resolver o problema. O fato foi, que tanto a BHP ENGENHARIA TÉRMICA E COMERCIO LTDA quanto a MIDEA DO BRASIL AR CONDICIONADO LTDA viraram as costas para nós e nos deixaram com o problema que se extende até hoje, 18.12.******* . Tudo o que queríamos era poder usar o AR CONDICIONADO que compramos.
Já tentei de tudo, já chamei vários técnicos e todos dizem a mesma coisa: "Pode ser um problema na placa. O correto seria a BHP/MIDEA trocar a máquina para você, porque não tem como saber qual componente dela esta com defeito.
Como eu tentei falar com ambas as empresas por muitas vezes e não recebi ajuda, desisti, mas hoje quero deixar aqui a minha tristeza e indignação com a BHP e com a Midea do Brasil por não se importarem com a nossa causa. Finalizei o pagamento das parcelas direitinho, mesmo sem poder usar o ar e também não acionei o PROCON na esperança que uma das duas empresas nos ajudassem de alguma forma, mas isso não aconteceu. Estamos aqui há mais de dois anos com um ar de quase nove mil reais na parede, sem conseguir usá-lo quando mais precisamos.
Como eu disse anteriormente, fiz o meu melhor e pensei mil vezes antes de abrir qualquer reclamação pública, mas eu acho que, por justiça, eu não poderia deixar de fazer, mesmo sabendo que a esta altura, eu já tenha perdido todo o período de garantia do aparelho.
De qualquer forma, deixo minha indignação e um aviso para outros consumidores.
Att,
Sidnei
Compartilhe
Consideração final do consumidor
21/11/2024 às 17:37
Empresa não foi idônea, não fez questão nenhuma de ajudar na resolução do problema. Simplesmente deixou o cliente que comprou um ar condicionado de R$ 9.*******,00 com mal funcionamento tentando resolver o problema sozinho até passar o prazo de garantia do equipamento. Depois disso, sem mais respostas.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0