Quadro com moldura errada e dificuldades na troca/devolução - BIMPER

Resolvido
São Lourenço - MG
01/12/2025 às 16:12
ID: 233370091
RECLAME AQUI BIMBER
Estou tecendo este registro para que o leitor possa fazer seu juízo de valor e tirar suas próprias conclusões, já que a minha ficarão bem explicitas e nada pejorativo à imagem da empresa ou produto, mas sim, relativas à condutas empresariais que todo empreendedor deve se pautar, principalmente se espelhando em grandes vendedores globais MERCADO LIVRE, AMAZON, dentre outros que sejam a cartilha da satisfação do cliente/consumidor em 1 lugar.
Embora em outras oportunidades tenha adquirido produtos da empresa BIMPER (www.bimper.com.br), e, nunca ter experimentado qualquer dissabor, lamentavelmente, nesta última compra, minha experiência foi frustrante, com destaque especial para o pós venda liderado pela sócia da empresa.
Pois bem, em 20/11/2025, fiz a compra de 02 quadros junto a empresa em questão, formalizado no PEDIDO #***** (DOC. N 01), consistindo: ( i ) quadro decorativo Star Wars Darth Vader Estilizado Colorido, com opção de moldura na cor PRETA; e, ( ii ) quadro decorativo Paisagem Ponte Por do Sol.
Ocorre que ao recebe-los, contratei um instalador que sempre conto com seus serviços para colocação de quadros, já que minha residência possui amplos cômodos e seja necessário a proceder com cautela e medição antes de instalar qualquer quadro.
Como não me fazia presente na ocasião da instalação, somente pude conferir o serviço à noite, e, embora tenham sido instalados corretamente, os quadros não tivessem apresentado qualquer defeito, o primeiro (Star Wars) veio com a cor da moldura ERRADA, no caso em madeira - mogno e, não na cor do pedido, ou seja, PRETA, vide DOC. N 02.
Aqui, já se vê o fator de relevância para este registro, à espécie, FALTA DE PROFISSIONALISMO.
Ato seguinte, procedi com o contato com a empresa em questão e informei a falha. Eles prontamente sugeriram a devolução do quadro que fariam o envio do modelo correto na cor preta (*OBS.: certamente, aguardariam o recebimento do quadro para tão somente trocar a moldura).
Enviaram o código para postagem (DOC. N 03). Contudo, ressaltaram que o quadro deveria ser devolvido devidamente embalado.
Entretando, conforme exaustivamente explicado para a Preposta da empresa (sócia ou proprietária), quando eu cheguei em casa, a colaboradora que faz a limpeza já tinha levado para o lixo a caixa e o plástico bolha.
Neste momento, até para facilitar ambas as partes, como a maior parte das empresas preferem proceder, propus: ( i ) ficaria com o quadro desde que eles devolvessem parte do valor pago, que iria dar de presente para um terceiro; ou, ( ii ) ficaria com o quadro, e, eles concedessem um desconto significativo para compra de um novo quadro, com mesmo motivo, mas com a cor da moldura desejada PRETA.
Lamentavelmente, a preposta achou que tivesse lidando com alguém que quisesse tirar algum proveito da situação, e, veementemente, refutou as propostas para solução mais rápida e com menos transtorno. Ainda destacou novamente que a única política da empresa seria a que teria dito (devolver o quadro para envio de novo).
Como resido em local distante do centro da minha cidade, e, levando em conta a dificuldade para embala-lo, preferi voltar-me ao silencio, quando, hoje (01/12/2025), novamente, a preposta entrou em contato comigo e indagou se já haveria procedido com o envio do quadro, pois, segundo esta, o novo já estaria na linha de produção (*OBS.: como ressaltado acima, difícil de dar crédito, pois é evidente que em casos como este, a empresa aguarda o retorno o produto para tão somente proceder com a troca da moldura).
Tentando ser o mais sincero e objetivo possível, expliquei novamente as dificuldades com a devolução, principalmente conquanto a embalagem, já que a preposta, incompreensivelmente, possa ter se ofendido quando disse que teria somente como embalá-lo em saco de lixo e vedá-lo todo, hermeticamente com fita adesiva.
Neste momento, a preposta disse que a devolução poderia ser por transportadora, mas que condicionado a promover embalagem conforme sua exigência.
Novamente, reiterei que não teria condições de fazer a embalagem como ela exigia e condicionava.
Tentamos esclarecer que a ação da empresa em parte estaria acobertada pela lei do consumidor CDC, mas que quando um vendedor cria dificuldades ou exigências abusivas para a troca de um produto, ele está, na maioria das vezes, desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Logo, em nossa modesta e respeitosa compreensão, ratificou-se a falta de profissionalismo da empresa, bem como, sua falha em seus processos internos, principalmente, no pós-venda, enquanto feito pela preposta/sócia, que deixou manter o profissionalismo (antiprofissional) e passou a empreender uma interpretação pessoal e desarrazoada.
Novamente, preferi voltar-me ao silencio e amargar o prejuízo, onde de certo estarei doando/presenteando um terceiro com o contestado quadro.
Portanto, como direito constitucional de livre manifestação, NÃO recomendo a empresa BIMPER pelas razões acima descritas.
Compartilhe
Resposta da empresa
03/12/2025 às 14:47
Informamos que a reclamação em questão foi recebida cujo conteúdo mereceu nossa mais especial atenção.
A BIMPER já está no mercado há mais de 10 anos e nesse tempo desenvolveu uma ótima estrutura interna pautada em procedimentos e periodicamente atualizada mediante as experiências comerciais vividas, construindo sólida reputação no mercado, marcada pela qualidade de seus produtos, profissionalismo e bom atendimento ao consumidor.
Temos orgulho de ser a empresa de quadros com o menor número de reclamações no RECLAME AQUI, tanto que nosso termômetro no reclame aqui ainda não foi habilitado devido ao baixo número de reclamações e ainda assim, quase sua totalidade, são relacionadas a atraso de entrega pelas transportadoras.
A BIMPER lamenta profundamente qualquer experiência negativa que nossos clientes venham a ter e procuramos saná-la da melhor forma possível dentro do possível e seguindo todos os nossos procedimentos internos. A nossa política de pós-venda é embasada em nossos procedimentos internos, neste caso, o procedimento de troca e devolução, que consta em nosso site e orienta nossos clientes e colaboradores como proceder nesses casos de forma clara e objetiva.
Nem todos são obrigados e concordar com tal procedimento, mas caso optem por efetuar uma troca ou devolução, devem segui-lo.
Falta de profissionalismo, sob nosso entendimento seria não ter tal procedimento e tratar os casos sem nenhum parâmetro pré-definido.
Tal procedimento de troca e devolução foi amplamente discutido e atualizado até chegar no modelo atual, sempre analisando as leis e principalmente nossas experiências com nossos clientes.
Dito isso, no presente caso, lamentamos o ocorrido, embora tenhamos um criterioso controle de qualidade, erros podem acontecer, ainda mais em um processo extremamente artesanal, personalizável e sob demanda como o nosso.
Uma vez identificado o erro acionamos o processo de troca, que se inicia com a devolução do produto. Na maioria dos casos a devolução via correios é a mais simples e rápida e nossa forma de devolução padrão (dentro das limitações de envio dos correios). Mas o cliente relatou de sua dificuldade em se deslocar até uma agência dos correios devido a distância. Para minimizar o trabalho do cliente se deslocar até os correios e acatando uma sugestão do próprio cliente (e por ser uma opção que nosso procedimento interno contempla), alteramos e método de devolução para coleta via transportadora, onde uma transportadora passaria na casa do cliente para coletar o produto e seguir com a devolução. Neste momento temos uma consideração importante a fazer: segundo nossos históricos, a experiencia do cliente com a coleta via transportadora embora aparentemente seja mais confortável para o cliente pois ele não precisa se deslocar até uma agencia dos correios, acaba sendo mais desagradável, pois grande parte das transportadoras demoram demasiadamente para fazer essa coleta dependendo da localização, o que torno todo o processo ainda mais longo. E num caso de troca ou devolução o que o cliente mais quer, assim como a BIMPER, é sua rápida resolução.
Neste momento o cliente nos relatou que não possuía mais embalagem do produto e informou que embalaria o produto em um saco de lixo para o envio. Mais uma vez baseado em nosso procedimento, orientamos o cliente a embalar devidamente o produto e o cliente alegou dificuldade em fazê-lo por não ter mais a embalagem. A empresa BIMPER ressalta não se negou a receber o produto, uma vez que o motivo da troca foi um erro interno, porém o problema neste caso é que tanto correios quanto a transportadora não aceitam um material embalado dessa forma (diferentemente de mercado livre e outros marketplaces que possuem logística própria).
Abaixo seguem algumas outras considerações que acreditamos serem importantes:
- A BIMPER é uma empresa pautada no profissionalismo, que já está no mercado há mais de 10 anos e nesse tempo desenvolveu uma ótima estrutura interna pautada em procedimentos e periodicamente atualizada mediante as experiências comerciais vividas, temos orgulho de ser a empresa de quadros com o menor número de reclamações no RECLAME AQUI, tanto que nosso termômetro no reclame aqui ainda não foi habilitado devido ao baixo número de reclamações e ainda assim, quase sua totalidade, são relacionadas a atraso de entrega pelas transportadoras.
- Diferentemente da suposição feita pelo cliente que só faríamos a troca da moldura após receber o material a ser devolvido, nosso procedimento prevê que em caso de erro interno, um novo produto deverá ser enviado ao cliente assim que o material a ser devolvido seja postado, e ainda consta em nosso procedimento a seguinte observação: em caso de coleta via transportadora, caso esta não ocorra num prazo de 10 dias, seguir com o envio do produto ou estorno do valor a escolha do cliente.
- Dentre as sugestões contidas na reclamação, as que estavam dentro do nosso procedimento interno, como por exemplo a troca de devolução via correio pela coleta da transportadora, foi acatado, visando a comodidade do consumidor.
- Já outras sugestões que não estavam dentro do procedimento não foram acolhidas em razão não poderem ser executadas para não violarem nosso procedimento interno. Agradecemos a sugestão de estorno de parte do valor ou desconto significativo para uma próxima compra que, que será analisada e debatida sua viabilidade na próxima revisão do procedimento.
- Considerando a nobre atitude do consumidor de doar o produto para alguma instituição, estamos fazendo o estorno total do valor pago pelo cliente (do quadro que chegou correto e do quadro que chegou errado), para que ele faça a doação do valor a essa mesma instituição se assim ele o julgar oportuno.
A BIMPER lamenta profundamente qualquer experiência negativa que nossos clientes venham a ter e espera que a solução colocada atenda seu objetivo, que é dar o melhor atendimento possível ao consumir e ainda agradecemos a confiança.
Consideração final do consumidor
09/12/2025 às 22:01
Pós venda
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
2