Nearx Innovation School - Cobrança indevida e renovação automática não autorizada. CUIDADO

Não resolvido
São Gonçalo - RJ
26/10/2025 às 09:25
ID: 230267501
NEARX EDUCATIONAL PLATFORM LTDA (NEARX INNOVATION SCHOOL, (NEARX) pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n *****, com endereço localizado à *****, *****, *****, ***** - *****, CEP: *****, contato
eletrônico: ***** que ninguém responde.
Alias! Só responde de for para fazer a assinatura. Aí a resposta vem no mesmo dia.
Como disse na primeira reclamação não respondida: Mandei um e-mail em 21/10 para vocês e Mandei uma mensagem pelo Whatsapp, porém, não tive retorno.
Mais uma vez explicar :
No dia 20/06/2024 iniciei minha jornada com vocês. Depois de alguns módulos feitos, vi que não conseguiria prosseguir nos estudos e entendi que, como já tinha feito alguns módulos e já havia passado o tempo de solicitar o reembolso dos 7 dias, paguei as 12 parcelas devidas no cartão de crédito mesmo sem utilizar a plataforma, pois já havia parado os estudos. Porém, ao passar os 12 meses vocês renovaram as cobranças por mais 12 meses sem solicitar minha autorização e estou sendo descontado no cartão mesmo sem utilizar o serviço. Preciso que me estornem os valores e cancele as cobranças futuras. Utilizei menos de 1 ano a plataforma, paguei os 12 meses mesmo sem utilizar. É uma plataforma com tanta tecnologia vocês não identificarem antes de cobrarem ao consumidor que a pessoa não utiliza mais os serviços de vocês, mas a cobrança vem sem avisar, ou seja, nenhum comunicado. Ninguém me ligou pra saber se estava tendo algum problema por não estar mais acessando, só cobraram. Quero o estorno das 4 parcelas já cobradas e o cancelamento da cobrança no meu cartão. Dentro da plataforma inclusive não encontrei nenhum campo de cancelamento ou renovação. Os contatos vocês não respondem e só cobram.
Além disso, para cobrar e fazer anúncios vocês são bons, mas na hora de dar um suporte, não achamos telefones e e-mails válidos para fazer alguma comunicação. parece que vocês só respondem ao Reclame aqui. Mesmo assim, muito tempo depois da reclamação. Aqui virou o canal de comunicação oficial dos produtores de cursos. Não posso ser cobrado por uma plataforma que não utilizei nem 1 ano e paguei por isso. Mas, daí, vocês sem nenhum comunicado me cobrarem mais 12 meses. Realmente precisam rever os conceitos de vocês em relação ao consumidor. Vocês não estão nem aí.
Compartilhe
Resposta da empresa
09/01/2026 às 16:17
Lamentamos a insatisfação relatada e entendemos o desgaste causado quando há cobrança envolvida e dificuldade de contato. Esse tipo de situação merece esclarecimento direto e transparente, e é isso que buscamos fazer aqui.
Em relação aos atendimentos, pedimos desculpas pela percepção de ausência de retorno. Nossos canais oficiais de comunicação seguem ativos, incluindo e-mail e WhatsApp, e estamos revisando internamente o histórico mencionado para identificar eventuais falhas no fluxo de atendimento e garantir que situações semelhantes não se repitam.
Sobre as cobranças e a renovação do plano, esclarecemos que, conforme previsto nos Termos de Uso e no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais aceitos no momento da contratação e disponíveis em [www.nearx.com.br](http://www.nearx.com.br), os planos possuem vigência definida e contam com renovação automática ao final do ciclo, salvo solicitação expressa de cancelamento realizada pelo aluno dentro do prazo mínimo estabelecido antes do encerramento do período vigente. Essa condição é apresentada de forma contratual e faz parte do aceite no momento da matrícula.
Também é importante esclarecer que a não utilização da plataforma, por decisão pessoal ou mudança de contexto do aluno, não implica cancelamento automático do contrato. Durante todo o período contratado, o acesso ao conteúdo, à comunidade e às estruturas da plataforma permanece disponível, independentemente da frequência de uso. Por esse motivo, o sistema não realiza cancelamentos ou bloqueios automáticos baseados apenas em ausência de login.
Em relação à ausência de um botão de cancelamento dentro da plataforma, esclarecemos que solicitações de cancelamento e de retirada da renovação automática devem ser realizadas por meio dos canais oficiais de atendimento, justamente para garantir registro, validação de identidade e segurança do processo.
Reforçamos que a NearX atua em conformidade com as normas legais e contratuais aplicáveis ao ensino digital e que nunca tivemos qualquer problema em relação a cancelamentos solicitados dentro do prazo correto de requisição. Sempre que o pedido é feito dentro das condições previstas, ele é processado normalmente.
Dito isso, entendemos que o seu caso envolve um histórico específico. Por esse motivo, ele já foi encaminhado para análise interna do nosso time responsável, que fará contato direto para alinhar a situação, esclarecer os registros existentes e definir os próximos passos de forma adequada.
A NearX é uma escola que preza por transparência, termos claros e relações de boa-fé com seus alunos. Feedbacks como o seu são analisados com seriedade, pois nos ajudam a aprimorar processos e comunicação.
Seguimos à disposição para concluir esse atendimento da melhor forma possível. Para qualquer complemento ou informação adicional, nossos canais oficiais permanecem disponíveis pelo e-mail: [email protected].
Atenciosamente,
Equipe NearX Innovation School
Consideração final do consumidor
14/01/2026 às 09:00
Suporte muito ruim. Não estão nem aí para o consumidor. Piada é um suporte responder ao consumidor meses depois da reclamação. Só sabem vender e cobrar automático. No e-mail de resposta do cancelamento prometeram que não iriam mais cobrar a partir do cancelamento e estão me cobrando até o momento. Absurdo uma empresa que se diz de tecnologia não ter monitoramento dos cancelamentos. Isso é culpa da lei frouxa que temos que beneficia esse tipo de empresa.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0