Cobrança indevida e descumprimento dos próprios termos do Clube bLOw

Resolvido
Brasília - DF
09/07/2026 às 11:20
ID: 253487917
Cobrança indevida e descumprimento dos próprios termos do Clube bLOw
Sou assinante do Clube bLOw e fiquei extremamente insatisfeita com a forma como fui atendida na unidade do Lago Sul, em Brasília.
Ao comparecer ao salão para fazer uma escova, fui informada de que teria que pagar pelo serviço porque a cobrança da minha mensalidade no cartão de crédito só ocorre no dia 15. Segundo a atendente, eu só poderia utilizar as escovas do plano após essa data.
O problema é que essa regra simplesmente não existe nos termos da assinatura.
O regulamento informa expressamente que a associada recebe dois (2) bLOws adicionados à sua conta todos os meses. Em outro trecho, apenas esclarece que a cobrança é realizada mensalmente no cartão de crédito, na data da assinatura.
Em nenhum momento o contrato informa que a utilização dos créditos está condicionada à efetivação da cobrança no cartão ou que a cliente fica impedida de utilizar o benefício antes dessa data.
Se essa realmente é a política da empresa, ela deveria estar prevista de forma clara, objetiva e destacada nos termos da assinatura. Não é razoável que o consumidor descubra essa limitação apenas quando chega ao salão para ser atendido.
Para tornar a situação ainda mais contraditória, a nota fiscal referente ao período já havia sido emitida. Ou seja, a empresa já registra a cobrança do serviço, mas, ao mesmo tempo, nega a utilização do benefício e ainda exige um novo pagamento pela escova.
A justificativa apresentada também não faz sentido. O processamento da cobrança pelo cartão de crédito é uma relação entre a empresa, a operadora do cartão e a instituição financeira. Não é razoável transferir ao consumidor qualquer restrição decorrente desse processo quando o contrato não prevê essa condição.
Além do prejuízo financeiro, passei por um enorme constrangimento. Cheguei ao salão acreditando que utilizaria normalmente um benefício do plano pelo qual pago mensalmente e fui surpreendida com uma cobrança inesperada, sem qualquer previsão contratual.
Diante disso, solicito que a empresa credite no meu plano a escova que fui obrigada a pagar, para que eu possa utilizá-la posteriormente sem qualquer custo adicional, já que o pagamento foi realizado em uma situação que considero incompatível com os próprios termos da assinatura.
Também solicito que a empresa esclareça oficialmente onde consta, nos termos da assinatura, a regra de que os créditos somente podem ser utilizados após a data da cobrança no cartão de crédito. Caso essa regra realmente exista como política interna, ela precisa ser informada de maneira clara aos consumidores antes da contratação, e não apenas no momento da utilização do serviço.
Como consumidora, espero mais transparência, boa-fé e respeito nas relações de consumo. Hoje, infelizmente, tive exatamente a impressão contrária.
Compartilhe
Resposta da empresa
14/07/2026 às 16:18
Boa tarde Caroline,
Tudo bem?
Primeiramente, gostaria de lhe pedir sinceras desculpas pela experiência que você teve em nossa unidade do Lago Sul e pela forma como a informação foi passada. Você tem toda razão em ficar chateada: a explicação dada no momento do atendimento foi confusa e não reflete nossos valores.
Gostaria de esclarecer o que aconteceu: a sua assinatura dá direito a 2 escovas por ciclo de 30 dias (que se inicia sempre na data da sua assinatura). Consultando seu histórico aqui, vimos que você já havia realizado as 2 escovas contratadas para o período atual.
Como a sua assinatura renova no dia 15, uma nova utilização antes dessa data configuraria uma 3 escova (uma escova extra fora do plano). A nossa colaboradora se atrapalhou ao explicar isso e acabou associando o limite ao processamento do cartão de crédito, o que gerou esse enorme mal-entendido.
Prezamos muito pela transparência e pela parceria com nossas assinantes. A unidade do Lago Sul já foi notificada para que toda a equipe passe por uma reciclagem de atendimento, garantindo que as informações contratuais sejam sempre passadas de forma clara e correta.
Conforme já alinhamos e solucionamos o caso diretamente pelo WhatsApp, esperamos te ver em breve em nossas unidades.
Seguimos à sua total disposição!
Equipe de Relacionamento Clube bLOw
Consideração final do consumidor
14/07/2026 às 16:27
Fiquei muito satisfeita com a forma como a empresa conduziu a resolução do meu caso. Após a reclamação, entraram em contato rapidamente, esclareceram o mal-entendido, reconheceram a falha na comunicação e apresentaram uma solução justa, disponibilizando uma escova de cortesia para compensar o transtorno.
Também gostei da postura em ouvir o meu feedback e em tratar a situação com respeito. Continuo acreditando que a comunicação sobre o funcionamento do plano pode ser mais clara, mas fico feliz em ver que a empresa se preocupou em resolver o problema de forma cordial e transparente.
Agradeço pelo atendimento e pela atenção dedicada ao meu caso.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
10