[Editado pelo Reclame Aqui] em Investimento de Energia Fotovoltaica - Projeto *****

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Viamão - RS

16/05/2026 às 17:55

ID: 248848117

RELATO DE [Editado pelo Reclame Aqui] EMPRESARIAL PROJETO ***** ENERGY IV
Em novembro de 2021, investi a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) no empreendimento denominado "*****", comercializado pela empresa ***** como oportunidade de investimento em geração de energia fotovoltaica, com promessa de retorno financeiro mediante injeção de créditos na rede elétrica.
Da conduta dolosa e dos sucessivos descumprimentos contratuais:
O prazo inicialmente estipulado para a conclusão e operacionalização da usina era de, no máximo, 12 (doze) meses. Contudo, a referida obra se arrastou por aproximadamente 4 (quatro) anos, configurando inadimplemento contratual reiterado e flagrante. Concluída ao menos formalmente a instalação, os investidores foram informados de que aguardariam mais 3 (três) meses para início dos repasses. Tal prazo também não foi cumprido.
Em fevereiro de 2026, fui surpreendido com a comunicação de que a própria empresa havia deliberadamente optado pela descontinuação do negócio, conforme reconhecido em nota oficial da *****: "enquanto o prazo para a resolução se estendia, em paralelo, a decisão pela descontinuação do negócio ganhava força entre os diretores da *****". Ou seja, enquanto investidores aguardavam de boa-fé, os diretores da empresa já articulavam o abandono do empreendimento conduta que, à luz do ordenamento jurídico brasileiro, configura, em tese, [Editado pelo Reclame Aqui] (*****), gestão [Editado pelo Reclame Aqui] e abuso de confiança, além de responsabilidade civil pelos danos materiais causados.
Da ausência de perspectiva de ressarcimento espontâneo:
Diante da postura da empresa, que não apresentou qualquer proposta séria de restituição dos valores captados, não vislumbro possibilidade de recuperação extrajudicial dos meus recursos. A ***** captou valores de investidores de boa-fé, descumpriu sistematicamente seus compromissos e, ao final, simplesmente abandonou o projeto sem oferecer solução, sem restituir o capital e sem qualquer transparência ao longo do processo.
Do alerta à sociedade:
Registro formalmente este relato com o propósito de alertar terceiros sobre as práticas desta empresa. A *****, em sua operação, apresentou todos os elementos típicos de um esquema [Editado pelo Reclame Aqui] de captação de recursos: promessas de retorno atrativas, prazos sistematicamente descumpridos, ausência de prestação de contas adequada e encerramento unilateral do empreendimento sem restituição dos investidores.
Das medidas judiciais em curso:
Junto a outros investidores [Editado pelo Reclame Aqui], integro ação coletiva já ajuizada perante o Poder Judiciário, visando à responsabilização civil e criminal dos envolvidos e à restituição integral dos valores investidos, com correção monetária, juros de mora e eventual indenização por danos morais.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/05/2026 às 08:22

Olá, Matheus,

Lamentamos a situação relatada e entendemos a insatisfação dos investidores em relação ao projeto TMX Energy IV.

A ALTXS atuou na estruturação e distribuição da oferta pública do empreendimento, nos termos da Resolução CVM n 88, enquanto a execução operacional do projeto, gestão da usina, cumprimento dos cronogramas e obrigações financeiras perante os investidores sempre foram de responsabilidade da sociedade emissora e de seus administradores.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, as informações e atualizações recebidas da emissora foram repassadas aos investidores por meio dos canais oficiais da plataforma.

Reforçamos que investimentos dessa natureza envolvem riscos operacionais, financeiros e de execução, incluindo possibilidade de atrasos, inadimplência, conforme informado nos documentos e materiais disponibilizados no momento da oferta.

Permanecemos à disposição pelos canais oficiais da plataforma.

Atenciosamente,
Equipe ALTXS

Consideração final do consumidor

18/05/2026 às 18:43

fui [Editado pelo Reclame Aqui] pela empresa,, eles são [Editado pelo Reclame Aqui], fuja deles.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0