Atraso, falta de suporte, prejuízo financeiro e bloqueio em canais de atendimento Sistema solar Bluesun

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Chapecó - SC

01/05/2026 às 15:07

ID: 247474809

Venho por meio desta registrar uma reclamação formal contra a empresa Bluesun, devido ao não cumprimento das obrigações contratuais, ausência de suporte pós-venda e conduta inadequada no atendimento ao cliente.

Em dezembro de 2024, adquiri um sistema de energia solar da empresa, realizando o pagamento à vista via PIX, com a promessa de entrega completa do sistema instalado e em pleno funcionamento.

Entretanto, a instalação só foi realizada em maio de 2025, caracterizando um atraso significativo e injustificado.

Além disso, durante a instalação, fui obrigado a fornecer ferramentas e mão de obra própria para que o serviço fosse concluído, o que é totalmente incompatível com um contrato de fornecimento turn-key (pacote completo).

Após a instalação, o sistema funcionou parcialmente por um curto período. O monitoramento remoto, parte essencial do sistema, deixou de funcionar rapidamente, sem qualquer suporte técnico por parte da empresa.

Para agravar ainda mais a situação, alguns componentes apresentaram falhas/queima, e precisei realizar substituições por conta própria, arcando com custos adicionais, novamente sem qualquer assistência.

Ressalto ainda um ponto extremamente grave: ao tentar contato e registrar reclamações por meio das redes sociais da empresa, fui simplesmente bloqueado, o que demonstra total descaso com o consumidor e tentativa de evitar o suporte e a resolução do problema.

Destaco que, em nenhum momento, recebi suporte técnico adequado, retorno efetivo ou solução definitiva por parte da empresa.

Resumo dos problemas:

Atraso de aproximadamente 5 meses na instalação
Descumprimento da entrega completa do serviço contratado
Necessidade de fornecer recursos próprios (ferramentas e mão de obra)
Falha no sistema de monitoramento remoto
Danos a componentes e prejuízo financeiro
Ausência total de suporte técnico
Bloqueio em redes sociais ao tentar atendimento

Solicitação:
Diante dos fatos, solicito uma solução imediata, incluindo:

Reparo completo e funcional do sistema
Restabelecimento do monitoramento remoto
Ressarcimento dos prejuízos com componentes e mão de obra
Garantia formal do funcionamento adequado do sistema

Caso não haja retorno ou solução em prazo razoável, estarei avaliando medidas junto aos órgãos de defesa do consumidor e eventuais ações judiciais.

Aguardo posicionamento urgente.

Em anexo prints do meu perfil bloqueado após tentativas de contato.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/05/2026 às 08:48

Prezado Rodrigo,

Esperamos que você e sua família estejam bem.

A Bluesun do Brasil é uma distribuidora de sistemas fotovoltaicos e seu pedido foi entregue no dia 21/01/2025, dentro do prazo estabelecido em sua aquisição, conforme nota fiscal e sem qualquer dúvida quanto a isso.

Verificamos em nossos registros que nos contatou em fevereiro de 2025, informando algumas pendências por parte do prestador de serviços pelo senhor contratado para realizar a instalação do sistema adquirido de nossa empresa.

Embora não seja nossa responsabilidade, visando prestar um bom atendimento para os consumidores de nossos produtos, à época entramos em contato com o prestador de serviços que o senhor contratou e elenos informou sobre o andamento da sua instalação, estando pendente somente a homologação junto à concessionária, e que houve atraso devido à necessidade da alteração de titularidade, responsabilidade essa tão somente do próprio titular (ou seja, o senhor). Resolvida a pendência, foi constatado que o seu sistema estava em pleno funcionamento.

Referente ao seu novo relato, informamos que em nenhum momento fomos contatados para o auxiliar, mesmo em caso de garantia de equipamento, que seria de responsabilidade do fabricante, ou ainda em caso de garantia do serviço realizado, de responsabilidade do prestador pelo senhor contratado para todo o processo de projeto, intermediação na aquisição, projeto e homologação do sistema.

Neste caso, orientamos que acione o seu prestador de serviços para que ele possa, se assim previsto em contrato, providenciar a solução necessária sem maiores problemas.

Reforçamos que o nosso canal de atendimento está a sua disposição sempre que precisar, ainda que não sejamos os responsáveis pelas soluções a serem adotadas.

Atenciosamente,
Bluesun do Brasil Ltda.

Réplica do consumidor

14/05/2026 às 09:54

Agradeço o retorno, porém discordo da tentativa de afastamento de responsabilidade apresentada pela empresa.

O sistema foi adquirido como uma solução completa de energia solar, tendo inclusive ocorrido intermediação e acompanhamento por parte da Bluesun durante o processo de instalação e pós-venda, conforme os próprios senhores confirmam na resposta apresentada.

Independentemente da divisão interna de responsabilidades entre distribuidora, fabricante, integrador ou prestador de serviço, o consumidor não pode ser prejudicado pela falta de suporte entre empresas participantes da [Editado pelo Reclame Aqui] de fornecimento, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Além do atraso excessivo para efetiva conclusão da instalação, houve diversos problemas posteriores:

- falha do monitoramento remoto;
- ausência de suporte técnico efetivo;
- componentes danificados/queimados;
- necessidade de utilização de recursos próprios para conclusão e manutenção do sistema;
- e bloqueio em canais de comunicação da empresa ao buscar atendimento.

Também esclareço que atualmente não consigo contato com o prestador de serviços mencionado pela empresa, ficando completamente desassistido na busca por solução do problema.

Além disso, ao tentar buscar suporte diretamente pelos canais oficiais e redes sociais da Bluesun, fui bloqueado, situação incompatível com um atendimento adequado ao consumidor e que dificultou ainda mais qualquer tentativa de resolução amigável.

Dessa forma, reforço que o consumidor não pode ficar sem suporte técnico e sem solução prática enquanto fornecedor e prestador transferem responsabilidades entre si.

Meu objetivo continua sendo uma solução amigável, incluindo análise técnica adequada do sistema, restabelecimento pleno do funcionamento e avaliação dos prejuízos materiais suportados.

Caso contrário, permanecerei buscando os meios cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais medidas legais aplicáveis.