Defeito crônico GS F750 ******* vazamento de fluido do radiador

Respondida
Curitiba - PR
05/03/2025 às 14:55
ID: 211377419
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas Reclamações**Reclamação sobre Defeito Oculto BMW F750 GS ********
À BMW Brasil e Concessionária STARNEWS Curitiba,
Eu, Patrick Fernando Silva dos Santos venho, por meio desta, formalizar uma reclamação baseada no Código de Defesa do Consumidor (CDC), especificamente no **parágrafo 3 do artigo 26**, que trata de **defeitos ocultos**.
Sou proprietário de uma **BMW F750 GS ano ******** e, recentemente, fui surpreendido com um **vazamento de fluido do radiador**, um problema que se revelou como **defeito de fabricação**. Após pesquisa, constatei que **diversos proprietários** desse mesmo modelo, principalmente da linha GS, relataram o **mesmo defeito**, evidenciado em fóruns, vídeos e plataformas como o Reclame Aqui.
Ao levar o veículo à concessionária **STARNEWS Curitiba**, fui atendido pelo pós-venda **Ricardo**, que prontamente identificou o problema, demonstrando **o quão corriqueiro e conhecido ele é**. O próprio funcionário informou o valor aproximado do reparo, evidenciando que a BMW tem pleno conhecimento da falha. No entanto, a concessionária informou que, para uma análise completa, **seria necessário um pagamento de R$ *******,00**, além de aproximadamente **R$ 1.*******,00 para o reparo**, deixando claro que a empresa **não se responsabiliza** pelo defeito, sob a alegação de que ele não representa risco ao consumidor e, por isso, **não houve recall**.
A questão principal é que, de acordo com o **CDC**, **o fato de o veículo estar fora da garantia não exime a montadora da responsabilidade pelo defeito oculto**. O parágrafo 3 do artigo 26 estabelece que, em casos como este, **o prazo para reclamação se inicia a partir do momento em que o defeito se torna aparente**, o que aconteceu recentemente. Além disso, a própria BMW **modificou o projeto do radiador a partir de ********, o que reforça que havia, sim, um problema estrutural no modelo anterior. Se não fosse um **erro de projeto**, por que a alteração foi feita?
Diante disso, exijo que a BMW Motorrad **assuma sua responsabilidade e realize o reparo sem custos** para o consumidor, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Caso contrário, estarei tomando as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor, como **Procon**, **Justiça do Consumidor** e, se necessário, **ação judicial para reparação do dano**.
Aguardo uma solução em um prazo razoável e uma resposta formal sobre o caso.
Atenciosamente,
PATRICK FERNANDO SILVA DOS SANTOS
E-mail: *******
Compartilhe
Resposta da empresa
07/03/2025 às 08:56
Sr, Patrick,
Identificamos que você se tornou nosso cliente no dia 28/02/******* ao comprar duas peças no balcão, mas a sua reclamação está em uma motocicleta não adquirida conosco.
A ultima passagem de oficina em nosso sistema foi em ******* com o antigo proprietário, e nas passagens anteriores não teve reclamação.
Infelizmente sua moto não está dentro da garantia de fabrica e não existe nenhum recall ou campanha técnica.
Podemos conceder um desconto para você.
Estamos em contato pelo telefone
Obrigado,
Equipe Star News