Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

31/10/2024 às 18:10

ID: 200973239

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Estava passando na frente da Padaria Bonnapam, localizada na Rua 22 Norte em Águas Claras na tarde de hoje quando vi um segurança vestido com um uniforme preto com vários apetrechos (como cacetete) pendurados na roupa.
Ele estava tirando dois jovens de aproximadamente 15 anos de idade (mais ou menos) da calçada e os mandando ficar longe dali.
Me dirigi aos jovens e eles demonstravam medo e não quiseram falar comigo. Já o segurança disse que cumpria ordens da direção do estabelecimento (Bonnapam da Rua 22 Norte de Águas Claras) que não queria que ninguém ficassem por perto incomodando os transeuntes.
Argumentei que seu papel de segurança de uma padaria não poderia se estender para as calçadas e ruas da cidade, pois isso era função da polícia.
Ele me perguntou, com jeito debochado se eu ia comprar um lanche para eles e depois que me dirigi a duas funcionárias da padaria ele começou a falar comigo em voz alta e sem parar. Disse que eu já estava com idade avançada e deveria prestar mais atenção nas coisas, pois ele não havia tirado os meninos da calçada. Repetiu por várias vezes que eu era velho (inclusive dizendo que eu tinha idade para ser o pai dele), deixando nas entrelinhas que eu não tinha mais idade para compreender o que estava acontecendo.
Sei que o que eu deveria ter feito é ter ligado para a Polícia Militar e ter dado queixa na delegacia por constrangimento, visto que a insistência em falar que eu era velho, tentando diminuir minha capacidade de argumentação pode ser considerada violência psicológica, além do aumento do tom de voz para me intimidar e demonstrar força também ser violência, e, segundo o Art. 4 do Estatuto do Idoso (já que ele insistiu tanto em me ofender usando a minha idade) afirma que nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de [..] discriminação, violência, [..] ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
Tenho ciência de que dificilmente a direção da Padaria vai tomar providências quanto ao acontecido, pois a política de manter longe todos aqueles que não parecem, aos olhos dos proprietários de alguns estabelecimentos, dignos de frequentar seu comercio e os seus arredores, cada dia se mostra mais clara em nossa sociedade.
É bom lembrar que estar na rua e pedir ou oferecer algo lícito aos passantes não é, e não pode ser considerado [Editado pelo Reclame Aqui].
Quanto a mim, mesmo sendo idoso e considerado incapaz pelo senhor segurança da Bonnapam, farei minha parte que é nunca mais entrar nessa padaria e, sempre que possível, dizer a quem quer que seja, como as pessoas são tratadas nesse estabelecimento quando não concordam com algo que eles fazem.

Compartilhe