Pagamento de entrada de R$ 5.000,00 para veículo Mitsubishi Eclipse não reembolsado após negativa de financiamento.

Em réplica
São Paulo - SP
06/04/2026 às 19:43
ID: 245310361
No dia 31/03, iniciei uma negociação com a loja Mitsubishi Brabus Alphaville, com o objetivo de troca do meu veículo Mitsubishi Eclipse.
Fui atendido pelo vendedor Renan, escolhi o veículo e realizei todos os procedimentos necessários, incluindo envio de documentação para análise de crédito. Permaneci na loja das 15:06 às 17:54, sendo informado que o financiamento não havia sido aprovado naquele momento.
Às 19:49 do mesmo dia, o vendedor entrou em contato informando que o financiamento havia sido aprovado, solicitando o pagamento via PIX no valor de R$ 5.000,00 como entrada. O pagamento foi realizado imediatamente, com envio do comprovante, além do comprovante de endereço solicitado.
No dia 01/04, fui informado de que o processo ainda estava em análise com o banco, o que já demonstrava contradição com a informação anterior de aprovação. Também foi mencionado que a nota fiscal havia sido faturada, porém não recebi qualquer documento, como seria o procedimento padrão.
Após diversas cobranças, no dia 02/04 fui surpreendido com a informação de que o financiamento não havia sido aprovado, contradizendo totalmente o contato inicial que motivou o pagamento do valor de entrada.
Desde então, solicitei a devolução imediata do valor pago. Fui informado de que o reembolso seria realizado, porém até a presente data (06/04 às 19:40), o valor não foi devolvido, mesmo após múltiplas tentativas de contato.
Compartilhe
Resposta da empresa
07/04/2026 às 15:31
Olá, Rodrigo Aparecido Maria de Matos. Tudo bem?
Agradecemos por compartilhar seu relato e sentimos pelos transtornos ocorridos durante o processo.
Sua manifestação já foi recebida e encaminhada ao setor responsável para análise, incluindo os pontos relacionados ao processo de negociação, aprovação de crédito e solicitação de reembolso.
Estamos tratando o caso com prioridade para que tudo seja verificado com atenção e para que você tenha um retorno o quanto antes.
Em breve, nossa equipe entrará em contato para dar continuidade ao atendimento.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Brabus Mitsubishi
Réplica do consumidor
07/04/2026 às 16:19
Prezados,
Inicialmente, destaco que, durante o processo de venda, o atendimento foi extremamente ativo, com contato frequente por parte do vendedor. Inclusive, após a suposta aprovação da negociação, fui contatado no final do dia com a solicitação de pagamento imediato via PIX, o qual foi prontamente realizado.
No entanto, após a confirmação do pagamento, o padrão de atendimento mudou completamente. Já se passaram dois dias desde minha última cobrança e, até o momento, não recebi qualquer retorno ou posicionamento sobre a devolução do valor pago.
Tal situação é extremamente preocupante e causa sensação de prejuízo, uma vez que meu dinheiro foi transferido de forma imediata, mas a devolução depende, aparentemente, da disponibilidade da empresa.
Ressalto que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, especialmente em seu artigo 35, o fornecedor é obrigado a cumprir a oferta apresentada. Caso isso não ocorra, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto/serviço equivalente ou rescindir o contrato, com direito à restituição imediata da quantia paga, devidamente atualizada.
Dessa forma, solicito a devolução imediata do valor pago, com a devida correção, sob pena de adoção das medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais vias legais.
Aguardo um posicionamento urgente.
Atenciosamente,