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Reclamação respondidaRespondida

Consignado já pago, REGISTRADO EM PREJUIZO

Crédito Consignado Bradesco
Parnamirim - RN
12/06/2024 às 23:32
ID: 190711967
Status da reclamação:
Reclamação respondidaRespondida

Tenho um consignado pelo Banco Bradesco, e devido o não repasse do valor pelo Estado do RN, fui para o SPC, já entrei pela segunda vez na justiça a 1 já ganhei e esperando ganha a outra, só que termino o consignado e agora o valor estar constando no Registrado como prejuízo, quero a imediata retirada ou vai ser a 3 entrada na justiça

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Resposta da empresa

24/06/2024 às 11:26

Olá Rasec !

Conforme contato via e-mail, observamos que a manifestação foi esclarecida.

O Sistema de Informações de Crédito (SCR), é um banco de dados com informações sobre operações de crédito e garantias contratadas por clientes com bancos e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC).

Nele há tanto informações positivas quanto negativas, que podem comprovar a capacidade de pagamento e pontualidade, além de apontar quando existe inconsistência nos pagamentos. Deste modo, o que acontece é que SCR é como um currículo de pagamentos, não há como deletar ou alterar os dados passados, apenas atualizar os dados futuros conforme os pagamentos ocorrem.

A atualização não ocorre imediatamente após o pagamento da dívida, pois as instituições estão obrigadas a encaminhar ao BCB até o 9º dia útil do mês a posição das operações no último dia do mês anterior. Normalmente, as informações são processadas depois de 2 a 3 dias úteis após o prazo de envio das informações. Os dados do SCR são atualizados sempre no mês seguinte aos pagamentos, ou seja, esses dados do relatório do SCR possuem defasagem mínima de 20 dias em relação à última informação enviada ao sistema e não representam o valor atualizado de eventuais dívidas junto às instituições financeiras. Entretanto, por regras do Bacen, pelos próximos 5 anos não haverá alteração nas informações dos meses em que constava o prejuízo na anotação de SCR, uma vez que naquele período as dívidas estavam vencidas ou em prejuízo. Além disso, esclarecemos que os relatórios do SCR não têm caráter restritivo. De acordo com o site do Banco Central do Brasil, “o SCR não é um cadastro restritivo, porque há informações tanto positivas quanto negativas.

O SCR apresenta valores de dívidas a vencer (sem atraso) e valores de dívidas vencidas (com atraso)”. À saber: A Lei Complementar 105, de 10/1/2001, em seu art. 1º, parágrafo 3º, determina que não constitui violação do dever de sigilo a troca de informações entre instituições financeiras, para fins cadastrais, inclusive por intermédio de centrais de risco, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central do Brasil. O CMN, por meio da Resolução nº 4.571, de 26/5/2017, dispõe que as instituições financeiras poderão consultar as informações consolidadas por cliente constantes do sistema, desde que obtida autorização específica do cliente para essa finalidade. Em realidade, depende de o tomador de crédito permitir ou não o compartilhamento de dados. Sem a autorização do cliente, nenhuma instituição financeira pode acessar seus dados no sistema. O SCR preserva a privacidade do cliente, pois exige que a instituição financeira possua autorização expressa do cliente para consultar as informações que lhe dizem respeito.

Importante: as pessoas físicas e jurídicas com registro no Sistema de Informações de Crédito não ficam impedidas de contrair novos empréstimos e financiamentos. Prevalecerá sempre o entendimento entre o cliente e a instituição financeira. Você pode conferir essas informações no portal oficial do Banco Central do Brasil sobre o SCR neste link: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/scr.

Permanecemos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento.

Internet: bradesco.com.br, opção Atendimento - SAC/Ouvidoria
Bradesco Financiamentos (Crédito Consignado Bradesco)
Capitais e regiões metropolitanas - 3004 7224
Demais localidades - 0800 055 7222
SAC - 0800 727 9977
Ouvidoria - 0800 727 9933
Atendimento das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Consulte os demais telefones no site bradesco.com.br ou nas Agências Bradesco.

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