Cobrança de taxa de vistoria não informada e dificuldade na devolução de sinal em negociação de veículo

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Guaratinguetá - SP

27/04/2026 às 20:15

ID: 247112423

Gostaria de registrar uma reclamação formal referente ao atendimento e à conduta da loja na negociação de um veículo zero quilômetro.

No último sábado, estive na loja com interesse na compra de um veículo. Durante o atendimento, fui orientada a dar um sinal no valor de R$ 5.000,00 via Pix, sob a justificativa de garantir a negociação, uma vez que eu ainda não possuía o valor total da entrada.

Em nenhum momento fui informada previamente sobre a existência de uma taxa de vistoria no valor de R$ 548,00. Essa cobrança só foi apresentada posteriormente, já durante o processo, o que considero uma grave falta de transparência.

Cheguei à loja por volta das 10h30 da manhã e, ainda assim, fui informada de que a funcionária responsável não poderia me atender naquele momento pois estava em horário de almoço, o que demonstra desorganização e falta de respeito com o cliente.

Além disso, permaneci na loja por cerca de 1h30 a 2h enquanto preenchiam documentos e alegavam que seria possível realizar o pagamento da entrada via cartão. No entanto, ao final, fui informada de que a máquina de cartão não estava disponível, pois a funcionária estava almoçando,impossibilitando a continuidade do processo conforme combinado.

Diante dessa situação, optei por não prosseguir com a negociação e, posteriormente, fechei negócio em outra loja, onde obtive melhores condições.

Ao solicitar a devolução do valor pago como sinal, fui surpreendida com a exigência, por parte do gerente, de apresentar uma declaração de próprio punho com reconhecimento de firma em cartório para que o valor fosse devolvido.

Inclusive, conforme registrado em conversa via WhatsApp, fui informada de que são processos e procedimentos da empresa e que eu deveria providenciar a carta com firma reconhecida e enviá-la em PDF. Tal exigência é abusiva, desproporcional e evidencia uma tentativa de dificultar o reembolso de um valor que me pertence, especialmente diante das falhas no atendimento e na prestação de informações por parte da loja.

Ressalto que, conforme o Código de Defesa do Consumidor, é direito do consumidor ter acesso a informações claras, precisas e prévias sobre quaisquer custos envolvidos na contratação de um serviço ou produto, o que claramente não ocorreu neste caso.

Diante disso, solicito a devolução integral e imediata do valor de R$ 5.000,00, sem a imposição de exigências indevidas.

Aguardo uma solução breve para o caso, antes da adoção de medidas formais junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário.

Atenciosamente,
*****

Compartilhe