Atraso na devolução de valor pago por veículo não entregue após mais de 50 dias.

Não respondida
João Pessoa - PB
16/09/2026 às 12:34
ID: 258836163
Em 21/07/2026 foi formalizada a solicitação de devolução dos valores referentes à compra de um veículo BYD King, cuja entrega não foi concretizada, tendo sido informado prazo estimado de 30 dias para restituição.
Posteriormente, fomos informados pelo Gerente Geral da concessionária Parvi, Sr. Eduardo Silva, de que o processo estava com status em devolução, aguardando conclusão da montadora, e que o caso já havia sido encaminhado à regional da BYD para tentativa de agilização.
Ocorre que hoje, 11/09/2026, transcorridos mais de 50 dias da solicitação, o dinheiro ainda não foi devolvido.
Foram realizados diversos contatos, fornecidos os dados bancários solicitados e adotadas as providências que estavam ao alcance da compradora. Ainda assim, permanecemos sem o veículo e sem o valor pago, suportando prejuízos e custos materiais por uma situação à qual não demos causa.
A situação causa especial perplexidade por se tratar da BYD, empresa de atuação global que publicamente estabelece a Excelência entre seus valores fundamentais e afirma manter seus clientes no centro de sua estratégia, com estrutura de pós-venda voltada à agilidade e à visibilidade do atendimento.
É legítimo questionar: como uma empresa desse porte, que assume publicamente esses compromissos, não consegue concluir uma simples restituição já reconhecida e em processamento há mais de 50 dias?
Não se trata mais de mera expectativa de solução. O valor pertence à compradora e permanece indevidamente indisponível enquanto aguardamos sucessivos procedimentos internos da concessionária e da montadora, aos quais sequer temos acesso.
Solicitamos a restituição integral e imediata do valor pago, na conta de titularidade da Montenegro Serviços de Arquitetura e Construção Ltda. já informada, bem como resposta objetiva sobre o *****, indicando a situação atual e a data efetiva em que o valor será creditado.
Após mais de 50 dias, não buscamos nova estimativa genérica de prazo. Buscamos a solução definitiva do problema.