Manutenção de Cobrança Indevida de Taxa Condominial Mesmo Após Comprovação de Pagamento e Ação Judicial

Respondida
São Paulo - SP
30/03/2026 às 17:40
ID: 244741517
Prezados,
Sou proprietária do apartamento 607 do Condomínio Metrocasa Penha e venho por meio desta registrar uma reclamação formal quanto à manutenção de cobrança indevida que resultou em ação judicial.
No ano de 2023, regularizei integralmente uma pendência de taxa condominial por meio de acordo realizado junto à administradora da época, a Lello Condomínios, sendo o débito quitado em 4 parcelas no valor de R$ 221,91 cada.
Posteriormente, fui surpreendida com o ingresso de ação judicial referente a esse débito.
Após tomar ciência da ação, encaminhei à atual administradora os comprovantes de pagamento em formato de imagem, os quais demonstram a quitação integral da dívida.
Adicionalmente, neste momento, estou anexando também extratos bancários e fatura, que reforçam e comprovam os pagamentos realizados, tendo em vista que os comprovantes em PDF não apresentam a data de forma clara.
No entanto, mesmo diante da documentação apresentada, não houve a devida regularização da situação até o momento, tampouco a suspensão ou revisão da cobrança.
Diante disso, questiono:
* Por qual motivo, mesmo após a apresentação dos comprovantes, a cobrança continua sendo mantida?
* Houve análise efetiva dos documentos encaminhados?
* Quais medidas foram adotadas para verificar a quitação do débito junto à administradora anterior?
Dessa forma, solicito:
* A apuração imediata dos fatos
* A regularização da cobrança indevida
* A adoção das medidas necessárias para suspensão e/ou retirada da ação judicial
* Esclarecimento formal sobre a manutenção da cobrança mesmo após comprovação de pagamento
Ressalto que, uma vez comprovada a quitação, não é razoável a continuidade da cobrança ou da demanda judicial, sob pena de responsabilização pelos prejuízos causados.
Caso não haja solução, adotarei as medidas cabíveis para resguardar meus direitos.
Aguardo retorno com posicionamento e solução.
Compartilhe
Resposta da empresa
30/03/2026 às 18:53
Prezada Sra., boa tarde.
Agradecemos o seu contato e informamos que tratamos a situação com a devida seriedade. Lamentamos pelo transtorno relatado e, especialmente, por eventuais falhas de comunicação que possam ter ocorrido ao longo do processo.
Assim que tomamos conhecimento do caso, realizamos contato diretamente via WhatsApp para compreender de forma detalhada o histórico e dar o devido andamento na apuração.
Informamos que:
Está em andamento a análise dos documentos encaminhados, incluindo comprovantes, extratos e demais informações apresentadas;
Também foi iniciada a verificação junto à administradora anterior (Lello Condomínios) para validação das informações referentes ao acordo mencionado;
Paralelamente, estamos conduzindo uma apuração interna para entendimento completo da origem da cobrança e dos desdobramentos ocorridos;
Caso seja constatada qualquer inconsistência, serão adotadas as medidas cabíveis para regularização da situação, inclusive no que se refere à ação judicial.
Reforçamos que todas as tratativas estão sendo conduzidas com atenção e responsabilidade, e que o objetivo é esclarecer integralmente os fatos e garantir a adequada condução do caso.
Seguiremos acompanhando de perto e manteremos a Sra. informada pelos canais já iniciados.
Permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
BZK Administradora de Condomínios