Cobrança ilegal de juros e encargos bancários e descaso do Banco C6 com o cliente.

C6 Bank
Jataí - GO
24/05/2024 às 15:19

No dia, 10.04.24 realizei uma inclusão de pagamento no valor de R$ 3.274,00 para abater no valor total da fatura e parcelei o restante. O valor da fatura era de R$ 7.497,94. O parcelamento foi faturado e foi cobrado a entrada de R$ 2.908,93 mais 3 parcelas desse mesmo valor, totalizando, com os juros e encargos, o valor de R$ 8.726,79 . Acontece que o pagamento que fiz, no valor de R$ 3.274,00, foi desconsiderado no parcelamento, de modo que parcelaram o valor total da fatura. Após essa transação, constou no aplicativo do banco que o valor foi efetivamente parcelado com uma cobrança imediata do valor da entrada (R$ 2.908,93).

No outro dia, entrei em contato com o banco para saber onde foi parar os R$ 3.274,00 que eu havia incluído no pagamento da fatura, já que o parcelamento foi feito do valor total. O atendente falou que o valor incluído no dia de pagamento não é abatido da fatura atual e que este valor entraria como crédito na próxima fatura. Até aí, tudo bem (embora eu deveria ter sido advertido dessa condição, antes de ter apossado desse valor).

Ocorre que as informações sobre o parcelamento, que até então constava no aplicativo, simplesmente desapareceu e, no lugar, passou a constar que a minha fatura estava em atraso. Entrei em contato por diversas vezes com o banco, pelo chat, e me falaram para esperar que logo atualizaria e o parcelamento voltaria a aparecer.

Devido a enrola, bem como pela divergência de informações dos atendentes do chat, resolvi ligar no SAC do C6 Bank e tive a infeliz supresa de saber que o meu parcelamento não tinha sido efetivado e que a parcela estava em atraso, com incidência de juros e encargos bancários. Um absurdo! Tendo em vista que eu já havia pago a entrada do parcelamento e também que, no próprio aplicativo do banco, apareceu os dados da fatura parcelada e que, depois de algum tempo, simplesmente sumiu. A resposta que obtive do SAC foi que, como eu havia feito uma inclusão de pagamento no mesmo dia do parcelamento, o sistema não havia efetuado o parcelamento. Como não? Como me cobraram a entrada de um parcelamento que supostamente não teria sido concretizado?

Achando isso tudo muito estranho e, até então, acreditando na lisura da empresa, entrei em contato com a ouvidoria do C6 para resolver a situação. Meu único pedido era de estornar os juros e encargos bancários cobrados indevidamente, pois havia parcelado a fatura e ela não estava em atraso. Num primeiro atendimento, o representante que me atendeu reconheceu o erro deles e das informações passadas e disse que iria analisar o caso e que retornariam em até 10 dias úteis. No último dia do prazo, recebi um email do C6 dizendo que não estornaria os encargos cobrados, pois o parcelamento não foi realizado. É incrível o descaso com o cliente por conta de erro deles. Imagina se fosse erro de terceiros?

Enfim, parcelei, paguei a entrada do parcelamento e, ao final, tive que pagar juros e encargos como se eu tivesse com a fatura em atraso. Tudo isso por conta de inconsistência no sistema deles e de informações divergentes dos atendentes.

Venho por meio desta plataforma apenas alertar os demais consumidores que pretendam ou sejam clientes desse banco. Vou ter que recorrer ao Judiciário, pois eles não se mostraram nem um pouco inclinados a resolver o problema ocasionado por erro deles.

28/05/2024 às 08:20

Olá, Valcio!

Recebemos sua manifestação sobre o parcelamento da sua fatura.

Em resposta a sua demanda registrada, após análise identificamos que a fatura com vencimento 10/04/2024, não parcelou pois um dos critérios para efetivação é realizar o pagamento do valor exato a opção selecionada, porém como foram inclusos dois pagamentos na mesma data dessa forma o parcelamento da fatura não acatou.

Portanto, como a soma dos dois pagamentos não quitou a fatura de Abril, o saldo financiado gerou encargos e IOF devidamente.

Se você tiver alguma dúvida, é só chamar a gente por aqui, tudo bem?

Abraços,

Time C6 Bank

29/05/2024 às 10:07

O Banco C6 continua a insistir no argumento de que eu efetuei dois pagamentos e, por isso, o parcelamento não foi realizado. Isso constitui uma inverdade. Como registrado na reclamação feita, eu realizei apenas um pagamento e, após, optei por parcelar a fatura. Esse segundo pagamento é o valor referente à entrada do parcelamento que o C6 insiste em afirmar que não ocorreu. Reitero a todos que tem interesse em fazer parte desse banco que pensem muito bem. Eles agem de [Editado pelo Reclame Aqui] e não tomam nenhuma providência para resolver o problema decorrente do erro deles. O modus operandi dessa instituição é colocar a culpa do despreparo deles (para não dizer a intenção deliberada de tirar vantagem do correntista) no correntista.

03/06/2024 às 17:01

A pior experiência que poderia se ter de um banco online. Desde o aplicativo (pouco intuitivo, pagamento que não é abatido na hora, pix que não cai na hora) até os canais de atendimento (informações divergentes entre os atendentes e não prezam em resolver o problema do cliente). Não recomendo.

Está com problemas com C6 Bank?

Emissoras e Bandeiras de Cartão de Crédito