Não consigo acessar o contrato do empréstimo consignado e verificar as condições

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Santos - SP

14/01/2026 às 17:41

ID: 237629615

Eu fiz um empréstimo consignado do Trabalhador, porém no aplicativo não aparecem os contratos diz que não tem contratos quando solicitei o contrato pelo atendimento eletrônico do aplicativo me informaram queriam enviar para o meu e-mail no entanto, ele só mandaram o código de barras do boleto de cobrança de parcela do empréstimo. Os boletos das parcelas continuam vindo, porém nada do contrato. No app não existe contrato em aberto. E eu gostaria de verificar as condições porque o valor do boleto já tá diferente e eu não consigo verificar as parcelas pelo aplicativo. Até no app da carteira de trabalho eu não consigo verificar porque diz que o contrato não foi assinado. Eu não estou empregada no momento, fui demitida após ter feito o empréstimo e não sei como proceder afinal as parcelas eram debitadas direto da folha de pagamento.

Compartilhe

Resposta da empresa

22/01/2026 às 12:51

Olá, Juliana!

Identificamos que sua solicitação está relacionada aos contratos de empréstimo consignado nº *****, firmado em 09/06/2025, e nº *****, firmado em 31/07/2025.

Entendemos sua preocupação e, para maior clareza, esclarecemos que no empréstimo consignado existem duas datas distintas, conforme as regras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o que pode gerar dúvidas quanto ao momento do desconto:

1️⃣ Data do desconto em folha
O desconto da parcela ocorre diretamente na folha de pagamento, no fechamento realizado pela sua empresa. Essa data não é definida pelo banco, mas sim pelo calendário oficial do Governo Federal e pelo cronograma do empregador.

2️⃣ Data de vencimento da parcela
A data de vencimento indicada no contrato corresponde ao momento em que o banco recebe o repasse do valor descontado e realiza a baixa da parcela em sistema. Essa data é posterior ao desconto, pois depende do prazo legal que a empresa possui para efetuar o recolhimento.

Após o desconto no salário, a empresa deve recolher o valor por meio de uma guia de pagamento encaminhada à Caixa Econômica Federal, tendo prazo até o dia 20 do mês seguinte ao desconto para efetuar esse pagamento. Somente após a compensação desse valor a Caixa realiza o repasse à instituição financeira, permitindo a quitação da parcela.

Caso a empresa não realize o pagamento da guia dentro do prazo estabelecido, o valor descontado pode permanecer retido, ocasionando atraso no repasse ao banco. Nesses casos, a parcela pode constar como pendente em sistema, mesmo que o desconto já tenha ocorrido em folha.

Em seu caso, não recebemos o repasse das parcelas com vencimento em 01/12/2025 e 01/01/2026. Para esclarecimentos sobre o motivo do não repasse, orientamos que entre em contato diretamente com sua empresa, responsável pelo recolhimento e envio dos valores.

Diante da ausência do repasse, encaminhamos ao seu e-mail o boleto de cobrança/regularização, conforme nosso fluxo de boletos. Ressaltamos que esse procedimento está previsto nas condições gerais da Cédula de Crédito Bancária (CCB) aceita por você no momento da contratação, conforme descrito de forma clara e transparente:

“(v) as parcelas serão pagas preferencialmente via consignação (ou seja, desconto) em sua folha de pagamento, aposentadoria, pensão ou benefício. Se não for possível, ou em caso de inadimplemento, as parcelas poderão ser pagas (também) via boleto ou débito em conta de sua titularidade.”

Dessa forma, considerando que as duas parcelas constam em atraso, não houve irregularidade no envio do boleto.

Para darmos continuidade ao processo de regularização, orientamos que entre em contato com nossa Central de Negociações Exsen:
📞 0800 011 0031
📱 WhatsApp: (11) 94848-1051
Atendimento em dias úteis, em horário comercial.

Além disso, informamos que você recebeu a cópia do contrato nº ***** em 19/01/2026, conforme solicitado por meio do nosso Chatbot.

Permanecemos à disposição por meio dos nossos canais de atendimento:

Central de Relacionamento
Atendimento das 8h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (sábados, exceto feriados)
📞 3003 6206 (Capitais e regiões metropolitanas)
📞 0800 770 6206 (Demais localidades)

SAC (24h)
📞 0800 770 6211

Ouvidoria
Atendimento das 9h às 18h (segunda a sexta-feira, exceto feriados)
📞 0800 660 6060

Atenciosamente,
Equipe C6 Consig

Réplica do consumidor

04/03/2026 às 12:55

Eu recebi somente um contrato de empréstimo e existem dois em abertos. Preciso dos dois contratos! Fui demitida e meus pagamentos do empréstimo não estão mais saindo da folha de pagamento, eu não sei como fazer para continuar o pagamento ou fazer uma renegociação da dívida em aberto.

Réplica do consumidor

11/03/2026 às 06:37

eu liguei pedindo o boleto de liquidação dos dois empréstimos, não chegou nada ainda, faz 3 dias que estou esperando esses boletos

Réplica da empresa

11/03/2026 às 09:23

Olá, Juliana!

Após análise dos nossos registros, vimos que você recebeu em 10/03, após solicitação através da nossa Central de Atendimento, os boletos de liquidação dos seus contratos. Basta efetuar o pagamento, que a operação será automaticamente baixada após a compensação e a baixa da margem acontecerá em até 05 dias úteis.

É importante mencionar que com a liquidação antecipada do contrato, ainda poderá ocorrer o desconto de uma parcela do contrato em sua folha de pagamento, uma vez que as parcelas podem já estar agendadas com o seu empregador. Caso a empresa efetue o repasse, o valor será estornado automaticamente em até 5 (cinco) dias úteis após o recebimento do valor, para a conta bancária cadastrada em nosso sistema.

Além disso, conforme informado via chat privado, encaminhamos em seu e-mail de cadastro, em 05/03, a cópia dos seus contratos e o Demonstrativo de Evolução de Dívida (DED) referente às suas operações de empréstimo consignado, para acompanhamento.

Permanecemos à disposição.

Atenciosamente, Equpe C6 Consig

Consideração final do consumidor

26/03/2026 às 11:53

O serviço foi feito, mas é muito difícil entrar em contato porque todo atendimento é automatizado, as solicitações tiveram que ser feitas pelo reclame aqui.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

5