SEGURO PRESTAMISTA CAIXA EM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Respondida
Aldeias Altas - MA
06/03/2025 às 09:20
ID: 211434881
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesSou funcionário público fiz empréstimos junto a CEF da qual sou cliente na Agência de Zé Doca/MA, com o fim de quitar algumas dívidas de cartões de crédito entre outros que possuía, entretanto tomei conhecimento que a Caixa Econômica havia incluído nos empréstimo valores a pagar nas parcelas referente a Seguro Prestamista, seguro esse contratado de forma compulsória e de forma casada, visto que não obtive qualquer esclarecimento ou informação sobre os mesmos no ato de assinatura dos referidos empréstimos consignado.
Diante de tal descoberta, e sendo a venda casada totalmente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor , esses seguros podem e devem ser cancelado. Foi nesse momento que dei inicio a solicitação de cancelamento.
No mesmo momento entrei em contato e não foi possível realizar o cancelamento dos mesmos, tendo sido informado de que o sistema havia imposto uma trava no atendimento por motivo de segurança e que teria que ir diretamente a uma agência.
*******, que quando vamos solicitar o empréstimo consignado temos o melhor atendimento e tudo se resolve as mil maravilhas, porém na hora que solicitamos o cancelamento de algum serviço, os protocolos são os mais variados para impossibilitar a resolução e desistirmos.
Bem como, ainda *******, que no dia que solicitei o empréstimo, o atendente do banco somente informou inicialmente que a taxa de juros estava baixa e só após você assinar o contrato lhe é informado que existe um seguro no empréstimo, mas não nos é apresentado valores, nem maiores informações e depois de assinado e o dinheiro que você precisa na conta, não nos damos conta do quanto nos é cobrado.
Limitam-se a dizer que a taxa foi reduzida devido ao seguro, se esquecendo que sou funcionário público e o empréstimo consignado já oferece garantias suficientes, vez que já é descontado em folha em nosso contracheque.
Deixando claro, que não há qualquer menção a qualquer vínculo obrigatório, pelo contrário, venda casada é totalmente proibida pela legislação brasileira. No momento da contratação ninguém perguntou se queria com seguro ou sem seguro, já colocam logo para assinar tudo junto. Não há qualquer garantia dessa informação no contrato, volto a dizer o que fere gravemente o código de defesa do consumidor.
Finalmente venho requerer que a Caixa Econômica Federal cancele os Seguros Prestamistas referentes aos empréstimos consignados, para ver meu direito assistido conforme a lei, caso contrário e em sendo necessário, abrirei uma representação judicial contra a instituição.
Outrossim, solicito urgência do devido cancelamento dos referidos Seguros Prestamistas, bem como, as restituições dos valores devidamente corrigidos como ordena o código de defesa do consumidor.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/03/2025 às 14:46
Oi, Luís. Tudo bem?
Conforme nosso contato realizado em 10/03/*******, acatamos prontamente sua solicitação de cancelamento referente ao seu seguro Dívida Zero. Esclarecemos todas as informações relacionadas ao seu certificado e enviamos, os dados necessários para acompanhamento por e-mail e mensagem privada.
É importante informar que, em caso de caso de cancelamento, a seguradora baseia-se na vigência proporcional do certificado, entre o período da emissão até a data em que o seguro foi cancelado, período este, em que você esteve amparado. Sendo assim, a restituição é proporcional conforme previsto na Circular SUSEP nº *******/22:
“Art. 62. Deverão ser estabelecidos critérios objetivos para o cancelamento, a cessação, a suspensão e a reabilitação de coberturas, quando for o caso.
Art. 63. Deverá ser incluída cláusula de rescisão contratual.
§ 1º No caso de rescisão do contrato, a qualquer tempo, por iniciativa de quaisquer das partes contratantes e com a concordância recíproca, a sociedade seguradora poderá reter do prêmio recebido a parte proporcional ao tempo decorrido.
§ 2º As condições contratuais poderão estabelecer critério diverso do previsto no §1º deste artigo em caso de rescisão por iniciativa do segurado, desde que leve em consideração o prêmio já pago.”
E, sempre que precisar, estaremos à disposição através dos nossos canais oficiais:
• Site: Acesse https://******* e utilize a opção de chat.
• Central de Serviços e Relacionamento: Ligue para ******* ******* ******* de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
Atenciosamente,
Caixa Vida e Previdência.