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Reclamação em réplicaEm réplica

Bicicleta com ferrugem

Caloi - Cannondale
Vila Velha - ES
17/06/2024 às 13:32
ID: 190980891
Status da reclamação:
Reclamação em réplicaEm réplica

Bom dia,
Comprei minha bicicleta e ela está com um pouco mais de um ano e a mesma apresenta ferrugem nos garfos e nos portas raios dianteiros, não é possível que uma bicicleta tão nova apresenta essas anomalias. Segue em anexo fotos e NF.

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Resposta da empresa

17/06/2024 às 14:57

Olá Marcos.

Em nome da Caloi, peço sinceras desculpas por essa situação. Espero que entenda cque, apesar do ocorrido, causar qualquer inconveniente à você jamais foi ou será a nossa intenção. Asseguro-lhe que abrirei um relatório de não conformidade para investigar o ocorrido.

Os nossos produtos possuem uma garantia legal para componentes/pintura de quadro de 90 dias para defeito de fabricação, conforme divulgado em nosso site: https://caloi.com/garantia-caloi/ e no manual do proprietário enviado junto com a bike. Nós disponibilizamos um prazo maior para defeito estrutural (Fabricação) de quadro, que pode variar de 2 à 5 anos, dependendo do modelo, ano de fabricação e material do componente. Lembrando que os custos com reparo após o término da garantia serão por conta do proprietário. É importante ressaltar que a garantia cobre apenas defeitos de fabricação, serviços como alinhamento, reapertos, centragem, lubrificação, regulagem e revisão são por conta do proprietário, conforme mencionado no manual do proprietário.

Quando um consumidor realiza a aquisição de uma bicicleta Caloi e identifica a falta de peças, peças divergentes ou avarias, o mesmo deve notificar a empresa imediatamente sobre o ocorrido, por meio dos Serviços Autorizados ou SAC CALOI. Uma vez recebendo a notificação sobre avarias de fabricação ou falta de peças temos por lei (Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990, descrito no CDC) um período de até 30 dias para sanar os problemas ocorridos com o produto. Como a sua bicicleta foi adquirida no dia 08/02/2023, a garantia legal para componentes (90 dias) encontra-se expirada. Após o término da garantia, os custos com o reparo são por conta do proprietário. Recomendamos que encaminhe o produto até uma Assistência Técnica Caloi, ou bicicletária especializada da sua confiança para realizar o reparo particular mediante pagamento.

Em cidades que ficam em regiões costeiras ou litorâneas como a sua (Vila Velha/ES), esse processo ocorre de forma muito mais acelerada. Conforme descrito no manual do proprietário, defeitos ocasionados por maresia não são cobertos pela garantia, mas através da Assistência técnica lhe daremos todo o suporte com uma análise técnica e reparo mediante orçamento.

Esclarecemos que as bicicletas em praia sofrem com um dos maiores vilões que é a corrosão por conta da deposição de sal e areia das praias em seus componentes. O sal é responsável pela aceleração da corrosão e a areia faz o papel de abrasivo (agente mecânico de desgaste). Porém, mesmo que bike não seja utilizada na praia, a maresia é um fenômeno que ocorre em cidades litorâneas (só a beira mar e sim em toda a região), no qual, bilhões de gotículas de água do mar carregadas de íons, sobem ao ar toda vez que uma onda arrebenta na praia ocasionando a propagação dos elétrons com muito mais facilidade, acelerando o processo de corrosão dos objetos. Produtos químicos utilizados para limpeza da bike, protetor solar + suor, ambientes úmidos e sem os devidos cuidados com a limpeza e lubrificação, também podem acarretar danos ao produto.

Neste caso, mesmo que a bike não seja utilizada frequentemente, a mesma precisa passar por manutenções periódicas, limpeza e lubrificação logo após o uso (ao limpar a sua bicicleta, não use jato de água, apenas água limpa com detergente ou com sabão neutro. Enxágue bem todas as partes e evite jogar água nas peças tais como: conjunto do movimento central, conjunto do movimento de direção e canote do selim) e aplicação de anticorrosivo nos itens de aço (como parafusos, roscas, correntes, entre outros). Se esses cuidados necessário não forem adotados os itens metálicos podem de fato enferrujar com menos de 3 meses de utilização e isso não é caracterizado como defeito de fabricação ou má de qualidade e sim falta de manutenção e conservação do produto.

Protocolo: CAL897269.

Nossa central permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente
Daniel Ferreira
Caloi SAC: (11) 3164-3859 (grande São Paulo) ou 0800 701 8022 (demais regiões).
FACEBOOK: https://facebook.com/movimentocaloi.
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/movimentocaloi/

Réplica do consumidor

17/06/2024 às 16:10

Isso não é desculpa como um produto só tem garantia de 90 dias isso indica que é um produto de pessima qualidade troquei pela Caloi pensando de ter comprado um produto de qualidade e não foi isso que aconteceu por não comprarei e nem indicadores produtos caloi

Réplica da empresa

17/06/2024 às 16:36

Olá Marcos.

Manteremos o posicionamento passado anteriormente, conforme descrito abaixo, pois o produto está com a garantia legal vencida. Além disso, é importante ressaltar que problema decorrentes a ferrugem não são cobertos pela garantia, conforme descrito no manual do proprietário.

Quando um consumidor realiza a aquisição de uma bicicleta Caloi e identifica a falta de peças, peças divergentes ou avarias, o mesmo deve notificar a empresa imediatamente sobre o ocorrido, por meio dos Serviços Autorizados ou SAC CALOI. Uma vez recebendo a notificação sobre avarias de fabricação ou falta de peças temos por lei (Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei n 8.078 de 11 de Setembro de 1990, descrito no CDC) um período de até 30 dias para sanar os problemas ocorridos com o produto. Como a sua bicicleta foi adquirida no dia 08/02/2023, a garantia legal para componentes (90 dias) encontra-se expirada. Após o término da garantia, os custos com o reparo são por conta do proprietário. Recomendamos que encaminhe o produto até uma Assistência Técnica Caloi, ou bicicletária especializada da sua confiança para realizar o reparo particular mediante pagamento.

Em cidades que ficam em regiões costeiras ou litorâneas como a sua (Vila Velha/ES), esse processo ocorre de forma muito mais acelerada. Conforme descrito no manual do proprietário, defeitos ocasionados por maresia não são cobertos pela garantia, mas através da Assistência técnica lhe daremos todo o suporte com uma análise técnica e reparo mediante orçamento.

Esclarecemos que as bicicletas em praia sofrem com um dos maiores vilões que é a corrosão por conta da deposição de sal e areia das praias em seus componentes. O sal é responsável pela aceleração da corrosão e a areia faz o papel de abrasivo (agente mecânico de desgaste). Porém, mesmo que bike não seja utilizada na praia, a maresia é um fenômeno que ocorre em cidades litorâneas (só a beira mar e sim em toda a região), no qual, bilhões de gotículas de água do mar carregadas de íons, sobem ao ar toda vez que uma onda arrebenta na praia ocasionando a propagação dos elétrons com muito mais facilidade, acelerando o processo de corrosão dos objetos. Produtos químicos utilizados para limpeza da bike, protetor solar + suor, ambientes úmidos e sem os devidos cuidados com a limpeza e lubrificação, também podem acarretar danos ao produto.

Neste caso, mesmo que a bike não seja utilizada frequentemente, a mesma precisa passar por manutenções periódicas, limpeza e lubrificação logo após o uso (ao limpar a sua bicicleta, não use jato de água, apenas água limpa com detergente ou com sabão neutro. Enxágue bem todas as partes e evite jogar água nas peças tais como: conjunto do movimento central, conjunto do movimento de direção e canote do selim) e aplicação de anticorrosivo nos itens de aço (como parafusos, roscas, correntes, entre outros). Se esses cuidados necessário não forem adotados os itens metálicos podem de fato enferrujar com menos de 3 meses de utilização e isso não é caracterizado como defeito de fabricação ou má de qualidade e sim falta de manutenção e conservação do produto.

Nossa central permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente
Daniel Ferreira
Caloi SAC: (11) 3164-3859 (grande São Paulo) ou 0800 701 8022 (demais regiões).
FACEBOOK: https://facebook.com/movimentocaloi.
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/movimentocaloi/

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