vício oculto

Caloi - Cannondale
Blumenau - SC
04/05/2023 às 13:23

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Referente ao protocolo de atendimento CAL855956 e CAL855970 segue fotografias em anexo do defeito do pneu conforme solicitado.

O pneu da bicicleta Schwinn Kalahari aro 29 estourou (estava próximo e o susto foi grande). Trata-se do pneu original e pouco rodado. Este pneu nunca furou, ou seja, a bicicleta já veio montada e nunca foi necessário desmontá-los. Somente hoje, dia 30/04/2023, tive que desmontá-lo por conta deste estouro, desmontei o pneu e percebi que os arames estavam expostos conforme fotografias em anexo. Isto aconteceu logo após eu ter calibrado o pneu.

Acredito tratar-se de um vício oculto conforme Código de Defesa do Consumidor e, portanto, deve ser reparado pelo fornecedor.

Diante da ótima qualidade das bicicletas e da confiança que tenho nas marcas por vocês comercializadas, eu espero a compreensão do exposto e a substituição do pneu defeituoso e da câmara de ar danificada.

04/05/2023 às 16:21

Olá, Alexandre.

Primeiramente gostaria de agradecer por nos notificar sobre o ocorrido. Não desejamos ou esperamos que as nossas bikes apresentem qualquer tipo de defeito, pois todos os produtos passam por um rigoroso teste de qualidade e desempenho antes de sair da fábrica, entretanto, fatos com este nos dá a oportunidade de enxergar melhor nossos processos para trilharmos o caminho certo.

Pedimos desculpas pelo transtorno causado, esperamos que entenda que apesar do ocorrido, causar qualquer inconveniente á você jamais foi ou será nossa intenção. Asseguramos-lhe que abriremos um relatório de não conformidade para investigar o ocorrido e auxiliá-lo da melhor forma.

Os nossos produtos possuem uma garantia legal para componentes/pintura de quadro de 90 dias para defeito de fabricação, conforme divulgado em nosso site: https://caloi.com/garantia-caloi/ e no manual do proprietário enviado junto com a bike. Nós disponibilizamos um prazo maior para defeito estrutural (Fabricação) de quadro, de 2 anos, dependendo do modelo, ano de fabricação e material do componente. Lembrando que os custos com reparo após o término da garantia serão por conta do proprietário. É importante ressaltar que a garantia cobre apenas defeitos de fabricação, serviços como alinhamento, reapertos, centragem, lubrificação, regulagem e revisão são por conta do proprietário, conforme mencionado no manual do proprietário.

Esclarecemos que, quando um consumidor realiza a aquisição de uma bicicleta Caloi e identifica a falta de peças, peças divergentes ou avarias, o mesmo deve notificar a empresa imediatamente sobre o ocorrido, por meio dos Serviços Autorizados ou SAC CALOI. Uma vez recebendo a notificação sobre avarias de fabricação ou falta de peças temos por lei (Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990, descrito no CDC) um período de até 30 dias para sanar os problemas ocorridos com o produto. Como a sua bicicleta foi adquirida a mais de 1 ano a garantia legal dos componentes de 90 dias encontra-se expirada. Por esse motivo, infelizmente, não será possível atender a sua solicitação.

Nosso time interno avaliou as imagens enviadas através do protocolo CAL856145 e identificamos que a Nota Fiscal foi emitida em 28/12/2019, a garantia para encontra-se expirada há mais de 3 anos.

Como a garantia do seu produto expirou não será possível atender a sua solicitação. Os custos com reparo após o término da garantia serão por conta do proprietário. O reparo pode ser realizado através das Assistências mencionadas abaixo, ou através de qualquer oficina especializada da sua confiança mediante pagamento.

WEIGMANN BICICLETAS

BYKE REAL
RUA ALWIN SCHRADER 195
Bairro: CENTRO
Telefone: (47) 3322-3944

É fundamental manter a sua bicicleta e todos os seus componentes em bom estado de funcionamento. O utilizador é responsável pela sua manutenção e inspeção. A inspeção periódica e detalhada da sua bicicleta é importante. A frequência desta inspeção mais detalhada depende do proprietário. O utilizador é quem controla e sabe melhor o tipo de utilização da bicicleta, e qual a intensidade e localização da mesma. Concebemos bicicletas leves e resistentes, que testamos exaustivamente. Contudo, como não podemos monitorizar a sua utilização, o proprietário é responsável pela manutenção e inspeção.

Protocolo: CAL856271

04/05/2023 às 21:17

O que é um vício oculto de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

Fornecedor pode ser responsabilizado por defeito oculto apresentado em produto fora do prazo de garantia https://*******,de%20expirada%20a%20garantia%20contratual.

Tenho uma bicicleta Caloi Supra 30 com 10 anos de uso e os pneus ainda estão em bom estado, o pneu nunca furou e não me lembro de ter desmontado estes pneus até hoje.
Em média, pneus de bicicleta podem durar quantos quilômetros rodando apenas no asfalto?

No caso desta bicicleta Schwinn os pneus são de outra marca. Eles também estão em bom estado e apenas um apresentou este vício oculto até semana passada. Percebi o defeito interno somente após o desmonte do pneu que até então não havia furado.
O que é um vício oculto de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

05/05/2023 às 08:47

Olá, Alexandre.

Esclarecemos que, quando um consumidor realiza a aquisição de uma bicicleta Caloi e identifica a falta de peças, peças divergentes ou avarias, o mesmo deve notificar a empresa imediatamente sobre o ocorrido, por meio dos Serviços Autorizados ou SAC CALOI. Uma vez recebendo a notificação sobre avarias de fabricação ou falta de peças temos por lei (Parágrafo 1 Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990, descrito no CDC) um período de até 30 dias para sanar os problemas ocorridos com o produto. Como a sua bicicleta foi adquirida a mais de 3 anos a garantia legal dos componentes de 90 dias encontra-se expirada. Por esse motivo, infelizmente, não será possível atender a sua solicitação.

A Nota Fiscal foi emitida em 28/12/2019, a garantia para encontra-se expirada desde 28/03/2020. Não conseguimos passar quanto tempo será a durabilidade dos pneus, pois há uma série de fatores (que independem do fabricante) que podem impactar na duração e conservação dos pneus....

É recomendado realizar essa manutenção a cada três meses ou imediatamente após condições extremas de uso como, chuva e lama.

Além disso, as peças mencionadas são itens de desgaste natural e precisam ser substituídos com o tempo. Segue abaixo a lista dos itens que podem apresentar desgaste natural:

- Pneus;

• Limpeza de relação;
• Lubrificação de rolamentos e esferas;
• Regulagem de freio e marcha;
• Alinhamento de roda;
• Bicicletas que utilizam componentes de carbono necessitam de lubrificação, tanto na montagem quanto na manutenção, para que não ocorram reações químicas que podem causar avarias entre os componentes;
• A Caloi orienta a verificação de torques a cada cinco pedaladas.

Posteriormente ressaltamos que todos nossos produtos são devidamente testados e avaliados por nossa equipe de qualidade para garantirmos segurança e conforto para todos os nossos ciclistas. Inclusive as nossas bikes são fabricadas com tecnismo aprimorados e possuem certificação ISO), sempre atendendo às normas legais e são reconhecidos pela sua qualidade.

O QUE A GARANTIA NÃO COBRE
1. Despesas com transporte e remoção para conserto. Se o consumidor desejar atendimento domiciliar, ficará sujeito a cobrança de taxa de visita, a critério do Serviço Autorizado;
2. Despesas com limpeza, regulagem, reapertos, alinhamento de quadro e garfo e centragem de rodas, correrão por conta do proprietário.
3. Os itens de desgaste natural em função do uso - não estão acobertados pela garantia. As despesas com as substituições periódicas correrão por conta do proprietário. 3.1. São considerados itens de desgaste natural: • Pneus;• Câmaras de ar; • Sapatas de freio; • Movimento central; • Quaisquer componentes que sofram um desgaste natural por atrito com outras partes ou fadiga e material ocasionado pelo uso do produto.
4. A garantia se restringe ao produto, não cobrindo qualquer repercussão decorrente de avaria, transporte, hospedagem, falta de uso , etc.;
5. Reparos e substituições de peças feitos fora da rede autorizada Caloi;
6. Defeitos decorrentes de acidentes, exposição do produto a condições impróprias, tais como: ambientes úmidos ou salinos, sem os devidos cuidados com a manutenção;
7. Defeitos provocados pela transformação, modificação, ou em decorrência do uso fora das especificações do fabricante;
8. Produtos comprados “no estado” em saldos, ou de “segunda mão” (usados);
9. Defeitos decorrentes da influência de intempéries, de contato com substâncias químicas (corrosivas ou abrasivas), causados por atritos durante o uso (riscos e amassados) e de acidentes;
10.A inobservância de qualquer das recomendações do manual do proprietário acarretará a perda da garantia;
11.Rompimento ou quebra do quadro, garfo, roda ou acessórios, por abuso na sua utilização, tais como empinar, bater, subir ou descer calçadas ou exceder o peso suportado.

WEIGMANN BICICLETAS

Bairro: CENTRO
Telefone: (47) 3322-3944

05/05/2023 às 11:21

EU FIZ DUAS PERGUNTAS SIMPLES QUE NÃO FORAM RESPONDIDAS:

1)Em média, pneus de bicicleta podem durar quantos quilômetros rodando apenas no asfalto sem uso intenso?
2)O que é um vício oculto de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

Da mesma forma que eu fui obrigado a ler o manual do proprietário da bicicleta, vocês são obrigados a ler o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Além disso, vocês são obrigados a ler a jurisprudência pertinente sobre o vício oculto.

Leia a decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), leia o acórdão no REsp 1.787.287 https://**************&data=20211216&formato=PDF).

Favor se ater ao tema VÍCIO OCULTO definido no CDC e na legislação pertinente, favor não repetir informações do manual do proprietário, pois eu tenho o original em mãos.

05/05/2023 às 11:38

Olá, Alexandre.

Após a revisão inicial da sua bicicleta, realize novas revisões completas a cada 3 (três) meses ou após o uso extremo. Em caso de chuva, lama ou qualquer outra condição severa de uso, deve-se realizar a revisão de forma imediata. O processo de revisão consiste na desmontagem, limpeza, check-up e lubrificação de todos os conjuntos mecânicos.

Conforme descrito no manual do proprietário ( https://caloi.com/manuais/) página 78 e 79.

6.2 Períodos recomendados de manutenção da bicicleta

Semanamente
- Verifique se os parafusos do sistema de suspensão estão
apertados.
- Verifique os raios.
- Verifique o pneu.
- Limpe a bicicleta.

Mensalmente
Verifique os aros.
- Verifique e inspecione o ajuste dos acessórios.
- Verifique a corrente e a tensão da corrente.
- Verifique o sistema de frenagem e os cabos de acionamento.
- Verifique o guidão e o suporte do guidão.
- Verifique o selim e o canote.
- Inspecione e lubrifique a roda livre e o câmbio dianteiro

Trimestralmente
Inspecione e lubrifique as manetes de freio.
- Verifique os aros e os pinhões.
- Inspecione o pedivela e os pedais

Anualmente
- Lubrifique as blocagens.
- Lubrifique o canote.
- Lubrifique as roscas e os rolamentos dos pedais.
- Lubrifique os rolamentos das rodas.
- Limpe a bicicleta

Sendo assim, manteremos a tratativa passada anteriormente que nosso time interno avaliou as imagens enviadas através do protocolo CAL856145 e identificamos que a Nota Fiscal foi emitida em 28/12/2019, a garantia para encontra-se expirada há mais de 3 anos.

05/05/2023 às 11:44

Estou falando com um robô?

05/05/2023 às 11:53

Olá, Alexandre.

Além disso, as peças ( pneu) mencionadas são itens de desgaste natural e precisam ser substituídos com o tempo, visto que sua bicicleta possuí mais de 3 anos de uso. Segue abaixo a lista dos itens que podem apresentar desgaste natural:

- Pneus;
- Pedivela;
- Raios;
- Selim;
- Parafusos e porcas.

Todas as interações que recebemos, sejam via mensagem privada ou pública, seguiremos com uma resposta, independente da quantidade de interações.

05/05/2023 às 13:45

Que bom, NÃO ESTOU FALANDO COM UM ROBÔ, espero que não seja o ChatGPT.

Quanto à primeira pergunta. Leia o e-mail encaminhado para ******* em 1 de maio de 2023 às 00:43. (Resumindo: O pneu da bicicleta Schwinn Kalahari aro 29 estourou /.../ Trata-se do pneu original e pouco rodado. Este pneu nunca furou, ou seja, a bicicleta já veio montada e nunca foi necessário desmontá-los. Somente hoje, dia 30/04/2023, tive que desmontá-lo por conta deste estouro /.../ Em 2014, comprei uma Caloi Supra 30 aro 26, eu a tenho até hoje em estado de nova com os pneus originais, apenas um furo /.../ Em 2019 comprei esta bicicleta Schwinn Kalahari. Em 2020 comprei outra bicicleta Schwinn Mojave, tenho estas duas bicicletas em estado de nova, uso elas com certo cuidado em ruas asfaltadas e com a pressão adequada para o meu peso.)
Ou seja: tenho três bicicletas montadas por vocês, elas são utilizadas da mesma forma, os pneus são originais. Podemos dizer que um pneu com pouca quilometragem pode rodar mais de dez anos desde que não tenha sido utilizado de forma intensa como fazem Anna van der Breggen, Márcio May entre outros ciclistas profissionais e desportivos que trocam pneu toda hora.

No caso da minha bicicleta aro 26, pneus originais com 10 anos em bom estado de uso.
Outras duas bicicletas aro 29, pneus originais, utilizadas com a mesma frequência, cuidada e guardada no mesmo local: todos com mais de 3 anos de uso em bom estado.

1) Refaço a pergunta, é possível um pneu durar mais de três anos como no meu caso? É possível um pneu durar mais de 10 anos como no meu caso?

2) Vocês não responderam a segunda pergunta, vamos tentar de novo, que tal retornarmos a minha réplica de 05/05/2023 às 11:21: O que é um vício oculto de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

05/05/2023 às 16:12

Olá, Alexandre.

Tentei contato com você através do telefone cadastrado no Reclame Aqui, porém, sem sucesso.

O motivo da ligação é para informar que estou verificando junto ao nosso time interno através do procolo CAL856446, referente ao seus questionamentos assim que tiver um retorno, te sinalizo por aqui.

09/05/2023 às 12:27

Vamos retornar novamente a pergunta: O que é um vício oculto de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

Vocês são obrigados a ler a jurisprudência pertinente sobre o vício oculto.

09/05/2023 às 12:30

Olá, Alexandre.

Como o pneu e uma peça de desgaste natural, conforme descrito em nosso site (https://caloi.com/garantia-caloi/) e no manual do proprietário, não trata-se de vicio oculto. Dessa forma permaneceremos com a tratativa passada anteriormente que nosso time interno avaliou as imagens enviadas através do protocolo CAL856145 e identificamos que a Nota Fiscal foi emitida em 28/12/2019, a garantia para encontra-se expirada há mais de 3 anos.

09/05/2023 às 13:26

Não resta outra opção, vou pedir ajuda dos órgãos de defesa do consumidor da minha cidade.

09/05/2023 às 13:31

Olá, Alexandre.

Nosso time interno retornou através do protocolo CAL856446, informando que os pneus podem sofre desgastes naturais de acordo com o tempo e uso da bicicleta, não conseguimos mensurar quanto tempo eles vão durar pois é de acordo com uso, formas de armazenamento e limpeza e há uma série de fatores (que independem do fabricante) que podem impactar na duração e conservação dos pneus.

Por isso que é necessário manter as manutenções periódicas, citadas abaixo:
Sobre as manutenções periódicas, de responsabilidade do consumidor:
Limpeza de relação;
• Lubrificação de rolamentos e esferas;
• Regulagem de freio e marcha;
• Alinhamento de roda;
• A Caloi orienta a verificação de torques a cada cinco pedaladas.

09/05/2023 às 13:34

Estou falando com um robô?

09/05/2023 às 13:40

Olá, Alexandre.

Manteremos a tratativa como o pneu e uma peça de desgaste natural, conforme descrito em nosso site (https://caloi.com/garantia-caloi/) e no manual do proprietário, não trata-se de vicio oculto. Dessa forma permaneceremos com a tratativa passada anteriormente que nosso time interno avaliou as imagens enviadas através do protocolo CAL856145 e identificamos que a Nota Fiscal foi emitida em 28/12/2019, a garantia para encontra-se expirada há mais de 3 anos.

09/05/2023 às 13:44

Cite um exemplo ou um de vício oculto numa bicicleta fabrica por vocês?

09/05/2023 às 16:17

Olá, Alexandre.

Todas informações e orientações foram repassadas em contatos anteriores, reforço que como pneu e uma peça de desgaste natural, conforme descrito em nosso site (https://caloi.com/garantia-caloi/) e no manual do proprietário, não trata-se de vicio oculto. Dessa forma permaneceremos com a tratativa passada anteriormente que nosso time interno avaliou as imagens enviadas através do protocolo CAL856145 e identificamos que a Nota Fiscal foi emitida em 28/12/2019, a garantia para encontra-se expirada há mais de 3 anos.

Consideração final

30/11/2023 às 00:00

Está com problemas com Caloi - Cannondale?