Cesta de café da manhã com produtos deteriorados

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

11/06/2025 às 10:37

ID: 219393161

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

No dia 10/06/2025 recebi um presente: uma cesta de café da manhã da empresa Caminho da Fazenda, porém todos os pães e bolos estavam extremamente duros, envelhecidos e incomestíveis.
Sei que a cesta é cara, mas só tem nome, porque eu não consegui comer absolutamente nada. Estava tudo duro e ruim.
Gostaria de uma reparação de danos, pois foi tudo para o lixo.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/06/2025 às 14:45

Ola Larissa!

Identificamos sua reclamação, embora cause estranhamento, pois no momento do recebimento da cesta conforme foto gentilmente enviada pela senhora não houve qualquer manifestação de insatisfação. Pelo contrário, a imagem demonstra o bom estado da entrega e o zelo habitual com que preparamos cada item.

Também não recebemos nenhum contato prévio em nossos canais oficiais para relatar qualquer problema ou solicitar solução amigável, sendo esta a primeira manifestação registrada, no dia seguinte, já em caráter público.

Ressaltamos que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), qualquer alegação de defeito ou insatisfação deve ser comprovada e informada em tempo hábil, com o produto preservado para eventual análise, conforme previsto no Art. 18, 1. Ao descartar todos os itens, infelizmente, não há como validar as alegações feitas.

Reforçamos que nossa equipe está sempre disponível para acolher e solucionar dúvidas ou insatisfações de forma respeitosa e responsável. Mas também não podemos compactuar com ações que busquem ressarcimento sem critérios justos ou respaldo técnico.

Seguimos à disposição.

Atenciosamente,
Equipe Caminho da Fazenda

Réplica do consumidor

18/06/2025 às 16:01

Entrei em contato várias vezes com a empresa para tentar solucionar o caso e em todas as ocasiões só me mandaram esperar. Tenho todos os prints e provas.
Eu não teria feito uma reclamação pública se os itens estivessem bons, inclusive mandei vídeo e tenho outros vídeos dos pães horríveis que foram entregues.

Ninguém procurou solucionar o meu problema em tempo hábil e eu tenho provas da própria empresa adiando prazos e não me dando quaisquer respostas.

O restante os pães que não foram para o lixo ainda estão aqui. Caso queiram confirmar, se essa é a questão e o que vcs precisam.

Eu exijo uma reparação pelos danos causados.

Réplica da empresa

20/06/2025 às 12:27

Agradecemos sua réplica e esclarecemos que levamos a sério qualquer manifestação de insatisfação desde que baseada em fatos e provas consistentes.

Conforme já relatado, no momento da entrega, a senhora compartilhou uma imagem da cesta indicando bom estado e satisfação, sem apontar qualquer irregularidade. A primeira notificação formal registrada por nós foi por meio deste canal, após o consumo parcial e descarte de parte dos itens, o que compromete a análise e inviabiliza a substituição imediata.

Ainda assim, diante de sua nova manifestação afirmando que parte dos itens foram preservados, colocamo-nos à disposição para realizar a coleta dos produtos remanescentes para análise técnica. Essa etapa é indispensável conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, e somente após esse procedimento será possível avaliar a existência de qualquer falha e, se for o caso, propor uma solução.

Nosso atendimento segue um fluxo interno criterioso, e não localizamos registros de negativa de resposta ou adiamento injustificado. Se houver materiais adicionais, podemos anexá-los ao processo interno de apuração. Reforçamos que buscamos agir com ética e respeito, mas não podemos acatar exigências infundadas ou sem comprovação técnica.

Aguardamos o envio dos dados para coleta dos itens informados.

Atenciosamente,
Equipe Caminho da Fazenda

Réplica do consumidor

23/06/2025 às 13:01

O que vocês alegam é inconsistente com as provas das diversas manifestações de insatisfação com o produto recebido.
Procurei a empresa no dia seguinte ao acontecimento e mesmo assim ninguém pediu para retirar os produtos para avaliação. Apenas me pediram para aguardar. Desde então já se passaram muito tempo e até então não tenho qualquer posicionamento da empresa.

Os produtos estão disponíveis para coleta.

As gravações que fiz dos produtos mostram as datas, PROVANDO a má qualidade do produto oferecido.

Estou a disposição para resolver tudo isso da melhor forma e tenho tentado resolver isso amigávelmente. No entanto não recebi o mesmo posicionamento da empresa.

Réplica da empresa

23/06/2025 às 14:58

Agradecemos sua nova manifestação, mas é importante deixar registrado publicamente os seguintes fatos:

Seu primeiro relato, enviado por WhatsApp, informava que todos os produtos da cesta haviam sido descartados. Em nenhum momento, àquela altura, foi mencionada a possibilidade de coleta ou análise dos itens.

Diante disso, e mesmo sem evidências técnicas, a empresa, de boa fé, ofereceu a reposição de parte dos produtos como forma de encerrar o caso amigavelmente proposta que foi formalmente recusada pela senhora.

Em sua mensagem seguinte, a senhora impôs unilateralmente uma nova condição de reembolso de 50% do valor, sem qualquer análise técnica prévia, sem abertura para diálogo ou conciliação, e sem que o comprador original tenha feito tal solicitação.

Somente após a recusa do reembolso, a senhora passou a afirmar que os produtos estavam disponíveis para coleta contradizendo sua declaração anterior de que tudo foi para o lixo.

Como prevê o Código de Defesa do Consumidor (Art. 18, 1), a substituição, devolução ou reembolso de produtos só pode ocorrer após análise técnica, sendo indispensável a preservação dos itens no momento do primeiro contato. Esse procedimento não pôde ser seguido devido às informações iniciais prestadas pela senhora.

Por fim, reforçamos que não há respaldo legal ou técnico para o reembolso solicitado, e que não cabe ao consumidor impor valores ou condições unilaterais de compensação sem processo de análise regular.

Caso ainda deseje, podemos realizar a coleta dos itens remanescentes para análise técnica. Basta encaminhar os dados completos de retirada para que possamos encerrar a tratativa com base em critérios justos e legais.

Seguimos à disposição para concluir este processo de forma ética, mas com o devido respeito aos procedimentos corretos.

Atenciosamente,
Equipe Caminho da Fazenda

Réplica do consumidor

23/06/2025 às 15:19

Vocês agem completamente de má fé. Em NENHUM momento houve qualquer imposição de valor unilateralmente.
Estávamos tentando chegar a um acordo. Quem impôs uma nova fornada de pães foi a empresa, sem qualquer outra possibilidade de conciliação ou diálogo.
Eu já havia dito na outra mensagem que os pães estavam DISPONÍVEIS para a retirada, inclusive alguns estão intactos em sua embalagem. NO ENTANTO, MESMO COM INFORMAÇÃO VOCÊS NÃO FIZERAM ABSOLUTAMENTE NADA PARA RETIRAR OS PRODUTOS E FAZER QUALQUER ANÁLISE.

Manifesto aqui a minha profunda insatisfação com a forma desrespeitosa, intransigente e omissa com que a empresa tem conduzido a situação referente à entrega e posterior NÃO retirada dos produtos (pães), cuja qualidade foi questionada por ambas as partes.

Em nenhum momento houve imposição unilateral de valores da minha parte. Pelo contrário, estive sempre aberta ao diálogo e busquei, de boa-fé, uma solução consensual para o impasse. A tentativa de acordo foi interrompida unilateralmente pela empresa, que impôs uma nova remessa de produtos como suposta solução, sem abrir espaço para negociação ou consentimento prévio.

Cumpre destacar que, conforme informado anteriormente, os produtos ESTÃO DISPONÍVEIS para retirada, inclusive alguns permanecem intactos em sua embalagem original, condição ideal para análise técnica. Apesar disso, a empresa não tomou qualquer providência para recolhimento dos itens ou averiguação da qualidade, configurando INÉRCIA injustificável diante de um DEVER básico do fornecedor.

Ressalto que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece, em seu artigo 6, inciso VI, que o consumidor possui o direito à efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais. Ainda, o artigo 18 do CDC impõe ao fornecedor o dever de sanar vícios do produto no prazo máximo de 30 dias, sendo possível, em caso de omissão, exigir alternativamente a substituição, devolução do valor pago ou abatimento proporcional.

Propostas de soluções, não apenas uma como vocês indicaram, mas 3, sendo que uma delas foi SUGERIDA por minha parte explicado que Infelizmente, o que deveria ser um momento de alegria acabou sendo frustrante, devido à má qualidade dos produtos recebidos e à falta de agilidade da empresa em propor qualquer solução em tempo hábil.
Os pães e bolos entregues estavam em condições inadequadas para o consumo, o que não apenas comprometeu a experiência, como também gerou um grande constrangimento, já que precisei relatar o ocorrido à pessoa que me presenteou.
Considerando o desgaste emocional e o tempo perdido ao longo de quase três semanas tentando resolver a situação, disse que não desejaria receber uma nova remessa de produtos, pois neste momento isso não teria utilidade e não repararia os transtornos vividos desde o momento do recebimento da cesta.

A postura da empresa, marcada pela ausência de empatia, diálogo e solução adequada, fere princípios fundamentais da relação de consumo, especialmente os princípios da boa-fé objetiva e da transparência (art. 4, III, CDC), além de representar uma prática abusiva, nos termos do artigo 39, inciso IV.

Diante do exposto, reitero o pedido de retirada imediata dos produtos ainda disponíveis, a realização da análise técnica, e a busca efetiva por uma solução conciliatória, sob pena de adoção das medidas legais cabíveis, inclusive registro da reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor (Procon) e, se necessário, judicialização da demanda por perdas e danos.

Réplica do consumidor

07/07/2025 às 11:44

A empresa até hoje não me procurou para fazer a retirada dos produtos. Total descaso com o consumidor.

Réplica do consumidor

09/10/2025 às 08:26

A empresa é um lixo!