Uso indevido de dados e cobrança indevida

Não resolvido
Piracicaba - SP
16/04/2026 às 12:54
ID: 246228541
Trabalhei nesta empresa por aproximadamente 4 a 5 meses. Durante esse período, realizei um cadastro para o serviço de injeção de energia em minha residência, com o objetivo de bater metas internas. No entanto, esse cadastro foi negado pelo setor financeiro da própria empresa, não havendo continuidade no processo.
Após meses da minha saída da empresa, fui surpreendida com a realização da injeção de energia em minha unidade consumidora, sem qualquer consentimento ou autorização da minha parte. A partir disso, passaram a ser geradas cobranças indevidas em minha fatura de energia, vinculadas a um contrato assinado no mês de abril que, reforço, não teve continuidade aprovada pela empresa na época.
Já solicitei o cancelamento junto aos responsáveis, porém, até o momento o problema não foi resolvido, e as cobranças continuam sendo realizadas de forma indevida.
Diante disso, solicito:
O cancelamento imediato do serviço
A exclusão de qualquer vínculo contratual ativo
A suspensão das cobranças indevidas
Compartilhe
Resposta da empresa
08/05/2026 às 17:39
Prezado(a), saudações!
Conforme já esclarecido em nossos contatos anteriores, não houve utilização indevida de dados nem ativação irregular do serviço, uma vez que toda a operação ocorreu mediante contratação formalizada entre as partes, com documentação comprobatória e aceite realizado no fluxo regular de adesão.
O referido contrato seguiu os procedimentos internos de validação e aprovação, incluindo as etapas de onboarding e confirmação da adesão por você, motivo pelo qual a unidade consumidora passou a receber os créditos de energia normalmente, conforme previsto contratualmente.
Dessa forma, as cobranças realizadas decorreram da efetiva prestação do serviço ao longo do período em que houve fornecimento dos créditos de energia.
Quanto à solicitação de cancelamento, informamos que ela foi devidamente recebida dia 16/04/2026 por nossos canais oficiais e tratada conforme as condições previstas contratualmente, inclusive com os respectivos esclarecimentos e documentos encaminhados ao seu e-mail cadastrado.
A Canal Verde permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais por meio dos nossos canais oficiais de atendimento, reafirmando seu compromisso com a transparência, a boa-fé e o cumprimento dos procedimentos legais e contratuais aplicáveis.
Atenciosamente,
Canal Verde Cooperativa de Energias Renováveis
Consideração final do consumidor
09/05/2026 às 11:05
Pessima empresa, engana os clientes, forçam a todo o custo enviar energia mesmo após ser negado por eles mesmo. Uma vez que primeiro você assina um contrato e depois passa pela avaliação do financeiro deles.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
28/05/2026 às 08:21
Prezada Thalia,
Conforme esclarecido anteriormente, o processo de adesão da Canal Verde ocorre em duas etapas: assinatura inicial da proposta e posterior análise cadastral, procedimento padrão aplicado a todos os clientes.
No seu caso, após a análise interna, o cadastro foi aprovado e houve confirmação no processo de onboarding, com aceite para continuidade da adesão e início do fornecimento dos créditos de energia, que foram efetivamente disponibilizados na unidade consumidora.
Dessa forma, as cobranças realizadas referem-se ao serviço prestado durante o período em que a unidade recebeu os créditos de energia.
Permanecemos à disposição pelos nossos canais oficiais de atendimento.
Atenciosamente,
Canal Verde Cooperativa de Energias Renováveis.