Reclamação de Dificuldade no Cancelamento do Serviço de Revisão Planejada Volkswagen e Descumprimento Contratual

Respondida
São Paulo - SP
02/06/2026 às 10:15
ID: 250310609
Venho por meio desta formalizar uma reclamação de extrema gravidade a respeito do atendimento e do descumprimento contratual por parte da Volkswagen e de sua rede de atendimento.
Recentemente, vendi o meu veículo TCross Sense, Placa [*****], e decidi solicitar o cancelamento do serviço de Revisão Planejada que havia contratado.
Para minha surpresa e indignação, estou enfrentando barreiras injustificáveis para exercer um direito que é meu:
1 Desinformação do Consultor: Ao procurar o consultor da concessionária Fábio Volks Caraiga Ulysses Reis, responsável pela venda do veículo, fui informado textualmente por ele de que seria "impossível" cancelar o plano. Tal afirmação é [Editado pelo Reclame Aqui] e contradiz diretamente as cláusulas de rescisão presentes no próprio contrato do serviço.
2 Boicote no Canal Telefônico: Diante da recusa na concessionária, tentei utilizar o canal telefônico oficial oferecido pela Volkswagen. Por 4 (quatro) vezes consecutivas, ao selecionar a opção correspondente ao serviço de Revisão Planejada no menu de atendimento eletrônico, a ligação é derrubada automaticamente.
Essa situação configura uma clara violação ao Código de Defesa do Consumidor (Art. 6, IV e Art. 39, V), caracterizando prática abusiva ao dificultar ou impedir a rescisão contratual e reter o consumidor em um serviço que ele não deseja mais e do qual já pediu o desligamento. É inadmissível que uma marca que se diz "excelente" preste um serviço de pós-venda tão precário e burocrático.
Diante do exposto, exijo:
O cancelamento imediato do plano de Revisão Planejada, com efeitos retroativos à data da minha primeira tentativa de contato.
O cálculo e o estorno/reembolso de eventuais valores devidos, conforme previsto em contrato para rescisões antecipadas.
Uma resposta formal por escrito sobre esta manifestação em até 48 horas.
Caso o problema não seja resolvido de forma imediata por esta via administrativa, protocolarei esta mesma denúncia junto ao Procon e, se necessário, acionarei o Juizado Especial Cível pelos transtornos e perda de tempo útil causados.
No aguardo de uma solução urgente.
Atenciosamente,
Compartilhe
Resposta da empresa
03/06/2026 às 13:45
Ao
Sr. T. Brito Samu
Ref. Reclamação referente ao Programa de Revisões Planejadas da VW do Brasil
Prezado Senhor,
Ao mesmo tempo em que agradecemos a sua mensagem, temos a ponderar:
01. A cerne da sua reclamação gira em torno da sua decisão de rescindir o contrato sobre a compra de Revisões Programas que o senhor celebrou com o Banco VW.
02. Por se tratar de um contrato bilateral, entre o senhor e o Banco VW, a Caraigá não tem autoridade de efetivar o cancelamento.
03. Todavia, no sentido de lhe prestar apoio, entramos em contato com o Canal de Comunicação do Banco VW, colhemos as informações e, caso seja da sua conveniência, poderemos ajudá-lo nesse processo.
04. Portanto, como ponto de partida, precisamos de um e-mail para o qual lhe remeteremos um documento padrão do Banco VW, o qual, preenchido, assinado e devolvido, a Caraigá fará todo o trâmite junto ao Banco.
05. Aguardamos, pois, a informação do seu e-mail para dar sequência ao processo.
Permanecemos ao seu dispor.
Atenciosamente
Caraigá Veículos Ltda.
Luiz Carlos V. Junior