Estufa de Salgados trincada e descaso no pós-venda pela Carmel Imports

Resolvido
Salvador - BA
14/03/2026 às 05:45
ID: 243246875
Produto de vidro entregue trincado e descaso no pós-venda (Compra #*****)
Mensagem:
"Comprei uma Estufa de Salgados Edanca através do Mercado Livre com a Carmel Imports e o produto chegou com o vidro lateral trincado. O dano é um vício oculto que só foi percebido durante a montagem da vitrine, indicando impacto ou estresse no transporte.
Sou microempreendedor, trabalho com lanches em Salvador e dependo do equipamento para trabalhar. Não posso utilizar uma estufa com vidro rachado por ser perigoso e ferir normas sanitárias.
O atendimento da empresa via WhatsApp (*****) é burocrático e ignorou meus direitos:
Risco à Integridade: Querem que eu embale um vidro trincado e cortante por conta própria, sendo que a caixa original foi descartada após a abertura. Isso é perigoso e eu não tenho materiais de proteção.
Impossibilidade Logística: Trabalho em outro município e não tenho tempo para levar um produto pesado e cortante aos Correios, que inclusive recusam cargas desse tipo.
Código de Defesa do Consumidor: O Art. 18 do CDC responsabiliza o fornecedor pelo vício de qualidade. A falta da embalagem original não retira o meu direito ao estorno imediato.
Exijo o REEMBOLSO IMEDIATO do valor pago (R$ 295,98) sem a necessidade de devolução física, dada a periculosidade do vidro avariado e a inviabilidade de transporte seguro. Caso contrário, levarei o caso ao Procon-BA e ao Consumidor.gov.br."
Compartilhe
Resposta da empresa
16/03/2026 às 16:19
Olá, Alexandre Menezes. Tudo bem?
Lamentamos sinceramente pelo ocorrido com o produto e entendemos o transtorno causado. Desde o primeiro contato buscamos uma solução rápida para o seu caso.
Mesmo antes da conclusão do processo de devolução, realizamos o reembolso integral do valor pago (R$ 295,98) como gesto de boa-fé, para que o senhor não ficasse aguardando a resolução para receber o valor.
No entanto, conforme procedimento padrão de qualquer operação de venda , o reembolso não elimina a obrigação de devolução da mercadoria, uma vez que o produto permanece como propriedade do fornecedor após a restituição do valor.
Sobre os pontos mencionados:
A ausência da embalagem original não impede a devolução, sendo possível utilizar outra embalagem segura para transporte.
Caso haja risco com o vidro, orientamos envolver a área danificada com papelão, plástico bolha ou material similar, apenas para proteção durante o transporte.
A logística reversa foi disponibilizada justamente para que a devolução ocorra sem custo ao cliente.
Reforçamos que não é possível manter o produto e o valor pago simultaneamente, pois isso caracteriza retenção indevida de mercadoria após reembolso .
Dessa forma, solicitamos gentilmente que seja realizada a devolução . Caso precise de orientação para embalar o produto de forma segura, nossa equipe pode auxiliá-lo.
Permanecemos à disposição para ajudar na finalização do processo da forma mais simples possível.
Atenciosamente,
Equipe Carmel Imports
Réplica do consumidor
16/03/2026 às 21:06
Prezados,
Esclareço que a resolução final deste caso foi dada pelo Mercado Livre (Compra #*****), que após analisar as fotos do vidro estilhaçado e a inviabilidade de transporte seguro, encerrou a mediação com reembolso integral e me desobrigou da devolução física via Correios.
Conforme mensagem oficial da plataforma: 'Quanto ao produto danificado, se a transportadora passar por aí, basta entregá-lo. Caso contrário, você pode decidir o que for melhor para você.'
Portanto:
Não realizarei postagem em agência dos Correios, pois o transporte de vidros quebrados é proibido pelas normas de segurança da própria instituição e oferece risco à minha integridade física (Art. 8 do CDC).
O produto está disponível para coleta domiciliar em meu endereço. Caso a empresa deseje reaver o bem, deve enviar transportadora própria com embalagem adequada para material cortante.
Se a coleta não ocorrer em até 48h, procederei com o descarte seguro e ambientalmente correto do vidro, uma vez que, por normas sanitárias, não posso manter material cortante e contaminável em meu local de trabalho (lanchonete).
Considero o caso encerrado financeiramente pelo Mercado Livre. Qualquer tentativa de intimidação sobre 'retenção indevida' é improcedente, visto que o impedimento da devolução é a falta de logística segura da própria empresa para materiais perigosos."
Consideração final do consumidor
26/03/2026 às 19:52
empecilhos
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
4