Cliente relata constrangimento e mau atendimento em supermercado, resultando na perda de confiança e intenção de não retornar.

Não respondida
Cariacica - ES
02/06/2026 às 11:17
ID: 250328413
Venho registrar minha profunda insatisfação com o atendimento que recebi no supermercado Sempre Tem, em Cariacica, no dia 30/05.
Na ocasião, eu e meu esposo fomos ao estabelecimento para realizar compras e permanecemos algumas horas no local. Desde o momento em que chegamos ao caixa, fomos atendidos por um colaborador extremamente mal-educado, que sequer nos cumprimentou com um "boa tarde". Durante todo o atendimento, ele permaneceu conversando e fazendo brincadeiras inadequadas com outros funcionários, utilizando expressões como "[Editado pelo Reclame Aqui]" e "[Editado pelo Reclame Aqui]", comportamento totalmente incompatível com um ambiente profissional e que nós, como clientes, não deveríamos ser obrigados a presenciar.
Após passarmos todas as compras, fui informada de que um dos meus tickets de pagamento não era aceito pelo estabelecimento. Questionei a situação, pois já havia realizado compras anteriormente utilizando esse mesmo benefício. Em resposta, fui tratada com deboche e total falta de empatia, recebendo apenas a informação de que o ticket não seria aceito.
Buscando esclarecimentos, dirigi-me ao atendimento, onde havia três funcionários. Fui atendida por uma senhora de óculos que demonstrou extrema falta de preparo para lidar com o público. Em tom alto, ela questionou outro colaborador sobre a situação e afirmou de forma ríspida: "Não aceita e é isso". Em nenhum momento fui acolhida ou tratada com respeito.
Gostaria de destacar que eu não estava pedindo nenhum favor e possuía outras formas de pagamento para concluir minha compra. Ainda assim, a funcionária informou que existia outra máquina que poderia ser utilizada para tentar processar o ticket, mas que não faria isso porque, segundo ela, qualquer custo "sairia do bolso dela" e ela não pagaria nada para ninguém.
Diante da grosseria e da falta de respeito, solicitei falar com o gerente. A funcionária apenas apontou para outro lado da loja e informou, em alto e bom som, que eu deveria sair dali e procurá-lo para solicitar sua presença. Ao me afastar, ela continuou fazendo comentários debochados com outros colaboradores, chegando a afirmar que eu não tinha dinheiro para pagar e que queria estar certa na situação.
Felizmente, ao conversar com o gerente, fui tratada com educação e respeito. Inclusive, a primeira informação que ele me deu foi que a própria funcionária poderia ter solicitado sua presença sem qualquer dificuldade. O gerente demonstrou profissionalismo e disposição para ajudar, atitude completamente diferente daquela apresentada pelos demais colaboradores envolvidos.
Mesmo reconhecendo a postura adequada do gerente, não posso deixar de registrar a humilhação e o constrangimento que eu e meu esposo passamos durante essa experiência. Considero inaceitável que clientes sejam tratados dessa forma dentro de um estabelecimento comercial.
Diante dos fatos relatados, solicito que a empresa apure o ocorrido, adote as medidas cabíveis e promova treinamento adequado aos colaboradores responsáveis, para que situações semelhantes não voltem a acontecer com outros clientes.
Após essa experiência, perdi completamente a confiança no estabelecimento e, sinceramente, não pretendo retornar ao supermercado. Também estou avaliando a adoção das medidas judiciais cabíveis em razão do constrangimento e do tratamento desrespeitoso sofridos.