Dívida quitada ainda consta nos órgãos de proteção ao crédito após meses do pagamento

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Monte Mor - SP

27/08/2026 às 15:10

ID: 256539419

Fiz um acordo pelo Serasa e já paguei, tente fazer direito na central e não consegui, atendimento eletrônico e muito ruim e nunca caia na atendente, hoje fui pesquisar no registrato e a dívida ainda está lá, já faz meses que paguei. Solicito a retirada do órgão de proteção registro, spc, Serasa, boa vista. Sobre direito de entrar com ação extrajudicial

Compartilhe

Resposta da empresa

29/08/2026 às 08:06

Olá, Grazyele ,espero que esteja bem

Em resposta a sua manifestação

Informamos que, após você ter ultrapassado o prazo de 60 dias em atraso, conforme Resolução 2.682 de 21/12/1999 do Conselho Monetário Nacional, o seu cartão Atacadão foi cancelado de forma definitiva e o saldo total devedor foi antecipado para quitação, conforme cláusula contratual.

No dia 07/07/2026, você formalizou uma negociação para pagamento a vista R$408,41


Com isso, afirmamos que a dívida que possuía em relação ao cartão foi quitada somente em julho/2026

Obs Conforme evidencias enviada base era referente ao mês junho aonde ainda não havia sido feito o acordo



Sendo assim, em atendimento à norma do Banco Central que estabelece a obrigatoriedade do Banco em registrar as dívidas de seus clientes junto ao SCR, o débito supramencionado foi devidamente registrado.

O que é o SCR?

O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) mostra todas as suas dívidas e compromissos com bancos e instituições do Sistema Financeiro Nacional.

Ele apresenta o saldo devedor e o tipo de operação de crédito, se a dívida está em dia ou em atraso, limites de crédito (inclusive de cartões de crédito e cheque especial) e outras informações.

Para que serve o SCR?

O relatório serve para você:

Conhecer os valores dos seus contratos de crédito informados ao BC;
Avaliar se está muito endividado e se deve ou não contratar mais uma operação de crédito;
Conferir se existe alguma dívida registrada em seu nome que você não contratou;
Conhecer melhor suas dívidas, para tentar renegociar ou fazer portabilidade para outro banco.


Atenção! Se você teve uma dívida em atraso no passado, o histórico das anotações NÃO muda e a dívida continuará aparecendo nos meses em que ficou atrasada.

Qual o prazo de atualização do SCR?


O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) não é atualizado imediatamente após o pagamento da dívida. Os bancos enviam as informações uma única vez por mês.

Para ver se a dívida foi paga, você pode consultar o relatório no final do mês seguinte ao pagamento. O sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nas datas em que ficou atrasada.

Se precisar comprovar o pagamento antes da atualização, peça o comprovante de quitação ao banco. Ressaltamos, contudo, que isso não atualiza o relatório. A atualização ocorrerá apenas no final do mês seguinte ao pagamento da dívida.

Classificação das dívidas no SCR

No relatório do SCR, as dívidas podem ser classificadas como:

Em dia: parcelas ainda não vencidas ou vencidas há 14 dias;
Vencida: parcelas vencidas há mais de 14 dias.

Importante! Agora, dívidas vencidas e em prejuízo aparecem juntas na coluna “Vencida”, e a coluna “Em prejuízo” foi eliminada. A mudança decorre das regras dispostas na Resolução CMN 4.966/2021.

Paguei a dívida, mas ela ainda aparece no histórico do relatório

​O sistema não limpa o histórico e a dívida continua aparecendo nos meses em que ela existia.

Um pagamento realizado não altera posições passadas, somente posições futuras.

Por exemplo: se houver uma pendência no mês de setembro que foi paga no mês de outubro, aquela pendência permanecerá registrada no relatório de setembro, pois era a situação naquele mês, mas não aparecerá mais no relatório de outubro, pois foi regularizada. O relatório do mês de outubro estará disponível para consulta no final do mês de novembro.

Essas e outras informações referentes ao SCR podem ser consultadas diretamente na FAQ disponibilizada pelo Banco Central do Brasil, no link: https://www.bcb.gov.br/meubc/faqs/s/relatorio-de-emprestimos-e-financiamentos-scr

Aconselhamos que a consulta seja realizada ultima base divulgada referente ao mês julho subsequente à data-base desejada.

O Atacadão não pede informações sigilosas como senhas e códigos por telefone, e nem marcamos retirada de cartões em sua residência ou solicitamos a devolução de cartões por correios. Caso receba alguma ligação suspeita em nome do Atacadão, entre em contato com a gente por nossos canais oficiais, lembrando que não entramos em contato para realizar atendimentos financeiros através do WhatsApp. Mantenha sigilo absoluto sobre sua senha e nunca a informe a terceiros.

Equipe de Relacionamento - Cartão Atacadão
www.cartaoatacadao.com.br

Central de Relacionamentos cartão Atacadão:
4004 8899 Capitais e Regiões Metropolitanas
0800 722 8472 Demais Localidades
Atendimento humano: Segunda a sábado, das 8h às 21h (exceto feriados)
Atendimento eletrônico: 24 horas, 7 dias por semana.

SAC: 0800 704 0184
Atendimento humano e eletrônico: 24 horas.