Certidões de nada consta emitidas incorretamente e falta de assistência no cartório 8RGi

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

27/07/2025 às 12:29

ID: 223091153

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

No dia 10 de julho fui ao cartório 8RGi de registro de imóveis no centro do Rio de janeiro uruguaiana para fazer um pedido de 10 certidões totalizando um valor de 1.585,6 reais sendo que antes de fazer o pedido pedi para o atendente se poderia consultar já que deveria pagar primeiro o número 505 e 509 porque se nao constasse imóvel no 505 seria no 509 pois precisava saber se possuía residência para anexar no processo judicial para fins de intimação e se não teria outro setor que poderia estar fazendo a consulta e o mesmo alegou que não poderia consultar questionei o porque já que não poderia fazer o pedido "as cegas" então disse que era normas do cartório, como estava precisando com urgência e nao teria outro cartório somente esse ja que os endereços constavam somente lá paguei e ele começou a fazer o pedido após 7 dias fui pega-las e me deparo com todas as certidões como NADA CONSTA voltei duas vezes no cartório para pedir esclarecimentos pois não consultaram para mim e ainda gastei dinheiro sem poder em vão pois não serviria pra nada essas certidões já que não constam imóveis, pedi encarecidamente que precisava falar com alguém responsável que não é possível um cartório não ter ninguém responsável, depois de muito custo e muitas explicações me encaminharam para "substituta" a qual expliquei toda a situação, então ela pesquisou os dois endereços 505 e 509 e que somente no 509 constava imóvel e no 505 não então disse o que poderia estar fazendo pra me ajudar já que foi um erro do atendente em não me informar corretamente e mesmo assim não tiveram empatia e ética de profissionais pelo o que aconteceu comigo e me informaram que não poderia estar fazendo nada.Me sinto [Editado pelo Reclame Aqui], muito prejudicada com a falta de responsabilidade das pessoas que trabalham nesse cartório em não informar o cidadão corretamente, desembolsar R$1.585,6 reais em vão, não poderei colocar essas certidões no processo, dinheiro e tempo perdidos... por isso recorri a outros meios de ajuda para tentar resolver isso da melhor forma possível, não é de hoje que as pessoas tem problemas com esse cartorio, após o ocorrido fui pesquisar sobre as avaliações e sao muito baixas, não queria o dinheiro de volta só precisava que eles tirassem as certidões corretamente a qual não pude consultar por falta de informações coerentes.

Compartilhe

Resposta da empresa

01/08/2025 às 09:44

Prezada,
O Atendente não faz a busca do endereço para saber se há ou não registro do imóvel em questão.
Esta informação constará na Certidão solicitada.
A pesquisa é feita no Setor de Certidão, para que seja feita a emissão do documento.
Como o atendimento com a Oficial Substituta foi solicitado após a emissão do documento, não há como devolver o valor, uma vez que a Certidão foi emitida.

Réplica do consumidor

04/08/2025 às 13:40

Como vocês não reconhecem a falha de vocês como prestadores de serviço a população, por falta de informações corretas eu acabei tirando as certidões sem antes saber que eu poderia estar consultando o endereço, não obtive essa informação, quando fui fazer o pedido o atendente disse que não poderia consultar mas em nenhum momento disse que eu poderia estar consultando antes de tirar e desembolsar um valor muito alto pois vou precisar das certidões, a minha questão aqui não é sobre o reembolso do dinheiro e sim que fizeram o pedido sem antes ter me dado a oportunidade de eu consultar, estava em dúvida de dois números, coloquei um número a qual nao consta residência nenhuma, tiraram 12 certidões como nada consta e é justamente no outro número que constam residências a qual vou precisar pra fins judicial... acho uma falta de ética e responsabilidade, vocês me omitiram a não consultar um documento a qual é caro, nao tenho condições de estar pagando novamente pois juntei dinheiro, paguei por ele e necessito para uma causa importante.