Inventário extrajudicial parado e atraso na emissão da escritura, gerando risco de prejuízo judicial.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Salvador - BA

14/11/2025 às 13:18

ID: 231912079

Descrição da Reclamação:
Meu nome é *****, sou herdeiro de ***** (CPF: *****) e estou conduzindo o inventário extrajudicial junto ao Cartório Catizane, em *****.

No dia 31/10/2025, enviei toda a documentação e certidões atualizadas, conforme solicitado previamente pelo próprio cartório. As taxas e impostos já estão 100% pagos, e não há qualquer pendência por parte da família ou da advogada constituída.

Apesar disso, já se passaram mais de 15 dias desde a entrega completa da documentação e não houve nenhum avanço prático. O processo foi apenas distribuído para a escrevente, mas permanece parado, sem envio da minuta, sem previsão e sem qualquer posicionamento concreto.

Estou sob prazo judicial federal, determinado por um juiz, para apresentação da escritura de inventário. O atraso do cartório pode causar prejuízos processuais graves, totalmente alheios à minha responsabilidade.

A comunicação com o cartório se limita a respostas genéricas de aguardar disponibilidade, mesmo após sucessivos pedidos de urgência e reforço do risco jurídico envolvido.

Solicito:

Posição imediata sobre o andamento real do inventário;

Prazo claro e objetivo para elaboração e envio da minuta;

Adoção das providências internas necessárias para evitar prejuízos à família e descumprimento de prazo judicial.

Preciso desse documento com a máxima urgência e não posso mais aceitar a ausência de informações e o atraso injustificado.

Aguardo retorno urgente.

Atenciosamente,
*****
Telefone: *****

Compartilhe