Cobrança excessiva de água após alegação de vazamento com medição incorreta e falta de clareza na resolução do problema.

Respondida
Caucaia - CE
04/12/2025 às 16:54
ID: 233752385
Meu consumo médio de água sempre foi de aproximadamente **R$ 75 por mês**. Entretanto, a empresa me notificou, muito tempo depois, sobre uma **suspeita de vazamento**, informando que meu consumo teria chegado a cerca de **4.500 reais**, o que equivale a aproximadamente **153 m** de água quantidade suficiente para encher várias piscinas. Ou seja, algo totalmente fora do normal e que certamente teria sido percebido se houvesse um vazamento dessa proporção.
Segundo a empresa, a última verificação de vazamento havia sido feita em **23 de outubro de 2025**. Depois disso, combinamos uma visita técnica, que aconteceu no dia **2 de dezembro**. O técnico identificou apenas um **pequeno vazamento** dentro do vaso, quase imperceptível, e afirmou claramente que **isso não justificaria** aquele consumo tão alto no mês citado. Ele inclusive levantou a hipótese de um possível vazamento no **medidor do condomínio**.
Mesmo assim, depois, a empresa me respondeu como se esse vazamento mínimo fosse suficiente para explicar todo o consumo absurdo registrado em outubro, o que não faz sentido. Eu verifiquei diariamente com a empresa se ainda aparecia alguma notificação de vazamento, e sempre me informaram que **não havia alerta nenhum**.
Enquanto isso, meu consumo médio que era estável simplesmente saltou para **R$ 4.500**. Entrei em contato com a Sabesp, mas fui informado de que eles não poderiam resolver, pois o controle é feito pela empresa administradora. Além disso, o valor registrado pela Sabesp era cerca da metade do que a empresa estava me cobrando, o que é mais um ponto que precisa ser investigado.
Ou seja:
A administração do condomínio joga a responsabilidade para a empresa, a empresa joga para a Sabesp, e **ninguém resolve**. E estamos falando de um valor totalmente inviável de se pagar.
Diante disso, preciso que a empresa apresente uma **resolução clara**, explicando o que aconteceu:
Se houve erro de medição;
Se houve vazamento no medidor do condomínio;
Ou se há qualquer outra inconsistência no sistema.
Não tenho condições de arcar com uma cobrança de **R$ 4.500** por água, especialmente diante de todas essas contradições e falta de clareza no processo. É urgente que o caso seja analisado e solucionado.
Compartilhe
Resposta da empresa
16/12/2025 às 16:58
Prezado, boa tarde.
A unidade 105 apresentou consumo elevado e contínuo, o que gerou suspeita de vazamento. Em 27/10, nossa analista entrou em contato com o síndico e, posteriormente, com o morador, informando detalhadamente a situação, inclusive com o envio do relatório de consumo diário, que indicava padrão compatível com vazamento, possivelmente na caixa acoplada do vaso sanitário.
O morador foi devidamente orientado de que, em razão do vazamento, a fatura poderia apresentar valor elevado, bem como de que a CAS somente poderia intervir caso fosse constatada irregularidade nos equipamentos de medição.
Foram agendadas duas visitas técnicas, em caráter de cortesia, nos dias 05/11 e 07/11, ambas canceladas pelo próprio morador. Posteriormente, em 01/12, ele solicitou nova visita, que foi prontamente agendada e realizada em 02/12.
Na visita técnica, foi constatado vazamento na caixa acoplada da unidade. Também foi realizada aferição completa do sistema de medição, não sendo identificado qualquer erro ou irregularidade nos medidores, o que foi formalmente comunicado ao morador por e-mail, com envio do relatório técnico.
Embora o vazamento tenha sido classificado como pequeno, a análise do histórico demonstrou perda significativa de água ao longo do período, estimada entre 96 m e 100 m, o que justifica o consumo elevado registrado, inclusive em consonância com a fatura da Sabesp.
Ressaltamos que a CAS não executa reparos de vazamento interno, sendo essa responsabilidade do morador, e que seguimos rigorosamente a tarifa aprovada pelo condomínio. Questões relacionadas a valores e cobrança devem ser tratadas diretamente com o síndico ou administradora.
Diante disso, a CAS realizou todas as providências cabíveis, prestou os esclarecimentos necessários, compartilhou os relatórios de consumo e confirmou o correto funcionamento do sistema de medição, não havendo pendências adicionais sob nossa responsabilidade.
Para quaisquer esclarecimentos adicionais, colocamo-nos à disposição por meio de nossos canais de atendimento: [email protected].
Atenciosamente,
CAS Tecnologia