Reembolso não pago e falhas na assistência ao meu pai em casa de repouso

Não respondida
São Paulo - SP
06/02/2026 às 19:45
ID: 240020211
Meu pai deu entrada na casa de repouso (filial Carrão) em 04/11/2025, com o mês integral pago antecipadamente. No dia 24/11/2025, a Vigilância Sanitária realizou uma vistoria no local, ocasião em que meu pai fez algumas reclamações sobre o atendimento. No dia seguinte, a Vigilância retornou à unidade, e ele novamente reforçou os relatos.
Em 27/11/2025, o Sr. *****, responsável pela unidade, solicitou que eu retirasse meu pai da instituição, alegando que o estabelecimento havia sido multado. Ele atribuiu a situação ao meu pai e me deu apenas dois dias para providenciar sua saída. Como ainda faltava aproximadamente uma semana para completar o mês já pago, foi acordado que o valor proporcional seria devolvido no quinto dia útil de dezembro. O reembolso não foi realizado. No dia 10/12/2025, entrei em contato e ele informou que ainda não poderia realizar o pagamento, mas garantiu que seria feito. Entrei em contato novamente nos dias 23/12 e, posteriormente, outras vezes, sem qualquer retorno.
Além disso, durante as três semanas em que permaneceu na instituição, não houve nenhuma consulta médica - embora o contrato previsse acompanhamento duas vezes ao mês - mesmo após minhas solicitações.
No dia da retirada, encontrei meu pai debilitado, com falta de apetite, tontura e forte dor de cabeça, sem avaliação ou orientação da equipe de enfermagem. Levei-o para UPA e depois, no hospital, foram identificadas feridas nas pernas e em outras partes do corpo, sem comunicação prévia à família, além de diagnóstico de pneumonia.
Diante dos fatos, considero que houve desrespeito com o idoso e sua família, além do descumprimento do acompanhamento médico previsto em contrato e da quebra do acordo de reembolso firmado.
Possuo o comprovante de pagamento e registros de conversas.
Pelo não cumprimento do acordo e da falta de retorno, tomarei as medidas legais cabíveis.