Projeto de Marcenaria com Mais de 1 Ano de Atraso e Descaso no Atendimento

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

30/03/2026 às 16:17

ID: 244730963

No dia 18 de fevereiro de 2025, fechei com a Ramah, sob responsabilidade do proprietário Felipe, um projeto completo de marcenaria para um apartamento duplex inteiro. Trata-se de um projeto de mais de R$ 400.000,00, dentro de uma reforma completa que envolveu diversos fornecedores.

Hoje, passados mais de um ano, a marcenaria ainda não foi finalizada.

O nível de descaso e o não cumprimento dos prazos foram tão graves que, nove meses após o fechamento do contrato, a empresa sequer havia iniciado a montagem. Diante da inércia e da ausência de solução concreta, fui obrigado a acionar um advogado para intervir e tentar fazer com que o contrato fosse minimamente respeitado.

Durante toda a execução, enfrentei atrasos constantes, promessas não cumpridas e um atendimento absolutamente desorganizado. Os prazos combinados simplesmente não são respeitados. Sempre há uma nova justificativa, uma nova data que não se concretiza, e o cliente fica sem posicionamento claro ou solução efetiva.

Importante destacar: fiz a reforma completa de um apartamento duplex, trabalhando com diversos fornecedores ao longo do processo. A Ramah foi, de longe, o pior atendimento e a pior entrega de toda a obra. Não houve organização, previsibilidade ou compromisso compatível com um projeto desse porte.

Estamos falando de um projeto grande, de alto investimento. Se uma empresa trata um cliente com um projeto dessa dimensão dessa forma, imagina como trata clientes com projetos menores. Isso demonstra falta de estrutura, falta de gestão e total desrespeito com quem confiou no serviço.

Além do prejuízo financeiro, existe o desgaste emocional, o atraso na mudança e o impacto direto na rotina da família.

A Ramah é o único fornecedor dessa reforma que eu nunca tive coragem de indicar para ninguém, e nunca indicarei, justamente pelo nível de descaso no atendimento ao cliente e pela incapacidade de cumprir o que foi prometido.

Registro essa reclamação esperando uma posição pública e, principalmente, uma solução definitiva: a finalização imediata do serviço contratado e o cumprimento integral do que foi acordado.

Aguardando providências concretas, não mais promessas.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/04/2026 às 20:03

Patrick! Felipe Ramah aqui.

De verdade? só tenho a agradecer...

Patrick, você lembra de que quando fechamos o projeto, a ideia era primeiro fazer os móveis e depois as pedras? e por isso você fechou antes das pedras e iniciamos todo o projeto?

Pois bem... ao decorrer do projeto, tivemos a mudança da arquiteta responsável e a própria arquiteta que você contratou quis então que fosse feita a pedra primeiro e depois a marcenaria... nisso tivemos uma trava de medição durante um longo período...

neste meio tempo encontramos o desafio do material escolhido ter saído e linha e no fim deu tudo certo com o material TEKA BIANCO DA GUARARAPES que nos atendeu muito bem...

Fizemos então o projeto, produzimos e montamos.

A cozinha também nós produzimos e entregamos em um prazo recorde depois que as pedras foram medidas... se não me engano, conseguimos entregar em 30 dias.

Depois de tudo montado, tivemos a infeliz noticia de que pela terceira vez não poderíamos montar o ultimo ambiente da cozinha gourmet por conta do pessoal do piso ter errado de novo. E você nos pediu para montarmos a cozinha perto do fim de fevereiro... mas ai nesse período tivemos obras para finalizar e acabamos entrando mais tarde... o que gerou esse ultimo desgaste e essa reclamação aqui...

Enfim... não foi tudo perfeito durante o processo... não faço ideia de quantas visitas e reuniões online eu participei pessoalmente do seu projeto... mas foram muitas.

Mas... como disse no início: Só tenho a agradecer!

Você trabalha em um ambiente que precisa ter muita organização... e está sempre envolvido com pessoas influentes... e nem por isso tratou minha equipe diferente!

Nos tratou sempre muito bem! Nos momentos que precisei você foi compreensivo e sempre buscou a solução comigo!

Entendo a frustração com algumas coisas e sei também que você só quer a casa pronta e linda para morar bem como sempre planejou!

Entregamos e estamos montando o ultimo ambiente. E vai finalizar a casa e deixar ela pronta para você usufruir o máximo dela! Afinal... que casa!

Bom... conte comigo. Você sabe que os erros não foram por maldade e muito menos por não nos importamos!

Sempre iremos dar o nosso melhor para te deixar bem atendido e receber o que comprou!

Felipe e equipe Ramah Sob Medida

Consideração final do consumidor

03/04/2026 às 09:33

Felipe,

Obrigado pela mensagem e pela transparência ao longo do processo.

Acho que, apesar dos percalços, conseguimos conduzir tudo da melhor forma possível dentro do cenário que tivemos. Fico satisfeito em ver que estamos avançando para a reta final.

Está tudo sendo resolvido, vocês já estão finalizando o último ambiente que falta e ajustando os pontos que ainda precisam, que era o mais importante nesse momento.

Conto com você para concluir bem essa última etapa. E não posso deixar de mencionar a dedicação do Alan e Lucas da sua equipe, sempre foram muito dedicados e prestativos.

Obrigado pelo esforço de vocês até aqui.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

8