Retenção ilegal de R$ 27 mil Inloco / Ramah Sob Medida descumpre prazos

Em réplica
São Paulo - SP
27/03/2026 às 18:49
ID: 244537781
No dia 28/02/2026, iniciei contato via WhatsApp com o *****, sócio da empresa Inloco Comercial LTDA (denominada comercialmente como Fehrs Design Mobiliário), para orçar um serviço de marcenaria. Após as negociações com a equipe comercial entre os dias 03/03 e 06/03, recebi o contrato via DocuSign. No contrato, a empresa contratante era uma terceira, RAMAH SOB MEDIDA.
Houve uma cobrança enfática e insistente por parte da empresa para que o pagamento do sinal fosse realizado o mais rápido possível para garantir prazos. Diante dessa pressão, no próprio dia 06/03 (sexta-feira), realizei a transferência via PIX no valor de R$ 27.000,00 para a empresa RAMAH SOB MEDIDA (*****). Ressalte-se que o contrato ainda não havia sido assinado e deixei claro que ainda faria a leitura e análise com calma antes de formalizar o negócio.
Apenas dois dias depois, no domingo (08/03), por questões de força maior, precisei desistir da contratação, e avisei a empresa imediatamente no próprio domingo por mensagem à pessoa do comercial que estava em tratativa comigo (Mayara). Desde então, começou uma situação lamentável em busca da devolução do meu dinheiro.
A resposta inicial foi que o valor já havia sido "utilizado" e que só poderiam me devolver no dia 25/03. Agindo de extrema boa-fé, concordei em aguardar esse prazo de quase 20 dias, sem exigir juros ou correção, confiando no pedido de desculpas e na palavra do Thiago.
No entanto, no dia 25/03, o prazo foi descumprido. O Sr. ***** assumiu as tratativas, alegando que não me pagaria porque "não recebeu de outros clientes". Prometeu o pagamento para o dia 26/03, o que não aconteceu. No dia 27/03, novamente descumpriu o prazo, sem dar qualquer estimativa ou satisfação.
Tentei todas as vias amigáveis:
Sugeri o pagamento parcelado para facilitar o caixa deles;
Solicitei a assinatura de um termo formal onde eles próprios poderiam indicar uma data plausível para o pagamento.
A empresa se recusou a assinar o termo e não aceitou o parcelamento. Ou seja: eles querem manter o meu dinheiro retido, sem me dar nenhuma garantia objetiva ou segurança jurídica de que serei pago, muito menos com as correções devidas pela retenção indevida.
O descaso é total. Nunca recebi uma satisfação espontânea; preciso procurá-los exaustivamente para ouvir desculpas sobre problemas internos que não me dizem respeito. É ilegal condicionar a devolução de um valor à entrada de receita de outros clientes. O serviço não foi prestado, o contrato não foi assinado e a desistência ocorreu dentro do prazo legal.
Diante do abuso e da falta de profissionalismo da Inloco Comercial e da Ramah Sob Medida, reivindico a devolução total e imediata dos R$ 27.000,00. Informo que, devido ao descumprimento do prazo acordado (25/03), exijo o valor com a devida correção monetária, incidência de multa de 10%, juros de 1% ao mês e correção pela SELIC desde esta data de 25/03 prometida pela empresa. Também informo que entrarei com demais medidas jurídicas cabíveis para reaver meu dinheiro.
É uma pena que a falta de segurança e comunicação da empresa tenha feito chegar a este ponto. Sempre me mantive disponível e agindo de boa fé com eles, mas parece não ser esse o caminho da empresa com seus consumidores.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/04/2026 às 17:01
Olá Raphael! Boa tarde!
Raphael, é muito delicado o assunto e você deixou essa reclamação aqui para que outras pessoas possam ver... certo? então vou contextualizar o que ocorreu do lado da empresa:
Você procurou o Thiago e ele nos direcionou para que te atendêssemos com o orçamento detalhado do seu projeto.
A celeridade da venda não foi pressão! e você sabe disso. Muito pelo contrário... nosso processo de vendas e projeto é tão bem definido que foi automático a sua vontade de fechar o contrato na sexta-feira para que o nosso medidor estivesse na segunda-feira na sua casa... e era exatamente isso que iria acontecer. Isso não foi uma exigência nossa! Isso foi o que te prometemos entregar porque você queria agilidade.
Dito isto, entro em outro assunto:
FORMA DE PAGAMENTO:
Nós temos hoje na atualidade, um formato de receber dos clientes de uma forma segura para nós dentro dos nossos próprios processos de trabalho e para o cliente o seguinte fluxo:
- 30% de entrada para fecharmos o projeto
- 50% na assinatura do projeto executivo para start da produção
- 20% na entrega antes da montagem para que estejamos capitalizados com a operação
NUNCA passamos por isso... um cliente fechar e cancelar... até porque são valores altos e geralmente os clientes estão bem decididos do que estão fazendo.
Claro que tudo pode acontecer... não é? E em nenhum momento te devolvemos algo sobre multa ou não devolver...
O que pedimos foi prazo, pois os 30% de entrada vai totalmente para custos de operação da venda, fluxo de caixa e movimentação interna. Toda empresa tem isso e precisa separar um valor para isso.
No dia em que você solicitou a devolução, o único motivo que te demos para a demora foi: precisamos receber uma entrada para repor fluxo de caixa de algum fechamento pois não podemos tirar de valores de produção.
Eu sei que essa não é a resposta que você queria... assim como nós também não queríamos estar discutindo isso com você... nunca passamos por isso.
Nosso objetivo é conduzir essa situação com responsabilidade, transparência e respeito, buscando uma solução adequada para ambas as partes.
Nós vamos devolver normalmente, mas como foi dito desde o início, precisamos de injeção no fluxo de caixa da empresa ( e não podemos retirar do caixa de produção ) para que o valor volte a sua conta.
Pedimos apenas um pouco mais de tempo.
Infelizmente, uma reclamação dessa por aqui nos prejudica sim, mas, entendemos e vamos trabalhando com a transparência tanto contigo quanto com quem busca nosso serviço que já é validado a mais de 10 anos.
Atenciosamente,
Felipe e quipe Ramah Sob Medida
Réplica do consumidor
03/04/2026 às 10:13
A reclamação tem por objetivo resolver o meu problema (a retenção indevida de quase R$30.000 há praticamente 1 mês).
A empresa insiste em repetir argumentos que envolvem o direito de desistência do consumidor na prestação do serviço.
Repito, NÃO foi assinado o contrato e não foi realizado nenhum tipo de serviço. E, mesmo assim, há quase 1 mês, não obtive o meu dinheiro de volta e, principalmente, não tive nem uma previsão de quando irei receber. De maneira amigável, sugeri o parcelamento desse valor, bem como sugeri a assinatura de um termo para o pagamento da dívida. Ambas as opções foram totalmente ignoradas. Isso é um absurdo.
Inclusive, não teria qualquer cabimento a empresa exigir qualquer multa do meu lado, visto que: 1) o contrato não foi assinado, e 2) a desistência ocorreu dentro do prazo previsto pelo CDC. Empresas precisam prever/provisionar valores para casos como esse que, mesmo que nunca tenha acontecido, sempre há a chance de acontecer.
A empresa pode escrever uma resposta tentando justificar o injustificável. Mas a verdade é que não devolveu o meu dinheiro, não está arcando com esse prejuízo em minha vida, e não deu previsão alguma para resolver, muito menos com as correções devidas.
Eu, como consumidor, também nunca tinha passado por isso, e não deveria ficar à mercê de questões de gestão de fluxo de caixa da empresa. A empresa não me dá nenhuma garantia concreta de quando irá devolver o meu dinheiro.
Réplica do consumidor
07/04/2026 às 13:03
Já se passaram 30 dias sem ter meu dinheiro de volta. A empresa posta projetos grandiosos no Instagram, mas dizem que não conseguem me devolver meu dinheiro.