O Catarse não está sendo conivente com a editora Skript?

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

25/01/2024 às 00:23

ID: 181228459

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Antes de tudo, faço aqui um apelo, para que o Catarse reflita se não está tendo posturas de conivência com a editora Sktipt. Além disso, julgo também importante colocar em questionamento a Tábula Editora, pedindo que a plataforma fiscalize as práticas adotadas por essa "nova" editora. Embora tenha sido fundada pela esposa de um dos sócios da Skript, a Tábula recentemente recebeu em suas fileiras o referido sócio. O mesmo alegava que nada tinha a ver com a editora "nova". No entanto, isso tem se mostrado falso. Basta ver nas redes sociais da editora que o modelo é praticamente o mesmo, de fazer do Catarse uma simples lojinha.
Inclusive lançou uma campanha de saldão recentemente, de um quadrinho outrora publicado e tem adotado a mesma estética e práticas editoriais.

Longe de não reconhecer a importância da plataforma para o cenário de quadrinhos. O Catarse desempenha um papel significativo na promoção e financiamento de projetos editoriais independentes. No entanto, julgo ser legítimo questionar a postura dos responsáveis da plataforma em relação a essas práticas questionáveis por parte de editoras como a Sktipt e da Tábula e perguntar se a plataforma não está deixando de lado questões éticas e se rendendo a aspectos meramente financeiros, mesmo que hoje a editora Skript esteja cada vez menos procurada.

São dois anos de conivência. Desde a pesquisa realizada pelo Alexandre Linck não houve mudança substancial por parte da editora. Parte considerável do mercado se mostrou inclusive favorável aos editores da Skript, mesmo que eles estivessem destruindo a reputação do Catarse e se queimando internacionalmente com agentes literários. Desde os problemas relacionados aos atrasos não houve alteração na forma como os apoiadores são tratados. Sempre há desrespeito e parece não ser algo meramente pontual.

Recentemente gerou polêmica o fato dessa editora enviar bilhetes no lugar de quadrinhos esgotados aos seus apoiadores. Isso é uma prática que os apoiadores poderiam muito bem encaminhar à justiça.

Diante disso, coloco aqui se o Catarse, como plataforma de crowdfunding, não teria também a responsabilidade de garantir que os projetos financiados por meio de sua plataforma sejam conduzidos de maneira ética e transparente, ainda mais por receber 13% de todo o valor arrecadado. O fato do Catarse receber uma porcentagem dos fundos em cada campanha não estabeleceria uma relação financeira direta com os projetos em sua plataforma? Se há dois anos a plataforma não cria formas de penalizar ou banir essa editora não configuraria como omissão?

Considero que a plataforma pecou bastante deixando que uma editora como a Skript continuasse adotando práticas nocivas e que prejudicaram inclusive a plataforma. Hoje os apoiadores têm uma postura de receio. Quando uma editora adota práticas que geram insatisfação entre os apoiadores, como no caso dos bilhetes enviados pela Editora Skript, isso não prejudica apenas, com toda a razão, a reputação da editora, mas também afeta a confiança dos apoiadores no Catarse como um espaço confiável para financiar projetos culturais e editoriais.

A conivência implícita ou a falta de ação do Catarse diante disso por parte dessa editora tem minado a confiança dos apoiadores na plataforma. Justamente por isso gostaria de uma posição da plataforma sobre todos esses ocorridos e que pensasse se não está sendo omissa.


Compartilhe

Resposta da empresa

26/01/2024 às 12:21

Olá, Márcio!

Obrigado por entrar em contato conosco.

Acabamos de lhe enviar um email sobre essas questões.

Qualquer dúvida, pode nos responder e seguimos nossa conversa por lá.

Abraços,

Equipe de Segurança e Confiança do Catarse

Réplica do consumidor

26/01/2024 às 17:25

Prezados, obrigado pelo retorno. Só considero um tanto sem sentido enviar resoluções como as que me enviaram por e-mail, como se fosse algo privado, quando na verdade é de interesse público, de toda comunidade que faz parte do Catarse. Sendo assim, por considerar um pouco sem sentido, vou copiar logo a seguir o que vocês me encaminharam. É de interesse público e tratar apenas por e-mail seria é no mínimo estranho. Peço também para que se comprometam com o que me enviaram, encarecidamente.

Segue aqui o que vocês me encaminharam:

Agradeço novamente por entrar em contato e por trazer suas preocupações à nossa atenção. Em resposta a sua reclamação no Reclame Aqui, gostaria de esclarecer alguns pontos importantes com base nas diretrizes e práticas do Catarse, alinhadas às premissas que você destacou:

Espaço de Experimentação da Economia Criativa Brasileira: O Catarse tem o compromisso de ser um espaço dinâmico e inovador para a viabilização da economia criativa no Brasil. Valorizamos a diversidade de ideias e projetos, buscando sempre fomentar um ambiente que estimule a criatividade e o empreendedorismo. Foi com essa abertura que fomos construindo diferentes formas de viabilizar o fazer criativo aqui no Brasil, com modalidades Tudo-ou-Nada, Flex e de Assinaturas. Quem conduz o que é o Catarse é a própria comunidade e as necessidades para viabilizar a produção independente no país.

O Catarse não faz curadoria: Não temos a pretensão de centralizar o julgamento do que pode ou não pode ser viabilizado. Acreditamos que não há nada melhor do que as próprias pessoas que usam o Catarse todo dia para validar se uma ideia é boa o bastante para ir adiante e ter sucesso na captação. Portanto, essa validação e responsabilidade está nas mãos dos apoiadores ao escolherem apoiar ou não um projeto. Acreditamos na autogestão e na liberdade de interação entre as pessoas e estimulamos que os usuários do Catarse usem o mecanismo de denúncia caso queiram denunciar alguma prática.

Bloqueio de Campanhas de Saldão e Descontão: Estamos sempre atentos às campanhas que possam desvirtuar os princípios do Catarse, mas sem perder o caráter dinâmico de novas experimentações. Após as denúncias realizadas e o último caso de não entrega de recompensas, entendemos que houve um excesso das campanhas que promovem saldões ou descontos excessivos, as quais estão proibidas na plataforma a partir de agora. Quero agradecer por levantar esse ponto, e contamos com a vigilância e as denúncias da nossa comunidade para identificar e agir em casos que descumpram essas normas.

Ação em Relação à Editora Skript: No caso específico da editora Skript, informamos que novas campanhas por parte desta editora estão bloqueadas na plataforma do Catarse até que as questões pendentes sejam completamente resolvidas. Esta decisão reflete nosso compromisso em manter a integridade e a confiança na plataforma.

Processo de Disputa e Resolução de Casos: Nosso processo de disputa é ágil e eficiente, permitindo resolver a grande maioria dos casos que chegam até nós. Com relação ao caso mencionado da CCXP, confirmamos que a editora está entrando em contato com as pessoas, inclusive com reembolsos já sendo realizados. Continuamos a trabalhar e cobrar dos criadores que as disputas sejam resolvidas de maneira justa e satisfatória para todas as partes envolvidas.

O Catarse é uma empresa pequena, independente, de ******* e tudo é feito diariamente por 12 pessoas com muito amor. Nossa paixão é construir um ambiente onde cada vez mais projetos criativos possam ganhar vida. Reiteramos nosso compromisso com a promoção de um ambiente seguro, transparente e ético para todos os usuários do Catarse.

Agradecemos e contamos sempre com a sua contribuição para manter a qualidade e a integridade de nossa comunidade. Encorajamos que continue nos informando sobre qualquer situação que julgue necessária nossa atenção.

Abraços,

Equipe de Segurança e Confiança do Catarse

Peço, encarecidamente, que tudo referente à reclamação seja tratado aqui.

Atenciosamente.

Réplica do consumidor

26/01/2024 às 17:27

Postei aqui o que me encaminharam e creio que isso deveria ser publicizado.

Réplica do consumidor

26/01/2024 às 22:40

Apenas um complemento: Se somar os valores dos projetos da Skript no Catarse dá R$ 2.*******.*******. 13% desse valor é R$ *******.*******,75. Foi isso que a plataforma arrecadou com as campanhas deles, certo? O valor que a Graphite arrecadou em todas as campanhas dela (R$ *******.*******, sendo 13% disso 34.*******,73) é menor do que esse volume aí que o Catarse pegou da Skript.

A Skript pode ter entregado, mas a maioria apresentava problemas gráficos sérios, com muita reclamação dos apoiadores sobre isso e sobre atrasos e às vezes sem brindes (como no caso do Krazy Kat). Muita gente resolvi deixar para lá. Agora se somar os valores da Figura: R$ 2.*******.*******. Proporcionalmente não tem tanta diferença com a Skript.

Sei que a plataforma tem seus custos e deve ser algo muito difícil de gerenciar, mas diante das circunstâncias apresentadas e desses valores, novamente coloco aqui o meu questionamento sobre a responsabilidade do Catarse. Na minha primeira colocação perguntei se a plataforma não está deixando de lado questões éticas e se rendendo a aspectos meramente financeiros.