Descaso com paciente idosa após falha técnica em exame PET Scan

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

08/06/2026 às 16:22

ID: 250819921

Gostaria de registrar minha profunda insatisfação com o atendimento prestado pela unidade CDPI/MDX Barra/ RJ no exame PET Scan da minha mãe, *****, de 83 anos.

O exame estava agendado para o dia 29, às 9h10. Meus pais possuem mais de 80 anos e residem na Ilha do Governador, tornando o deslocamento até a Barra extremamente desgastante. Precisei reorganizar completamente minha rotina profissional para buscá-los e levá-los até a unidade, onde chegamos pontualmente.

Após aproximadamente três horas de espera, fomos informados de que o exame não poderia ser realizado devido a uma falha técnica no aparelho PET CT, aparentemente ocorrida após o paciente anterior.

O mais frustrante é que minha mãe já havia passado por toda a preparação necessária, inclusive com administração venosa da medicação específica do exame, além de jejum, ansiedade e todo o desgaste físico do deslocamento.

Após o ocorrido, encaminhei um e-mail formal questionando sobre a remarcação, possíveis cuidados relacionados à nova aplicação da medicação e a possibilidade de algum apoio logístico para minimizar o impacto de uma nova ida à unidade, considerando a idade avançada dos pacientes e o transtorno causado por uma falha interna da própria clínica.

A resposta recebida foi extremamente fria e genérica, limitando-se a informar que a clínica não disponibiliza transporte e que o aparelho já estaria funcionando normalmente para eventual reagendamento.

O que torna isso ainda mais contraditório é que a própria CDPI possui atendimento domiciliar e utiliza veículos da empresa para deslocamento de equipes em coletas e exames realizados na residência de pacientes. Portanto, estrutura logística existe. Ainda assim, diante de um caso excepcional envolvendo dois idosos submetidos a horas de espera e preparo desnecessário por falha técnica da clínica, não houve qualquer tentativa de oferecer suporte ou minimizar o desgaste causado.

Entendo perfeitamente que problemas técnicos podem acontecer. O que considero inadmissível foi a forma como toda a situação foi conduzida posteriormente, sem empatia, acolhimento ou qualquer atenção proporcional ao transtorno enfrentado por pacientes idosos.

Fica aqui registrada minha decepção com a postura adotada pela clínica diante de uma situação que claramente exigia mais humanidade e responsabilidade.

Compartilhe

Resposta da empresa

10/06/2026 às 15:52

Prezado Sr. Marcio, Inicialmente, quero lhe pedir sinceras desculpas por toda a situação vivenciada pela Sra. Adelina. Compreendemos o quanto esse tipo de ocorrência gera desconforto e preocupação, especialmente diante da expectativa pelo atendimento. Verificamos o ocorrido e confirmamos que, no dia 29/05/2026, houve uma interrupção no funcionamento do equipamento durante a agenda de exames. O equipamento foi normalizado apenas em 02/06/2026, após a troca de uma peça, o que impactou os atendimentos daquele período. Na ocasião, nossa equipe prestou todo o suporte possível, orientando os pacientes e acompanhantes, oferecendo assistência de enfermagem e realizando todos os cuidados necessários com segurança, além de esclarecer dúvidas relacionadas aos procedimentos realizados no momento. Entendemos também que situações como essa podem gerar dificuldades adicionais, principalmente em relação à locomoção e à reorganização da rotina. Por isso, reforçamos nosso compromisso em dar todo o apoio possível dentro das nossas possibilidades de atendimento. Em relação ao reagendamento, desde o ocorrido permanecemos à disposição para realizar um novo agendamento com prioridade, buscando minimizar ao máximo os impactos causados. Caso seja de sua conveniência, podemos dar andamento imediato a esse reagendamento da forma mais confortável para a Sra. Adelina. Reforçamos nosso pedido de desculpas pelo transtorno e colocamo-nos à disposição para auxiliá-los no que for necessário. Atenciosamente, Josélia R. Equipe de Relacionamentos CDPI

Réplica do consumidor

10/06/2026 às 16:24

Agradeço pelo retorno e pelo reconhecimento da falha técnica ocorrida no equipamento.

No entanto, a resposta ainda não abordou o principal ponto da minha reclamação: a ausência de qualquer apoio logístico para minimizar o transtorno causado à paciente idosa, com mais de 80 anos.

Após horas de espera, deslocamento entre Ilha do Governador e Barra da Tijuca, preparo completo do exame e administração da medicação sem realização do procedimento, esperávamos uma solução mais efetiva.

A própria CDPI (grupo DASA) possui atendimento domiciliar e utiliza veículos da empresa para deslocamento em exames e coletas residenciais. Por isso, considerei razoável solicitar que fosse avaliada alguma alternativa excepcional de transporte diante de uma falha causada pela própria clínica.

O sentimento que permanece é que houve apenas um pedido formal de desculpas, sem qualquer medida prática proporcional ao desgaste causado.