Falhas na plataforma de aplicação da prova online do Cebraspe para AgSUS

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

09/03/2026 às 16:12

ID: 242755223

RECLAMAÇÃO


Solicito ao Cebraspe - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos providências em relação ás falhas na plataforma de aplicação da prova no dia 08 de março de 2026.

Processo Seletivo da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) Cargo 34


Prezados,

Eu, *****, CPF *****, candidata regularmente inscrita no processo seletivo da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), para o Cargo 34, apresento insatisfação e solicito providências em razão de falha ocorrida na plataforma de aplicação da prova, realizada no dia 08 de março de 2026.

Registro que tive sérios problemas ao realizar a prova da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) efetivada pelo Cebraspe por meio do sistema avance.cebraspe.org.br. Gostaria de deixar claro que foi uma experiência frustrante realizar uma prova de concurso público de forma online, sem o menor suporte técnico. O sistema simplesmente não funcionou.

Segui todas as orientações determinadas pelo Cebraspe cumprindo integralmente todas as determinações de verificação de identidade, segurança do sistema e normas estabelecidas no edital e nas orientações da plataforma.

Considerando que Cebraspe informou que não se responsabilizaria/responsabiliza por falta de energia e queda de internet (como se os candidatos fornecessem energia elétrica e internet, como se nós produzíssemos tais recursos), fui realizar a prova numa cidade vizinha onde não falta energia e a internet é boa.

Além disso, realizei todos os testes e por fim iniciei o primeiro bloco da prova e respondi as questões sem problemas. No entanto, ao iniciar o segundo bloco, na 12 questão, começaram os problemas com o SISTEMA DO AVANCE.CEBRASPE.ORG.BR. A todo momento, o sistema caía, ou seja, sérios problemas com a instabilidade, erro "Recebia erro 504", "timeout" ou de "erro ao ler a base de dados", travamentos, a câmera desligava (se o candidato não pode sair da frente da câmera, então a câmera não pode ser desligada por falha do sistema), impossibilidade de finalizar as questões no tempo certo.

Por conta disso, quatro questões não foram salvas, me causando prejuízo em relação a pontuação, (ou até eliminação do concurso, dado que a câmera simplesmente parava de filmar em decorrência da falha do programa). Quando o sistema voltava, já tinha passado o tempo disponível para responder as questões. Mal consegui finalizar e enviar a prova. Isso é lamentável.

Embora o edital mencione que a banca não se responsabiliza por problemas de conexão ou energia. A falha ocorreu no ambiente da própria plataforma, situação que foge totalmente ao controle do candidato. É de responsabilidade da banca Cebraspe garantir o bom funcionamento do sistema que escolheu para aplicar a prova.

É complexo realizar prova presencial, imagine, termos que, além de focarmos nas questões, REZAR para o sistema NÃO TRAVAR, PARA A CÂMERA NÃO DESLIGAR, PARA A INTERNET NÃO CAIR, PARA A ENERGIA NÃO FALHAR.

Isso é desumano e lamentável, uma vez que tais acontecimentos comprometem a ISONOMIA entre os candidatos e impossibilita que o concorrente realiza a prova do concurso. Diante disso, não há como não discutir sobre os princípios da transparência, confiabilidade e estabilidade do sistema de aplicação.

Quero deixar claro que o meu computador atende aos requisitos técnicos exigidos no edital, a internet encontrava-se estável. Felizmente, não houve falha de energia elétrica.
O problema ocorreu exclusivamente na plataforma de aplicação, caracterizando falha do sistema.

Tentei realizar contato para obter suporte técnico, porém as tentativas foram improdutivas e não obtive o suporte adequado para resolver a questão.

Diante do exposto, requeiro providências e resposta sobre as falhas técnicas ocorridas na plataforma durante a realização da prova, bem como a reaplicação da avaliação nos termos dos princípios constitucionais, especialmente o da isonomia, transparência e legalidade.

Nestes termos, peço providência!


*****


Compartilhe