COBRANÇAS INDEVIDAS

Respondida
Fortaleza - CE
25/09/2023 às 21:06
ID: 172739963
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesCEFATEF - Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família
Estou com profunda indignação e decepção em relação ao tratamento que recebi recentemente da instituição.
Sou uma profissional da área de psicologia, com 65 anos, 43 anos de formada em psicologia, professora universitária, palestrante, entre outros.
Sem ter feito ainda a matricula, e antes da primeira aula do curso de terapia sistêmica entrei em contato com a CEFATEF, especificamente com uma colaboradora da instituição, para solicitar o cancelamento de minha inscrição no curso. Destaco que eu não havia efetuado matricula do mesmo.
No mesmo contato solicitei para que enviasse um documento do cancelamento.
No momento da ligação com atendente foi insistente, sem levar consideração os meus motivos para cancelar minha participação no curso. Embora eu tenha explicado de forma clara e consistente os motivos que tornaram impossível para frequentar as aulas no CEFATEC, ela insistiu para que eu comparecesse à primeira aula. Foi muito constrangedor. Mantive o que falei, e não fui a nenhuma aula da instituição. Este tipo de abordagem insistente não é apenas inaceitável, mas também totalmente contraproducente para uma instituição que se autodenomina educadora.
No dia seguinte ao meu contato com a colaborado, fui abordado com cobranças indevidas e inexplicáveis em minha conta bancária. Recebi vários DDAs (Débito Direto Autorizado) sem minha autorização prévia, o que representa um procedimento altamente questionável por parte do CEFATEC. Além disso, comecei a receber boletos por e-mail para o pagamento da mensalidade do curso, mesmo após ter solicitado a instituição o cancelamento.
Gostaria de enfatizar a gravidade dessas ações e seus possíveis impactos negativos na vida de uma pessoa que faz tudo corretamente. Não apenas minha imagem junto à instituição bancária onde mantenho conta está em risco para questões de credito, por exemplo. Tive que me justificar junto a gerente do banco para explicar o ocorrido, evitando a perda de confiança na minha pessoa, uma vez que posso ser injustamente incluída na lista de devedores de alguma entidade de cobrança devido os boletos que estou recebendo.
Essa situação tem causado um nível de estresse em minha vida, interferindo em qualidade vida e saúde. Podendo vir a prejudicar a capacidade de realizar meu trabalho profissional pela perda de foco e serenidade, por estar vivendo essa situação inconveniente.
Portanto, exijo que o CEFATEF tome medidas imediatas para corrigir essa situação e reverter todas as cobranças indevidas em minha conta bancária. Além disso, solicito que minha inscrição no curso seja oficialmente cancelada e que eu não seja mais contactada para fins de pagamento ou qualquer outro assunto relacionado a essa instituição.
Acredito que seja do interesse da CEFATEF resolver esta questão de forma rápida e de maneira satisfatória, a fim de evitar danos adicionais à minha vida pessoal e profissional. Espero que este assunto seja tratado com a seriedade que merece e exige.
Compartilhe
Resposta da empresa
17/01/2024 às 11:35
Bom dia! Luzidea, tudo bem com você?
|Primeiramente pedimos desculpas pelo retorno a sua questão, tivemos problemas de comunicação e entrar no site Reclame Aqui.
Sobre suas questões, lamentamos muito os transtornos e lembramos que todo esse processo ocorreu por que sua solicitação de cancelamento do curso foi no dia do início da aula e por isso todo o processo já estava ativo o que colocou seu nome na lista de alunos e automaticamente gerou a emissão de boletos que foram ao seu banco. Porém nenhuma cobrança foi feita e seu cancelamento foi concluído com sucesso. Ou seja, tudo foi resolvido automaticamente.
Lamentamos mais uma vez seu descontentamento e ficamos a sua disposição para qualquer dúvida que ainda possa ter.
Atenciosamente