Curso do ENAM incompleto e desorganizado

Respondida
São Paulo - SP
30/06/2025 às 13:35
ID: 220888855
Me sinto enganada: vendem um curso que nem sequer estava pronto para ser entregue.
Adquiri o curso do ENAM no dia 27/05, com base no material publicitário do CEISC, que deixava claro que o cronograma teria início em 26/05. Porém, ao acessar a plataforma, para minha surpresa, não havia absolutamente nenhum conteúdo disponível apenas vídeos de correção da prova anterior. Nenhuma aula nova, nenhum material PDF, nada.
Entrei imediatamente em contato com o suporte, e me informaram que os materiais seriam liberados no dia 02/06. Aguardei. E mais uma vez, nada. Ao questionar novamente, recebi uma nova informação: o início do curso havia sido adiado para 16/06 uma mudança drástica e totalmente desrespeitosa com quem confiou na data inicial anunciada.
É importante frisar: minha crítica não diz respeito ao corpo docente. A insatisfação vem da total desorganização na elaboração do curso, na disponibilização das aulas, dos materiais e, principalmente, nas informações desencontradas passadas pelo suporte. Cada contato gera uma nova promessa, que nunca é cumprida ou sempre é incompleta.
Hoje é 30/06. O cronograma segue incompleto, há poucas aulas disponíveis, e grande parte do material em PDF ainda não foi publicado, tem matérias que não há um pdf ainda, como direito penal e processo civil, outras com um único pdf. Amanhã já é julho, e não há absolutamente nada previsto na plataforma para o novo mês. É inaceitável.
A sensação que tenho é de que venderam um curso que nem sequer foi elaborado. O CEISC sempre teve minha confiança, por isso escolhi a instituição. Mas infelizmente, o que encontrei foi uma total falta de planejamento, de compromisso e de respeito com o aluno.
Vivemos em um momento em que a maioria dos cursos sérios já disponibiliza todo o conteúdo com aulas gravadas e materiais desde o início, permitindo que o aluno avalie se aquele curso é compatível com suas necessidades. No CEISC, fiz a compra às cegas e fui surpreendida com um curso incompleto, com datas alteradas sem aviso prévio, sem o cronograma prometido e sem suporte eficiente.
Ressalvo que o cronograma é, sim, uma ferramenta importante para nos guiar e organizar os estudos, mas os materiais e as aulas deveriam estar 100% disponíveis desde o início. Cada aluno tem sua própria rotina, disponibilidade e ritmo de estudo, e deveria poder acessar o conteúdo conforme sua necessidade assistindo mais ou menos aulas por dia, de acordo com seu planejamento individual. Atualizações pontuais são bem-vindas e podem ser incluídas ao longo do tempo na plataforma, mas o que não é aceitável é alegar que o curso está sendo "melhorado" ou "atualizado" como justificativa para não entregar o básico: o conteúdo completo prometido no momento da compra.
Sinto-me enganada, frustrada e profundamente decepcionada. A qualidade que um dia admirei no CEISC, infelizmente, hoje não consigo mais enxergar. E, com muita tristeza, não recomendo mais a ninguém.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/07/2025 às 12:06
Bom dia, Heloisa!
Tudo bem? Esperamos que sim!
Agradecemos o seu contato e ficamos felizes que nossa equipe já tenha contatado e resolvido sua demanda.
Conte sempre conosco.
Com carinho,
Equipe Ceisc.