Problema sem fim

Segue copia do email enviado a ouvidoria da CEMIG na data de hoje.

Ouvidor(a), bom dia!
Preciso urgentemente de uma solução para o problema relatado abaixo:
Estou atualmente morando em Fortaleza-CE e deixei minha casa alugada em MG. O atual morador não paga as contas desde o mês de agosto/15.
Solicitei junto a CEMIG que interrompesse o fornecimento, afim de forçar o morador a pagar as contas. E a CEMIG me alega que não é possível atender minha solicitação, pois não cabe a mim pedir tal ação.
Fui orientado pelo atendente a solicitar ao atual morador para procurar uma agencia física e passar para o nome dele os débitos em atraso. O morador foi ao local (agencia de Timóteo) mais não conseguiu fazer a troca para o CPF dele, pois a atendente exige que o contrato tenha reconhecimento de firma. O que por lei é desnecessário.
Resumindo: Preciso que uma ou as duas ações sejam tomadas. Interromper o fornecimento até que aja renegociação/pagamento e ou transferência de titularidade.

N° ID: 7001237727
Instalação: 3004278532

Telefone para contato: 85- 9 9861-8027

Obs: Parte do exposto acima esta no site: http://www.reclameaqui.com.br/
ID da reclamação: 18256713

18/05/2016 às 13:12

Helbert, boa tarde!

Protocolo de atendimento: 268853179

Em atenção ao seu manifesto no Reclame Aqui, conforme contato por telefone nesta data 18.05.2016, informamos foi encaminhado ao setor responsável uma solicitação para analise da documentação relativo à troca de titularidade.
E em relação ao desligamento a Cemig pode optar pela negativação do nome do titular ao serviço de proteção ao credito juntamente com o desligamento do local ou apenas a negativação e posteriormente executar a suspensão do fornecimento de energia.

Agradecemos o contato no site e colocamo-nos à disposição para maiores informações e/ou esclarecimentos.

B.O/Equipe Fale com a Cemig.

02/06/2016 às 13:46

CEMIG, ME AJUDE POR FAVORRRRRRRRRRRRRRRR.
Vejam abaixo o email que recebi da ouvidoria. Todas as providencias foram tomadas. Documentação solicitada enviada, inquilino foi a CEMIG para assumir os débitos em seu nome portando toda a documentação exigida. E mesmo assim a conta continua no meu nome, e pior, assumindo a divida de um inquilino que se eu despejar da minha casa sem me livrar destas dividas, só aumenta meu problema.
Hoje esta vencendo a 10ª (Decima) conta de luz sem pagamento, e a unica providencia que foi tomada pela CEMIG, foi a negativação do meu nome.

Ouvidoria Cemig
23 de mai (Há 10 dias)

para mim
Prezado Sr. Helbert, bom dia!

Esta manifestação foi registrada na Ouvidoria Cemig sob o Protocolo (nota de serviço) nº 1101338615.

Em atenção às ponderações apresentadas, recebemos da gerência responsável os seguintes esclarecimentos:

Os procedimentos adotados por esta Distribuidora para que sejam acatadas as solicitações de serviços e contratos segue a linha regulatória do Órgão Responsável - Agência nacional de Energia Elétrica – Aneel e tem como princípio a caracterização da legitimidade do solicitante visando a proteção do contratante dos serviços e dos que detém a propriedade ou posse da unidade consumidora. Dessa forma, para que todo o processo seja adotado em conformidade com a Resolução 414/2010 da Aneel, há necessidade de que sejam apresentados os documentos solicitados.

Contudo, considerando a peculiaridade da situação apresentada por vossa senhoria, foi-lhe possibilitado “excepcionalmente” para esta instalação nº 3004278532 efetuar a troca de titularidade enviando-nos, por e-mail o original “escaneado” de sua documentação pessoal bem como o contrato de locação do imóvel, desde que atendidas as especificações descritas abaixo. Sendo assim, bastará que o locatário do imóvel se dirija novamente à agência de atendimento do município de Timóteo e solicite a troca de titularidade com assunção de débitos. Há necessidade de que ao se dirigir à agência ele esteja portando seus documentos pessoais e esclareça ao atendente que tanto a documentação do imóvel quanto a de vossa senhoria foi-nos apresentada em atendimento a esta nota de serviço nº 1101338615.
Obs: O locatário somente poderá fazer a assunção do valor total desse débito caso este período integral de 07/2015 a 05/2016 esteja contemplado dentro do contrato de locação.

Quanto ao encerramento do contrato, informamos que essa solicitação somente pode ser efetuada por vossa senhoria (atual titular da instalação) mediante apresentação de documentos pessoais. Contudo, ainda que haja esse encerramento, a instalação não será desligada e os débitos continuarão pendentes sob sua titularidade, o que não resolveria o problema.
Salienta-se que para evitar que sejam gerados faturamentos em nome de terceiros, que não foram os reais usuários da energia, é de fundamental importância que as atualizações cadastrais sejam solicitadas no momento exato em que ocorrem alterações dos usuários dos serviços, sendo essa atualização um dos deveres do consumidor, conforme estabelecido no Contrato de Prestação de Serviço Público de Energia Elétrica Para Consumidores Titulares de Unidades Consumidoras do Grupo B, Anexo IV dessa mesma Resolução Normativa Aneel, citada.

Colocamo-nos à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários e solicitamos que, sendo do interesse de vossa senhoria, seja-nos informado o número de telefone do locatário a fim de que possamos orientá-lo quanto à documentação necessária para o caso de possível parcelamento de débitos.

Endereço eletrônico para o qual deverá ser enviada a documentação: ouvidoria@cemig.com.br.

07/06/2016 às 13:26

Helbert, boa tarde!

Protocolo de atendimento: 270471809

Em atenção ao seu manifesto no Reclame Aqui, informamos que a Ouvidoria encaminhou via e-mail no dia 30.05.2016 as seguintes informações:

Quanto à análise da documentação apresentada, recebemos da gerência responsável a informação de que essa seria válida e aceita para troca de titularidade com assunção de débitos, conforme solicitado, caso essa dívida fosse quitada até 31/05/2016 que é o prazo de vigência do contrato de locação firmado entre vossa senhoria e a Sra. Hélia

Ou seja, havendo solicitação de troca de titularidade com assunção e parcelamento de débito, há necessidade de que a vigência do contrato a ser celebrado entre esta Distribuidora e o novo titular da unidade consumidora (locatário(a) do imóvel) esteja contemplado dentro da vigência (duração) do contrato de locação firmado entre os responsáveis.

Dessa forma, considerando ter sido solicitado, pela Sra. Hélia, o parcelamento do débito existente para a instalação nº 3004278532, essa transferência não pôde ser realizada.

Contudo, caso o imóvel vá permanecer alugado para o mesmo locatário poderá ser-nos encaminhado o novo contrato ou o termo aditivo desse, a fim de que seja feita a transferência solicitada.

B.M/Equipe Fale com a Cemig

07/06/2016 às 14:13

Pessoal, vocês devem estar de brincadeira comigo.
Preciso que vocês me liguem, para conversar sobre este assunto e me explicar exatamente como devo proceder. No segundo email diz que solicitamos parcelamento, oque não ocorreu, e quanto ao contrato de aluguel, o mesmo é renovado automaticamente apos o período descrito no mesmo.
Já estou achando melhor encerrar o contrato de fornecimento e deixar a divida rolar até eu, um dia, voltar a morar nesta casa, ou até mesmo vende-la.
Muito decepcionado com a administradora, pois este problema todo se resolveria com a suspensão do fornecimento, o que por PIRRAÇA, a CEMIG se recusa a fazer.
Vai entender...

Ruim
Ruim

Está com problemas com Cemig - MG?