Solicitação de Cancelamento e Estorno de Segunda Via de Certidão de Nascimento Digital Paga Indevidamente

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

29/05/2026 às 13:33

ID: 250042921

Acessei o site para solicitar a segunda via digital da certidão de nascimento da minha prima ***** e efetuei o pagamento de aproximadamente R$ 216,00 via PIX, valor que considerei bastante elevado para o serviço.

Poucos minutos após a confirmação do pagamento, verifiquei que a certidão física que eu já possuía foi aceita no local onde eu precisava apresentá-la, tornando desnecessária a emissão da segunda via digital. Diante disso, solicitei imediatamente o cancelamento do pedido e o estorno do valor pago.

Na ocasião, o pedido ainda constava apenas como em andamento, com prazo estimado de 3 a 15 dias para disponibilização do documento, ou seja, o serviço sequer havia sido concluído e, além disso, não atenderia à minha necessidade em tempo hábil.

Enviei todas as informações solicitadas para análise do cancelamento, incluindo nome e o comprovante do PIX, porém, até o momento, meu pedido de estorno não foi atendido.

Dessa forma, solicito uma solução para o caso e a devolução do valor pago, considerando que o cancelamento foi solicitado praticamente de imediato, antes da conclusão do serviço e da disponibilização do documento.

Compartilhe

Resposta da empresa

29/05/2026 às 15:32

Olá, Sra. Simone, boa tarde!

Após contato telefinico, foi constatado que o pedido, mencionado não foi realizado junto à Central das Certidões, mas sim por meio de outra empresa do mesmo ramo de atividade, sem qualquer vínculo com nossa plataforma ou serviços.

Entendemos o equívoco, principalmente por se tratar de empresas com atuação semelhante. Contudo, reforçamos que não localizamos qualquer solicitação vinculada à nossa base de atendimento.

De toda forma, permanecemos à disposição caso necessite de quaisquer esclarecimentos adicionais ou deseje realizar futuros pedidos conosco.

Atenciosamente,
Central das Certidões

Réplica da empresa

29/05/2026 às 15:33

Olá, Sra. Simone, boa tarde!

Após contato telefônico, foi constatado que o pedido, mencionado não foi realizado junto à Central das Certidões, mas sim por meio de outra empresa do mesmo ramo de atividade, sem qualquer vínculo com nossa plataforma ou serviços.

Entendemos o equívoco, principalmente por se tratar de empresas com atuação semelhante. Contudo, reforçamos que não localizamos qualquer solicitação vinculada à nossa base de atendimento.

De toda forma, permanecemos à disposição caso necessite de quaisquer esclarecimentos adicionais ou deseje realizar futuros pedidos conosco.

Atenciosamente,
Central das Certidões

Consideração final do consumidor

29/05/2026 às 21:48

Atendimento prestativo.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10