Recusa de troca de ar-condicionado danificado no transporte pela CentralAr

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

14/08/2026 às 20:11

ID: 256510353

Acionei a empresa CentralAr no dia 14/08/2026, às 14:52 (Protocolo/Ticket n *****), para informar que um dos condensadores entregues (Pedido de Compra n *****) sofreu uma avaria decorrente do transporte.

Para minha surpresa, a empresa negou a troca do equipamento tanto no atendimento telefônico quanto por e-mail, ao qual mandei o texto abaixo, mas parece que o ticket foi encerrado, é automático, como me informaram em e-mail posterior , alegando que o comprovante de entrega foi assinado sem ressalvas e afirmando que o prazo para comunicar avarias seria de apenas 7 dias.

Cronologia dos fatos:
- 28/07/2026: Compra feita através de uma representante da empresa (*****) pelo Whatsapp dela (atualmente de férias).
- 03/08/2026: Entrega do pedido (composto por 8 volumes grandes e pesados).
- 13/08/2026: Realização da instalação por técnicos especializados. Ao desembalar a máquina para a montagem, constatou-se que o impacto no transporte amassou a carcaça e quebrou uma peça plástica lateral do condensador.
- 14/08/2026: Abertura da reclamação na Central de Pós-Vendas.

A recusa da empresa é indevida e fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC) pelos seguintes motivos:

1) Inviabilidade de desembalar na entrega: Foram entregues 8 volumes de grande porte. Não é viável desembalá-los no ato do recebimento inclusive por recomendação técnica , para preservar os equipamentos contra poeira, umidade e impactos durante o armazenamento e transporte interno até o local final de instalação.

2) Identificação do dano e Vício Oculto (Art. 26, 3 do CDC): A embalagem externa apresentava apenas uma leve marcação, imprevisível de indicar um dano ao aparelho. O defeito só pôde ser visto ao retirar a proteção para a instalação. Para bens duráveis, o prazo legal para reclamar de vício oculto é de 90 dias, contados a partir da descoberta do defeito (13/08/2026).

3) Validade do canhoto de entrega: A assinatura do canhoto atesta apenas o recebimento dos volumes, e não o funcionamento ou a integridade interna dos produtos. Cláusulas ou alegações que tentam eximir o fornecedor de responsabilidades por danos no transporte são nulas de pleno direito (Art. 51 do CDC).

4) Responsabilidade do Vendedor (Art. 34 do CDC): O vendedor responde integralmente pelos atos da transportadora contratada. O consumidor não pode arcar com o prejuízo de um dano ocorrido antes do uso.

5) Inaplicabilidade do prazo de 7 dias (Art. 49 do CDC): A regra de 7 dias aplica-se exclusivamente ao Direito de Arrependimento (desistência sem motivo). Meu caso não é desistência preciso do equipamento e exijo o produto em perfeitas condições.

Diante do exposto, pleiteio a substituição imediata da unidade condensadora danificada, para que eu possa dar continuidade à instalação contratada.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/08/2026 às 16:30

Boa tarde, Maria! Tudo bem? 😊

Antes de tudo, sentimos muito pela situação e entendemos o quanto é frustrante receber um produto avariado, principalmente quando a expectativa era recebê-lo em perfeitas condições.

Como você recebeu alguns produtos juntos, sabemos que a conferência de todos os volumes no momento da entrega pode não ser tão simples. Ainda assim, sempre que possível, essa verificação é importante, pois qualquer ocorrência identificada pode ser registrada no documento de recebimento.

Agradecemos por nos trazer essa situação e, principalmente, por nos permitir acompanhar o ocorrido de perto. Como trabalhamos com transportadoras terceirizadas, esse tipo de retorno é muito importante para nós, pois nos ajuda a entender como está sendo a qualidade do serviço de entrega das nossas mercadorias e identificar pontos que precisam de atenção.

Fico feliz em poder te apoiar neste momento e acompanhar sua solicitação com todo o cuidado necessário. Vou continuar acompanhando o atendimento de perto para que tudo seja conduzido da melhor maneira possível.

Peço, por gentileza, que mantenha esta reclamação em aberto e não realize sua avaliação até a conclusão do atendimento. Assim, consigo manter a visibilidade do seu caso e acompanhar tudo até a finalização.

Conte comigo! 💚

Abraços,

Departamento de Reputação
CentralAr.com