Cobrança de multa e taxa abusivas após cancelamento por mudança de cidade

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Caraguatatuba - SP

19/01/2026 às 14:01

ID: 238126009

Em outubro/2025, contratei esta autoescola para obtenção de CNH categoria A/B, conforme orçamento apresentado. Paguei R$ 1.600,00 à vista diretamente à autoescola, referentes a 20 aulas de carro, 20 aulas de moto e 2 exames práticos.

Além disso, arquei por fora, diretamente aos prestadores indicados, com os seguintes valores:

- Exame médico: R$ 122,17

- Exame psicotécnico: R$ 142,53

- CFC: R$ 390,00

- Taxa estadual: R$ 286,00

Por mudança de cidade, solicitei o cancelamento antes da utilização efetiva dos serviços práticos. Mesmo assim, a empresa pretende reter taxa de matrícula e aplicar multa rescisória de 30%, sem comprovação de custos e sem prestação relevante de serviços.

Tal conduta é abusiva, violando o Código de Defesa do Consumidor, que veda retenções desproporcionais e cláusulas que coloquem o consumidor em desvantagem excessiva.

Solicito:

- Cancelamento do contrato;

- Restituição dos R$ 1.600,00 pagos à autoescola, com retenção apenas proporcional e razoável (até 10%, se comprovada);

- Desconsideração da multa de 30%.

Aguardo solução. Caso contrário, buscarei Procon e Juizado Especial.

Compartilhe