Negligência e Falha na Assistência Pós-Cirúrgica no Hospital Centro Médico de Campinas

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Campinas - SP

01/12/2025 às 23:02

ID: 233416199

Campinas, 26 de novembro de 2025
À
Diretoria Administrativa Hospital Centro Médico de Campinas
Ouvidoria Hospital Centro Médico de Campinas
Ouvidoria Unimed
Assunto: Relato de irregularidades e solicitação de providências Paciente *****, cirurgia em
17/11/2025
Prezados(as) Senhores(as),
Venho, por meio desta, registrar formalmente minha profunda preocupação e indignação quanto ao
atendimento prestado ao paciente *****, 77 anos, cardiopata, submetido à cirurgia de hérnias
no dia 17/11/2025, sob responsabilidade do médico Dr. Martinho, nas dependências do Hospital
Centro Médico de Campinas.
Após o término do procedimento cirúrgico, aproximadamente às 18h15, o paciente foi
encaminhado à sala de recuperação pós-anestésica. No entanto, permaneceu retido e inacessível
aos familiares até às 22h30, sem qualquer informação oficial por parte da equipe assistencial,
mesmo com a família presente no hospital durante todo o período.
Informo ainda que o sistema informativo via WhatsApp apresentou interface enganosa, uma vez
que, às 22h30, indicava que o paciente havia acabado de sair da cirurgia e que deveria
permanecer por mais 90 minutos sob acompanhamento do anestesista e da equipe de
enfermagem informação totalmente incompatível com a realidade dos fatos.
Ressalto que somente às 22h30, após cinco ligações realizadas à Central de Informações, fomos
comunicados de que o paciente havia sido encaminhado ao Hospital Day para passar a noite, fato
que, em nenhum momento, foi informado pela equipe responsável no momento adequado.
Além disso, o paciente relatou que, estando consciente a partir das 18h30, solicitou água diversas
vezes e recebeu a resposta de que aquele pedido não era da alçada dos enfermeiros que
circulavam pelo local. Tal conduta resultou em 22 horas de jejum, situação extremamente grave
considerando sua idade avançada e condição cardíaca.
A ausência de informações à família que permaneceu no hospital por 23 horas, aguardando
esclarecimentos , o isolamento prolongado do paciente, e a privação de água e alimentação
configuram falhas graves na assistência, além de indícios de violação da dignidade, negligência e
abuso de pessoa em condição vulnerável.
Diante da gravidade dos fatos, venho solicitar:
1. Abertura de investigação interna para apuração detalhada do ocorrido.
2. Justificativas formais sobre o motivo do isolamento, da falta de comunicação e da recusa de
atender às necessidades básicas do paciente.
3. Esclarecimentos sobre protocolos adotados no pós-operatório e no fluxo de transferência para o
Hospital Day.
4. Providências corretivas imediatas, visando impedir que situações semelhantes voltem a ocorrer.
5. Retorno por escrito por parte da administração e das ouvidorias envolvidas.
Reitero que este relato tem como objetivo buscar responsabilidade, prevenir novas falhas e
garantir que outros pacientes especialmente idosos e cardiopatas não sejam submetidos a
condições tão desumanas e fragilizantes.
Sem mais, aguardo posicionamento formal dentro dos prazos previstos pelos canais de ouvidoria.
Atenciosamente,

Familiar de *****

Compartilhe

Resposta da empresa

02/12/2025 às 08:29

Prezada, bom dia.

Ref. Manifestação registrada em nossa Central de Relacionamento com o Cliente.

Primeiramente agradecemos seu feedback, pois nossa instituição preza pelo atendimento humanizado e com qualidade.
Informamos que sua queixa foi encaminhada à gerência responsável para conhecimento e tratativas necessárias.
Agradecemos o contato e ficamos à disposição.

Réplica do consumidor

02/12/2025 às 08:33

Aguardo seu retorno, após encaminhamento ao departamento responsável.

Consideração final do consumidor

25/05/2026 às 09:35

Muito séria a situação! Abuso de incapaz

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

2