Faculdade cobra DP de matéria cursada sem justificativa, aluno busca resolução administrativa sem sucesso.

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Jundiaí - SP

15/06/2026 às 22:05

ID: 251484181

Faculdade quer me cobrar DP por erro no sistema e se recusa a resolver problema

Sou aluna da instituição e estou extremamente insatisfeita com a forma como meu problema acadêmico vem sendo tratado.

Estou enfrentando uma situação extremamente injusta relacionada a disciplinas que estão constando como DP, mesmo eu tendo realizado todas as atividades e provas das matérias. A faculdade alega que não encontrou registro das provas e afirma que não houve erro no sistema, porém essa justificativa simplesmente não faz sentido diante do que aconteceu.

Tenho plena convicção de que realizei as avaliações, assim como realizei todas as atividades obrigatórias das disciplinas. Inclusive, o próprio sistema demonstra que acompanhei e concluí as atividades das matérias normalmente. O que não faz sentido é: como uma aluna realiza todas as atividades, acompanha a disciplina até o final e, supostamente, deixaria justamente de fazer a prova final?

Além disso, ocorreram inconsistências no próprio portal acadêmico. Houve disciplina que desapareceu temporariamente do sistema e outras situações que demonstram instabilidade nos registros acadêmicos. Por isso, considero extremamente possível que tenha ocorrido falha ou erro no sistema, ainda que a instituição esteja negando essa possibilidade.

Já tentei resolver administrativamente diversas vezes, inclusive pelas ouvidorias n ***** e n *****, porém a resposta recebida não resolve meu problema. A instituição continua alegando que eu não realizei as provas, mesmo eu afirmando que realizei, sem apresentar uma solução concreta, uma reavaliação adequada ou qualquer alternativa justa.

Outro ponto importante é que a faculdade respondeu dizendo que não poderia comentar sobre outros alunos por questão de privacidade. Porém, essa não é a questão. Não estou solicitando informações pessoais de terceiros. O ponto é que não sou a única aluna enfrentando esse problema. Existem relatos de outros estudantes da minha turma que realizaram as atividades normalmente e, ainda assim, tiveram inconsistências relacionadas às provas no sistema, o que reforça ainda mais a necessidade de uma investigação séria.

O mais injusto de tudo é a possibilidade de eu ter que pagar uma DP por algo que não foi minha culpa. Eu me dediquei às matérias, realizei atividades, acompanhei o semestre e não vou aceitar ser prejudicada academicamente e financeiramente por um possível erro do sistema ou falha nos registros da instituição.

O mínimo esperado da faculdade seria uma reavaliação séria do caso ou, caso insistam na ausência de registro, que disponibilizem uma nova oportunidade para realização das provas sem qualquer custo adicional, ao invés de transferirem ao aluno um prejuízo que não lhe pertence.

Aguardo uma solução justa e definitiva.

Compartilhe