Extremo atraso do Comitê de Ética (CEP) e descaso com prazos acadêmicos - UniFG

Respondida
Curitiba - PR
07/04/2026 às 13:17
ID: 245381551
Venho por meio deste registrar minha profunda indignação e solicitar providências imediatas quanto à paralisia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP 8068) da Faculdade Guanambi (UniFG).
Possuo dois projetos de pesquisa submetidos via Plataforma Brasil que se encontram estagnados no status de "Em Recepção e Validação Documental", sem qualquer movimentação ou resposta por parte da instituição:
Projeto 1 (Pesquisador: *****): Submetido em 10/02/2026. Já se passaram quase 60 dias sem que sequer a validação documental básica tenha sido feita.
Projeto 2 (Pesquisador: *****): Submetido em 19/03/2026. Também sem movimentação.
Tentei contato por diversos canais oficiais: e-mails, ligações e até o WhatsApp central da faculdade, mas o retorno é inexistente. É inadmissível que uma instituição de ensino superior ignore pesquisadores, especialmente considerando que existe um prazo improrrogável para esses projetos
A ausência de parecer do CEP impede o início da coleta de dados, prejudicando meses de trabalho acadêmico e colocando em risco a conclusão do curso. O prazo regulamentar para a primeira checagem documental na Plataforma Brasil é curto, e a UniFG está extrapolando qualquer limite razoável de eficiência.
Exijo uma posição urgente e o encaminhamento imediato dos projetos para a relatoria. Caso não haja retorno em 48 horas, formalizarei uma denúncia junto à CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).
No aguardo de uma solução
Compartilhe
Resposta da empresa
20/05/2026 às 09:46
Olá, Pedro.
Bom dia!
Aqui é a Marcela do UniFG novamente e é importante saber que eu entendo o seu questionamento e peço desculpas por todos os transtornos causados que te trouxeram até aqui com relação a questão apresentada, além da demora minha em retornar, é que esse tempo foi necessário para tentarmos uma solução para questão trazida.
No entanto, recebemos retorno agora do setor responsável pelo processo de análise dos Projetos de Pesquisa, informando que o setor está passando por uma reestruturação interna, o que pode levar um tempo e diante disso pedimos novamente desculpa por todos os transtornos causados e orientamos a submeter os projetos a outro CEP para que seja analisado de forma breve.
Qualquer outra dúvida, não hesite em nos procurar. Nossos atendentes estarão à sua disposição no novo canal oficial de atendimento virtual, disponível no Ulife pelo caminho Serviços - > Atendimento - > Atendimento Virtual e WhatsApp (77)3451-8400 para oferecer todo o suporte necessário.
Cordialmente,
Marcela
UniFG