Venda casada, falta de informação e cláusulas abusivas na compra de celular para analfabeto em São Luís/MA

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

São Luís - MA

15/01/2026 às 10:56

ID: 237756891

Venho por meio desta registrar uma reclamação em nome do meu tio, que esteve na loja física da rede no centro de São Luís/MA no dia 23/12/2025 para comprar um celular.

Meu tio é analfabeto, condição que o torna vulnerável e que exige da loja um dever redobrado de transparência e explicação verbal de cada cláusula contratual. Infelizmente, o que aconteceu foi o oposto: ele foi vítima de um atendimento omisso e abusivo.

Os fatos ocorridos com meu tio foram:

Falta de Esclarecimento: Ele foi levado a assinar diversos documentos sem que ninguém explicasse verbalmente o conteúdo. Ele assinou sem ter a mínima compreensão do que estava pactuando.

Venda Casada de Seguro: Embutiram um seguro prestamista no pacote sem que ele soubesse ou concordasse. Ele só queria o aparelho, não um seguro.

Abuso Financeiro: O valor total final do contrato ficou muito acima da realidade financeira dele e do preço de mercado do aparelho. O montante total ajustado não foi informado claramente no momento da venda.

Omissão sobre Direitos: Fizeram ele assinar um termo de garantia alegando que ele não poderia se arrepender ou trocar o produto, cerceando direitos básicos sem qualquer explicação prévia.

É inadmissível que uma empresa desse porte se aproveite da vulnerabilidade de um cidadão para bater metas ou embutir serviços indesejados. Meu tio saiu da loja com uma dívida que não pode pagar e com contratos que ele nem sequer sabe o que dizem.

O que exigimos:

O cancelamento imediato do seguro prestamista e de qualquer taxa que não seja o valor do aparelho.

A revisão do valor total do contrato para que se adeque ao preço justo e à capacidade financeira dele.

Uma explicação formal da loja sobre por que os procedimentos de atendimento a pessoas analfabetas não foram seguidos.

Caso não haja uma solução imediata e amigável, tomaremos as medidas judiciais cabíveis para anular o contrato por vício de consentimento e prática abusiva.

Aguardo retorno urgente para resolvermos a situação do meu tio.

Compartilhe

Resposta da empresa

14/04/2026 às 14:58

Olá, Tudo bem ?

Pedimos desculpas pela demora no retorno e, principalmente, por toda a situação relatada. Recebemos sua mensagem com muita atenção e queremos reforçar que levamos esse tipo de ocorrência extremamente a sério, especialmente por envolver uma pessoa em condição de vulnerabilidade.

Sentimos muito pelo que seu tio vivenciou. Esse tipo de experiência está totalmente fora do padrão de atendimento que prezamos, principalmente quando se trata da necessidade de uma comunicação clara, transparente e acessível.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é fundamental que todas as informações sejam prestadas de forma adequada, clara e compreensível ao consumidor e reforçamos que esse é um compromisso da nossa empresa.

Diante disso, queremos tratar esse caso com prioridade máxima e oferecer uma solução justa e transparente.

Gostaríamos de convidar você e seu tio para retornarem à nossa loja, onde iremos proporcionar um atendimento totalmente diferenciado, com toda a atenção e clareza que ele merece. Temos, inclusive, algo especial reservado para ele na loja, como forma de demonstrar nosso compromisso em corrigir essa experiência e proporcionar um novo atendimento, muito mais positivo e respeitoso.

Para agilizar e organizar esse atendimento, pedimos que entre em contato previamente com nosso suporte pelo WhatsApp:

(93) 99118-2732

Assim, conseguiremos acompanhar o caso de perto e garantir que tudo esteja preparado para recebê-los da melhor forma.

Reforçamos nosso compromisso em resolver essa situação de maneira justa, transparente e respeitosa.

Ficamos à disposição e aguardamos seu contato

Consideração final do consumidor

14/05/2026 às 19:05

Recomendo que adotem práticas de experiência do cliente 6.0

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

4