Propaganda enganosa e recusa de cancelamento dentro do prazo legal de 7 dias (CDC Art. 49)

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Sorocaba - SP

11/06/2026 às 14:47

ID: 251140581

No dia *****, compareci a uma palestra do curso "Bombeirinho", realizada na Casa do Idoso (espaço da Prefeitura), onde fui induzida, por meio de fortes técnicas de marketing, a assinar um contrato para os meus filhos.
No entanto, após a assinatura, identifiquei graves irregularidades que me fizeram perder totalmente a confiança na instituição:
1. Propaganda enganosa: A apresentação dá a entender que o curso possui patrocínios e também que fazem parte oficialmente do Corpo de Bombeiros, o que não é verdade.
2. Falta de estrutura: A empresa não possui local fixo adequado e seguro para a realização das atividades, gerando total insegurança em deixar meus filhos sob os seus cuidados e ainda pedem para os pais irem embora, não ficarem junto aos filhos.
Diante disso, exercendo o meu legítimo direito legal, solicitei o cancelamento formal do contrato dentro do prazo de 7 dias úteis. Enviei o pedido de cancelamento formalizado em PDF assinado e, inclusive, uma Notificação Extrajudicial.
Para minha surpresa, a empresa ignora completamente as tentativas de contato: não responde às mensagens, não dá retorno aos documentos enviados e não atende aos telefonemas.
O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor é claro: como o contrato foi firmado fora do estabelecimento comercial da empresa, tenho o direito ao cancelamento integral e imediato, com a devolução de qualquer valor eventualmente pago.
Exijo o cancelamento definitivo do contrato sem a aplicação de qualquer multa ou taxa abusiva, bem como a confirmação por escrito deste distrato. Caso o problema não seja resolvido de forma amigável por este canal, formalizarei a denúncia junto ao Procon e buscarei as vias judiciais cabíveis por propaganda enganosa e descumprimento do CDC.
Aguardo um retorno urgente.

Compartilhe

Resposta da empresa

12/06/2026 às 09:08

Senhora,

Acabei de verificar que o seu caso já está sendo atendido e analisado pelo setor responsável.

Entendemos os apontamentos realizados e informamos que sua solicitação de cancelamento já consta em nosso sistema. Pedimos apenas um pouco de paciência para a conclusão da análise e formalização do retorno.

Assim que houver uma posição definitiva sobre o seu pedido, a senhora será devidamente informada pelos canais de atendimento.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Réplica do consumidor

14/06/2026 às 19:59

Não tem nada resolvido, estou até agora aguardando o retorno de vocês com a devolução do meu dinheiro.

Réplica da empresa

15/06/2026 às 08:56

Bom dia, Sra. Aline Gasparini.

Recebemos sua mensagem e estamos acompanhando seu caso. Para que possamos dar continuidade às tratativas e mantê-la informada sobre o andamento da devolução dos valores, peço a gentileza de nos responder por aqui no WhatsApp.

Fico no aguardo do seu retorno para prosseguirmos.

Obrigada.

Réplica do consumidor

15/06/2026 às 13:43

Quero o cancelamento do curso, já informei a vocês. O problema só será resolvido, após o cancelamento e o estorno do meu dinheiro integral, como já solicitei a vocês diversas vezes e ainda não obtive retorno.

Réplica da empresa

17/06/2026 às 09:38

Bom dia, senhora.

Por gentileza, poderia responder ao nosso atendimento pelo WhatsApp quando possível.

Ficamos no aguardo. Obrigado!